As 7 Trombetas do Apocalipse

trombetas
Jesus nos dá, em Sua revelação do Apocalipse, uma visão profética tridimensional do que finalmente chegaria a ser a história desde os dias apostólicos até o tempo do fim:
1) as sete igrejas,
2) os sete Selos,
3) as sete trombetas.

A profecia das sete igrejas nos revela a história religiosa da era cristã, salientando suas faltas e prometendo o galardão aos vencedores. Nessa profecia Deus destaca Seu interesse e amor por Seu povo. Os sete selos profetizam a história social da era cristã, expondo especialmente o triste processo da apostasia. Também se apresenta a Deus controlando a História e dando fim à dor e ao sofrimento. As sete trombetas pintam a história militar que ocorreria na era cristã em relação com a igreja.

As primeiras quatro trombetas ( Apocalipse 8:6-13 ) mostram a desintegração do império romano (tanto do oriente como do ocidente), fustigado pelas tribos bárbaras, as quais prepararam caminho para Roma papal. Tanto Daniel como o Apocalipse profetizam que este poder religioso perseguiria durante 1.260 anos os que cressem na Bíblia.

A quinta e sexta trombetas ( Apocalipse 9:1-21 ) descrevem a investida das tribos maometanas, sob o comando de vários líderes, constituindo-se em outro poder que lutaria contra o cristianismo.

A sétima Trombeta nos leva aos eventos do Tempo do Fim e a Segunda vinda.


AS 4 PRIMEIRAS TROMBETAS (Apocalipse 8:6-13)

Trombetas são símbolos de guerras conforme Jeremias 4:19-21 e I Coríntios 14:8. As 4 Primeiras anunciam a dissolução de Roma Ocidental. É sobre elas que estudaremos a seguir:

Apocalipse 8:6 Então os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar.
7 O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, que foram lançados na terra; e foi queimada a terça parte da terra, a terça parte das árvores, e toda a erva verde.

O Império Romano em 311 foi dividido entre Constantino, Licínio e Maximínio. Após a morte de Constantino em 337 foi repartido entre seus 3 filhos: Constantino II, Constante e Constâncio. O primeiro ficou com a Bretanha, a Gália e a Espanha, o segundo com a Itália, Ilíria e o norte da Africa, e o terceiro com Constantinopla e o oriente. De 395 a 410 DC, foi invadida a TERÇA PARTE do Império Romano, a saber, a parte central, pelos Godos sob o comando de ALARICO. Os invasores são simbolizados pela saraiva, pois vinham das regiões gélidas do norte da Europa. Este Bárbaros traziam consigo sua familia e vinham dispostos a se estabalecerem. Pelo “fogo” fizeram grandes devastações, tanto nas cidades como nos campos e derramaram muito sangue.

A Segunda Trombeta

Apoc 8:8 O segundo anjo tocou a sua trombeta, e foi lançado no mar como que um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.
9 E morreu a terça parte das criaturas viventes que havia no mar, e foi destruída a terça parte dos navios.

O historiador EDUARDO GIBBON EM SEU LIVRO DECLINE AND FALL OF THE ROMAN EMPIRE, que numa tentativa dos romanos de despojar Genserico do domínio do mar, partiu rumo a Cartago uma frota de 1113 navios com mais de 100 mil homens. Genserico pediu maliciosamente 5 dias de prazo para negociar sua rendição. Tripulou seus navios com material inflamável e os arremeteu contra a frota romana, destruindo pelo fogo quase a metade de seus efetivos.


A Terceira Trombeta
Apoc 8:10 O terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.
11 O nome da estrela era Absinto; e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.Fala-se aqui dos Hunos sob comando de ÁTILA entre 433-453 DC. Como um cometa ele arremeteu contra Roma. o Absinto simboliza as amargas conseguencias de sua invasão. Ele pilhou o norte da Itália e a Gália. O próprio ÁTILA, cumprindo inconscientemente a profecia, se intitulava O FLAGELO DE DEUS. A maior batalha que ele travou foi de Chalons, na Gália em 451, onde segundo os historiadores, de seus 700 mil guerreiros tombaram no mínimo 150 mil. Tombado Átila fugiu para a Hungria onde morreu em 453.

A Quarta Trombeta

Apoc 8:12 O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhante, e semelhantemente a da noite.
13 E olhei, e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia com grande voz: Ai, ai, ai dos que habitam sobre a terra! por causa dos outros toques de trombeta dos três anjos que ainda vão tocar.

Em 476 ODOACRO, a frente dos Hérulos tomou posse de Roma. A terça parte do sol, lua e estrelas deixaram de brilhar (a realeza, o consulado e o senado respectivamente). Caiu então a parte ocidental do Império Romano, abrindo caminho para a ascenção do anticristo, que se sentaria em Roma e cuidaria em mudar a Lei de Deus reinando por 3 anos e meio (1260 dias/ anos). (Daniel 7:25)

A QUINTA E A SEXTA TROMBETAS: ROMA ORIENTAL

A quinta e sexta trombetas (Apocalipse 9:1-21) descrevem a investida das tribos maometanas, sob o comando de vários líderes, constituindo-se em outro poder que lutaria contra o cristianismo.

A quinta Trombeta

»APOCALIPSE [9]

1 O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caíra sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.
2 E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar.
3 Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.
4 Foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na fronte o selo de Deus.
5 Foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem. E o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.
6 Naqueles dias os homens buscarão a morte, e de modo algum a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.
7 A aparência dos gafanhotos era semelhante à de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia como que umas coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens.
8 Tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como os de leões.
9 Tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros de muitos cavalos que correm ao combate.
10 Tinham caudas com ferrões, semelhantes às caudas dos escorpiões; e nas suas caudas estava o seu poder para fazer dano aos homens por cinco meses.
11 Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom.
12 Passado é já um ai; eis que depois disso vêm ainda dois ais.

Aqui encontramos descritos o Império de Maomé. Resumindo a história (para mais informações busque sites na internet) Maomé afirmou que recebeu a visita do Anjo Gabriel que lhe trouxe a mensagem do céu.

Uma dessas mensagens é que Jesus não era o Filho de Deus, mas apenas um profeta. Temos um problema aqui. 600 anos antes o mesmo Anjo aparecera a Maria dizendo que Jesus era o Filho do Altíssimo (Lucas 1:32). Ele mudou de idéia?

Lembrando que a profecia indica que Maomé tinha sobre si o Anjo do Abismo (Apoliom). sabemos que um anjo se rebelou e o mais impressionante, de acordo com Paulo ele se disfarça de anjo de Luz:

II Coríntios 11:14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.

Assim sabemos que não foi Gabriel quem apareceu a Maomé, mas alguem se passando por ele! Satanás, mediante Maomé uniu algumas noções das escrituras a sua volta para criar uma religião forte. Aboliu a idolatria dos árabes e pela força da espada converteu em poucas decadas todo o oriente médio.

A Bíblia declara que ninguem deve ser forçado a nada:Zacarias 4:6 Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.

Maomé prometia o Céu aos que matassem o maior número de incrédulos. Mas a Bíblia diz:

João 16:2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. 3 E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.

Assim o Islamismo foi uma criação deturpada do evangelho de Deus. O poço do abismo são os desertos da arábia e o escurecimento provocado pelo fumo que subiu do abismo, refere-se a propagação das doutrinas pelos 3 continentes vizinhos.

Apoc 9:4 Foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na fronte o selo de Deus.

Maomé foi seguido em 632 por Abubekr que deu a seguinte ordem a seus guerreiros: PERDOAI AS MULHERES, OS VELHOS, AS CRIANÇAS, AS SEARAS, AS FRUTAS E OS ANIMAIS. EM VOSSA MARCHA ENCONTRAREIS RELIGIOSOS QUE VIVEM ME MOSTEIROS~…NÃO OS DEGOLEIS E NEM DESTRUAS SEUS ASILOS.

Referência: Cezare Cantu, História Universal, Vol 9, capi 1, pag 261.

Foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem.

De fato os que tinham o selo de Deus, os cristãos puderam viver entre os mulçumanos. Não eram mortos, mas seriam atormentados por 5 meses.

Profeticamente 1 dia, vale 1 ano. Veja Números 14:34 e Ezequiel 4:6)

Sendo assim cinco meses equivalem a 150 dias que são iguais a 150 anos. Desde a morte de Maomé até o século 13 os mulçumanos permaneceram dividos em diversas tribos, não havendo um grande governo sobre todos. Em 27 DE JULHO DE 1299. Otman reuniu estas facções e fundou o IMPÉRIO OTOMANO. Durante este tempo os mulçumanos investiram contra a Grécia, sem grandes resultados. Contando 150 anos chegamos até 27 DE JULHO DE 1449. Nesta data os mulçumanos venceram a Grécia e tiveram domínio no oriente da Europa. Isto impediu a passagem dos Europeus pro oriente e favoreceu a descoberta da América.

5 MESES = 150 DIAS = 150 ANOS. DE 27 de Julho de 1299 até 27 de Julho de 1449.

A Sexta Trombeta

Apoc 9:13

O sexto anjo tocou a sua trombeta; e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro que estava diante de Deus,
14 a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos que se acham presos junto do grande rio Eufrates.

O Rio Eufrates simboliza os reinos abrangidos por este rio, entre eles o Império Turco/Otomano. Os 4 anjos são os 4 principais sultanatos em que se dividia o Império: Alepo, Icônio, Damasco e Bagdá. Eles receberiam poder para atormentar e matar. Em 1449 morreu o Imperador João Paleólogo da Grécia e ela foi submetida a supremacia de AMURATH II, assinalando o fim da 5° e ínicio da sexta trombeta:

Apoc 9:15 E foram soltos os quatro anjos que haviam sido preparados para aquela hora e dia e mês e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.

Como 1 dia, vale 1 ano em profecia temos

1 ano = 360 anos
1 Mês= 30 anos
1 dia= 1 ano
1 hora= 15 dias

Total de 391 anos e 15 dias

Este período se estende de 27 de Julho de 1449 quando foram tiradas as restrições impostas aos Otomanos, até 11 de Agosto de 1840, data em que o Império Otomano PERDEU SUA SUPREMACIA para as 4 potências cristãs da Europa (principalmente Inglaterra e depois no século 20, Estados Unidos)

Apoc 9:18 Por estas três pragas foi morta a terça parte dos homens, isto é, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre, que saíam das suas bocas.

Alusão as armas inventadas pelos turcos, no século 13.

A SÉTIMA TROMBETA

Apoc 11:15

E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
16 E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,
17 dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, porque tens tomado o teu grande poder, e começaste a reinar.

Vozes no Céu anunciam a proximidade da segunda vinda, quando Jesus reinará sobre a Terra. O anuncio da proclamação da segunda vinda começou por volta de 1840 nos EUA e hoje se estende por quase todo o mundo.

Apoc 11:18 Iraram-se, na verdade, as nações;

A ira das nações se aplica as revoluções do século 19 e 20, as muitas guerras civis, à 1° e 2° Guerras Mundiais que totalizam mais de 100 milhões de mortos

Apoc 11:18…então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

A ira de Deus se consuma com as 7 PRAGAS E A SEGUNDA VINDA. É “chegado o tempo de Deus destruir os que destroem a Terra”, uma clara referência a ECOLOGIA.

O BURACO NA CAMADA DE OZONIO E A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA SE TORNARAM AMPLAMENTE CONHECIDAS APÓS A DÉCADA DE 1970.

Apoc 11:19 Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada.

Aqui é uma referência a vindicação da violação da Lei de Deus que se dará na segunda vinda. A arca da aliança será vista no Céu. O terremoto e a saraivada se equivalem a SÉTIMA PRAGA.

__________________________________________________________________________________

Referência Principal da pesquisa: Livro Um Novo Mundo de Alfons Balbach, 29° edição. 1998. Capítulo 8: as 7 trombetas páginas 116-124.
+ atualizações e observações pessoais.

About these ads
Esse post foi publicado em Profecias e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para As 7 Trombetas do Apocalipse

  1. Pingback: A sétima trombeta « Apocalipsetotal

  2. ola sou de manaus / Am , sou adventista 7 dia , muito bom o estudo hestorico diria ate perfeito … entretando nao vejo nenhum estudo sobre as 7 trombetas da parte escatologica nao tem ??? ou nao sabe nada sobre o assunto , gostaria de ter mas informaçoes sobre a parte escatologica sobre as 7 trombetas , desde ja obgdo . Sds//augusto castro

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s