Ellen White e o Amor aos Prazeres Mundanos

montanha_russa2

É um fato alarmante que o amor ao mundo predomina no espírito dos jovens em geral. Muitos se comportam como se as preciosas horas de graça, enquanto ainda há misericórdia, fossem um grande dia de festas, e eles estivessem no mundo meramente para sua própria diversão, para se alegrarem numa contínua sucessão de excitamentos. Encontram no mundo e nas coisas do mundo os seus prazeres, e são estranhos ao Pai e às graças de Seu Espírito. Muitos são negligentes em sua conversação. Tentam esquecer que, por suas palavras, hão de ser justificados ou condenados. Deus é desonrado pela frivolidade e as conversas e risos vazios e vãos que caracterizam a vida de muitos dentre os nossos jovens.

Satanás faz esforços especiais para levá-los a encontrar sua felicidade em diversões profanas, e justificar-se procurando mostrar que essas diversões são inofensivas, inocentes, e mesmo importantes para a saúde. Apresenta o caminho da santidade como sendo difícil, enquanto os caminhos do prazer mundano estão semeados de flores.

Em cores falsas e lisonjeiras, apresenta diante da juventude o mundo com os seus prazeres. Mas os prazeres da Terra chegarão logo ao seu limite, e o que tiver sido semeado isso se há de colher. São os atrativos, habilidades ou talentos pessoais demasiado valiosos para serem dedicados a Deus, o Autor de nosso ser, Aquele que vigia sobre nós a todo momento? São nossas habilitações demasiado preciosas para serem devotadas a Deus?

Os jovens muitas vezes alegam que precisam de alguma coisa que lhes desperte e distraia o espírito. A esperança do cristão é justamente o que necessitam. A religião demonstrar-se-á ao crente um conforto, um guia seguro à Fonte da verdadeira felicidade. Devem os jovens estudar a Palavra de Deus e entregar-se à meditação e oração. Acharão que seus momentos vagos não poderão ser melhor empregados. Os caminhos da sabedoria são “caminhos de delícias, e todas as suas veredas, paz”. Prov. 3:17.

Paulo, escrevendo a Tito, exorta os jovens a serem sóbrios: “Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” Tito 2:6-8.

Insto com os jovens para que, por amor de sua salvação, considerem a exortação do apóstolo. Todas essas graciosas instruções, advertências e repreensões serão ou um cheiro de vida para vida ou de morte para morte.

Os jovens são, por natureza, inclinados a julgar que deles não se espera muita responsabilidade, muito cuidado ou encargos. Mas sobre cada um repousa a obrigação de alcançar a norma bíblica. A luz que brilha, em forma de privilégios e oportunidades, no ministério da palavra, em conselhos, advertências e repreensões, aperfeiçoará o caráter ou condenará o negligente. Esta luz deve ser acariciada pelos jovens assim como pelos de mais idade. Quem se porá agora do lado de Deus, resolvido a dar ao Seu serviço o primeiro lugar em sua vida? Quem assumirá os encargos?

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade.” Ecl. 12:1. Jesus deseja o serviço dos que têm sobre si o orvalho da juventude. Quer que sejam herdeiros da imortalidade. Podem crescer até à nobre varonilidade ou feminilidade, não obstante a corrupção moral que predomina e que a tantos jovens corrompe cedo na vida. Podem ser livres em Cristo – filhos da luz, não das trevas.

[...]

Objetivos Insatisfeitos

O contínuo anseio por diversões agradáveis revela os profundos desejos da alma. Mas os que bebem dessa fonte de prazer mundano acharão que continua ainda insatisfeita a sede de sua alma. Estão enganados; confundem alegria com felicidade; e quando cessa o excitamento, muitos caem nas profundezas do desânimo e desespero. Oh! que desatino, que loucura, abandonar o “Manancial de águas vivas” pelas “cisternas rotas” do prazer mundano! Fundamentos da Educação Cristã, pág. 422.

Mensagens aos Jovens, 367

About these ads
Esse post foi publicado em Ellen G. White e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s