O Dízimo no Novo Testamento

Uma leitora nos perguntou:

Em algum momento no novo testamento se fala sobre dízimo?

Dizimo

RESPOSTA:

O dízimo é citado em vários lugares do novo testamento. As passagens mais importantes são estas:

1- (Mateus 23:23) -  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

Jesus afirma que os fariseus devem cultivar a misericórdia e a fé e CONTINUAR dando o dízimo (“e NÃO omitir aquelas”)

2- (Lucas 21:1-4) – E, OLHANDO ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro;
E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;
E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;
Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.

A Viúva que era fiel nas suas ofertas não foi censurada por Jesus, embora a igreja judaica estivesse corrompida.

CONCLUSÃO

Devemos dar nossos dízimos e ofertas na Casa de Deus, como manda sua Palavra. Antes porém, devemos pesquisar qual é a igreja verdadeira para darmos ali nossos dízimos e ofertas.Veja aqui os vídeos que indentificam a Igreja Verdadeira (parte 1 e parte 2)

About these ads
Esse post foi publicado em Dízimo, Perguntas Respondidas e marcado . Guardar link permanente.

23 respostas para O Dízimo no Novo Testamento

  1. ana cristina disse:

    Na verdade eu gostaria de fazer uma pergunta: fui dizimista muitos anos, dava até mais do que eu tinha,me respondem porque deus fechou as portas para eu, não consigo arranjar emprego, não consigo pagar minha faculdade de direito,passei por um tremendo vento, perdi a minha mãe, ela faleceu, quase perco os meus filhos, devo deixar de servir a Deus, pois nada para mim deu certo, detalhe: sou pastora há 2 anos e seis meses.

  2. Luciana Barroso Freire disse:

    …”dízimos e ofertas.Veja aqui os vídeos que indentificam a Igreja Verdadeira (parte 1 e parte 2)”

    NAO É INDENTIFICAM
    É identificam ok

  3. IASD disse:

    Texto corrigido Luciana! Thanks!

  4. Sobre o Dizimo disse:

    Referente o Dizimo não aparecer no N.T concordo plenamente pois no texto de Mateus Jesus ainda não tinha completado seu ministério portanto ainda era A.t, não descreio do Dizimo pois nosso pai Abrão deu dizimo à Melquisedeque.

  5. Gleigmar disse:

    Eu não sou dizimista por convicção que estou no cristianismo e não no judaismo.
    O NOVO TESTAMENTO como regra de fé, moral e até doutrinária do cristão não recomenda o DÍZIMO como ensinamento. O dízimo de Mateus 23 se refere aos judeus da época de Cristo e não pode ser aplicado à IGREJA CRISTÃ.
    Veja HEBREUS CAP. 7

  6. Fabiano disse:

    Vejam esses textos abaixo, embora não tenham a palavra “dizimo”, parece se referir a ele:

    I Co. 9:1-15 e II Co. 11:8. esse ultimo diz

    “Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado.

  7. José Ribamar Lopes Araújo disse:

    Sou adventista do sétimo dia; tenho dúvidas sobre a abrigatoriedade da devolução do dízimo, porque Deus ama o que da com alegria e não de forma obrigada com o pseudonimo de ser abençoado, porque somos abençoados em Cristo pela sua maravilhosa Graça, e não por dízimos. Se formos dizimar para sermos abençoados entamos sendo farezeu, exigindo de DEUS benção porque somos dizimistas fiéis.
    Acredito que devemos ser voluntários em tudo, inclusive no dízimo.
    A igreja precisa entender que, o dízimo bem como todo um sistema de leis LEVÍTICAS foram abolidas na cruz, nós cristão, devemos sim devolver o dízimo, mas de forma voluntária, ou seja quando acharmos por bem devolver com alegria, e não de forma sistemática como se pratica hoje.
    Cabe salientar que o Novo Testamento faz pouquissimas referencia ao dízimo e quando o faz é para para esclarecer um outro assunto, por exemplo em Hebreus 7 o assunto não é para reforçar a questão dízimo e sim para enfatizar a relação entre Cristo e Melquisedelque

  8. nando disse:

    e eu acho que esta chegando a hora de voçês comerem do suor do seu rosto.

  9. José Maria Medeiros do Nascimento disse:

    GOSTO MUITO DESTE SITE SOU CONSTANTE NAVEGADOR OBRIGADO PELA INICIATIVA CONTINUE

  10. roberto disse:

    o dizimo, e do felho testamento. jesus a inda estava na carne ,e a mae dele estava debaixo da lei, voces querem tanto estar no velho testamento ,nao dar para entender, ora so porque no velho fala de riquesa, prosperidade e fartura, deve ser isso .Nao a nada sobre o dizimo no novo testamento.

  11. Maurício Goulart disse:

    Prezados Irmãos, admiro a coragem, lutas e dedicação dos servos de Cristo nos tempos atuais, inclusive, na elaboração deste site. Entretanto, cada vez mais, vejo o quanto temos que aprender com o Espírito Santo!
    Se me permite!?! sem a intenção de criar celeuma; comparar o trecho: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”… com dízimo (entrega de valor em dinheiro) é ignorar as profundezas dos ensinamentos de Cristo.
    Lamento! mas, cada vez mais, acredito que estamos vivenciando a era da igreja de Laodicéia…
    Que o Senhor Jesus Cristo REINE e FORTALEÇA abundantemente nossos corações.

  12. sidnei disse:

    O DÍZIMO é uma mentira,e nada tem haver com espiritualidade,ela não passa de um pedágio religioso para as pessoas ganhar um lugar no ceu,sendo que ceu é apenas estado de espirito e não um pedágio,quem acredita nisto são pessoas iludidas e vitimas de uma verdadeira lavagem cerebral feitas por leigos e ignorântes,pseudo-sabios da falsa espiritualidade.

  13. Benghard disse:

    Ok, senhor Sidnei, mas (só pra citar um exemplo) em países onde o evangelho não chega facilmente e somente pelo rádio, quem vai custear as depesas de implantação de um sistema transmissor? Leia Mateus 24:14. O evangelho TEM que ser pregado e VAI ser pregado, e a contribuição financeira é fundamental para esse propósito, desde que empregada com sabedoria e pela Igreja Verdadeira segundo Apocalipse 14:12.

  14. roberto disse:

    o dizimo nao era pregado pelos apostolos e nem pela igreja primitiva reapareceu em 380 dc e depois resucitado em777 dc por carlos magno.

  15. Joel disse:

    Vocês Pastores das Associações, Uniões e outras “fontes de Renda” deveriam tomar vergonha na CARA e principalmente ter “vergonha de Deus”; porque o Evangelho, como bém disse o Ap. Paulo, não consiste em lucro como vocês estão procedendo. Paulo pregava o “evangelho de Cristo” gratuitamente, seus MERCENÁRIOS”. Depois ainda têm a coragem de afirmar que a IASD tem toda a verdade e é também a Igreja Remanescente de Deus. Hipócritas!! vocês são muito mais filhos do DIABO do que filhos de Deus; porque em todo o mundo existe pessoas MISERÁVEIS passando por dificuldades para sustentar o luxo de vocês!! “Falsos pastores” que desfilam de CARRÕES, enquando DIZIMISTAS passam por dificuldades…LOBOS DEVORADORES!! MALAQUIANOS!! Só sabem usar Mal. 3:8-10, que vergonha!! Eu não sou COVARDE como vocês. Por isso deixo aqui o meu nome e digo também que pertenço a essa Igreja de “líderes” aproveitadores de pessoas que têm preguiça de examinar a Bíblia… o que não é o meu o caso. Sou o Joelí da Igreja Central de C. Grande – MS.

  16. Weverton disse:

    Para Ana Cristina. Não consigo entender, como você fazia para dar mais do que você tinha, pois até onde entendo de matemática, pois não posso dizer que entendo muito de Bíblia, sim você que é pastora, dizimo é a 10 por cento de sua renda. Isso significa que, 10% de nada é nada, e 10% de 100 é 10.

    Você não deve largar de servir ao seu criador, se dedique mais a Ele e Ele tudo fará por ti. Não confie que o dízimo fará alguma coisa por você, mas sim ajude na obra de Deus com os 10% de sua renda, e busque a preseça de Deus espiritualmente

  17. Eleucyr Crispim Costa disse:

    Seria bom para mim saber, como as igrejas das pessoas aqui inceridas sobrevivem; sim pois se frequentam as mesmas, bebem água, lêem a Bíblia, usam os banheiros (papéis diversos), entre outras coisas. Sem demagogia, algum membro pagariam essas contas; sim porque o governo não as pagam. Porque o que se comenta é apenas o que vai para o pastor? certo estou que Deus cobrará dele, a sua falta de temor em desviar dinheiro da igreja. Fiquem na Paz de Cristo.

  18. antonio r. vasques disse:

    eu acho que esses presidntes de denominação deviaõ criar vergonha na cara e ir trabalhar e não ficar tirando dinheiro do povo dizendo que o povo rouba a deus quem rouba o povo e adeus são eles o povo poderia acordar para isso ler mais para nao ser enganados por esses lobos devoradores.

  19. ezeq2010 disse:

    eu acho que as igreja , a ou z, isto é todas , não devem ser pesadas aos fiéis,,,impor cobranças de dízimos===2 Tessalonicenses 3
    vers 7,8,9, Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.
    Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
    Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com TRABALHO E FADIGA, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
    Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
    que tens bens no mundo deve ajudar,, mas existem pessoas que trabalham , e recebem tão pouco, estes precisam de ajuda e não ser dizimados
    AOS ROMANOS, 12, -13Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
    NOSSO SENHOR JESUS CRISTO , veio nos ensinar a reta justiça
    amarás o próximo como a ti mesmo, toda lei se resume no amor,,,

  20. ezeq2010 disse:

    a casa que CRISTO construiu é maior do que a casa que Moiséis construiu,,,,
    pois ele ressucitou no terceiro dia , e ele está vivo
    portanto há um repouso para o povo de DEUS, JESUS CRISTO nosso senhor
    2 corintios 9- 7 a 9
    Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
    E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
    Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre.

  21. Foconaverdade disse:

    Mai uma vez, existe um sério erro de conceito nesta postagem!

    (Mateus 23:23) – Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

    Perceba bem o que o versículo está dizendo: hortelã, endro e cominho…. alguém viu aqui escrito que eles dizimavam dinheiro? É exatamente este o problema… toda a doutrina do dizimo no “Velho Testamento” é baseado na agricultura e pecuária, o dízimo era alimento, o ideal do dizimo era exatamente alimentar a tribo de Levi que eram sacerdotes “cohen”, que não cultivavam nada, somente cuidavam do tabernáculo… Este versículo inclusive prova isso. Você nunca irá achar na bíblia (sem ser modificado) alguma referência ao dízimo como dinheiro. Inclusive, quando uma pessoa estivesse muito longe do tabernáculo e não pudesse levar seu dízimo até o sacerdote, ele deveria COMER seu dízimo em casa com seu familiares. Esta é a ordem do Altíssimo em relação ao dízimo.

    Não certo também, é a outra referência usada nesta postagem, Lucas 21:1-4, alguém ali está vendo o versículo falar de dízimo? A referência mais próxima que poderia haver é oferta, porém, oferta NÃO é dízimo. Oferta, como o próprio nome diz, é algo ofertado, dado de coração, não existe determinação de valor, nem de periodicidade, você dá sua oferta a igreja, quando quiser, e o valor que quiser, e se quiser!!! O máximo biblicamente autorizado para uma igreja incentivar em forma monetária de um fiel é a oferta… e mesmo assim, é incentivado e não cobrado.

    Lamentável novamente que este blog mais uma vez venha deturpar conceitos bíblicos somente para defender suas idéias!

  22. eu leio e releio a biblia e nao vejo jesus pedindo dizimo, mas se eu tiver que dar vou dar em alimenos para os necessitados como manda as escrituas.

  23. Geni Machado disse:

    o senhor jesus cumpriu tudo na cruz,hoje vivemos não mais nas leis e sim na espituralidade…e qto as ofertas oramos e deus nos revela no coração,a quantia fica entre o fiel e deus,toda óbra tem que ser guiada pelo espirito santo,pois deus nunca nos pedira muito e nem pouco,pois ele sabe a cada nessesidade e desejo do coração…

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s