O Santuário Celestial

Clique Aqui para a Página Principal

Recomenda-se ler antes a página O Santuário Terrestre.

A Bíblia diz que quando Jesus morreu na cruz, os símbolos do santuário terrestre se cumpriram. Então para Deus demonstrar que o serviço do Santuário terrestre deveria cessar, rasgou a cortina que dividia o lugar santo do santíssimo (Leia Mateus 27:50-51):

Veu se parte

Desde o Século XIX os estudantes Bíblicos encontraram provas indiscutíveis da existência de um santuário no Céu. Moisés fez o santuário terrestre segundo o modelo que lhe foi mostrado. Paulo declara que aquele modelo era baseado no verdadeiro santuário que está no Céu. (ver Heb. 8:2 e 5). E João testifica de que o viu no Céu, inclusive  com uma arca da aliança original. (Apoc. 11:19).

O Santuário Terrestre, construído por Moisés de acordo com o modelo que lhe foi mostrado no monte, por ordem de Deus, era uma “alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios” (Heb. 9:9). Os seus  dois lugares santos eram “figuras das coisas que estão no Céu” (Heb. 9:23). Jesus Cristo, nosso grande Sumo Sacerdote,  subiu aos Céus e se tornou “ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem” (Heb. 8:2). A Bíblia declara expressamente que “Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo Céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus”. Heb. 9:24.

O santuário do Céu, no qual Jesus passou a ministrar em nosso favor, é o grande original, de que o santuário terrestre construído por Moisés foi uma cópia. Assim como no santuário terrestre havia dois compartimentos, o santo e o santíssimo, existem dois lugares santos no santuário celestial. A arca contendo a lei de Deus, o altar de incenso e outros instrumentos, que se encontravam no santuário de baixo, também têm sua parte correspondente no santuário de cima. Assim, Tipo (O santuário terrestre) e o Anti-Típico ( o celestial) se encontraram perfeitamente.

Em santa visão, foi permitido ao apóstolo João penetrar no Céu, e ele contemplou Jesus entre o castiçal e o altar de incenso que fica no Lugar Santo conforme relata em Apocalipse 1:12-18. Veja a imagem que ilustra Jesus no Lugar Santo:

Lugar santo

Novamente, contemplando os eventos finais da história desse planeta João vê  “abrindo -se no céu o templo de Deus“, e dessa forma contempla também “a arca do Seu concerto”, no Lugar Santíssimo. (Leia Apoc. 11:19).

Arca da Aliança2
Na Arca da Aliança celeste, anjos verdadeiros velam o Trono de Deus .

A Purificação do Santuário

Como antigamente os pecados do povo eram transferidos, em figura, para o santuário terrestre mediante o sangue da oferta pelo pecado, assim nossos pecados são, de fato, transferidos para o santuário celestial, mediante o sangue de Cristo. E como a purificação típica do santuário terrestre se efetuava mediante a remoção dos pecados pelos quais se poluíra, conseqüentemente, a real purificação do santuário celeste deve efetuar-se pela remoção, ou apagamento, dos pecados que ali estão registrados. Isso necessita um exame dos livros de registro para determinar quem, pelo arrependimento dos pecados e fé em Cristo, tem direito aos benefícios de Sua expiação. A purificação do santuário, portanto, envolve uma obra de juízo investigativo. Na antiguidade essa obra era feita no Santuário e depois no Templo de Jerusalém, sendo simbolizados pelo Dia da Expiação ou Yon Kippur.

Cristo deveria fazer o mesmo trabalho no santuário celeste. Ele foi simbolicamente o cordeiro morto no pátio e agora é nosso único sacerdote. Assim, ele entrou com (sua ascenção no ano 31) no lugar Santo. Ali, ele fazia o ofício de advogado, salvando a todos os que se refugiassem nele. Mas em determinado momento da história ele deveria começar o julgamento da raça humana. Ao contrário do entendimento leigo, o julgamento não se dá após a segunda vinda, mas antes, porque na segunda vinda é dada somente a sentença! As 7 pragas que acontecem meses antes da segunda vinda, já fazem parte da sentença.

A Bíblia declara que Jesus ficou 18 séculos (do ano 31 até 22/10/1844) intercedendo em nosso favor fazendo o serviço tipificado no Lugar Santo. Após este período ele veio fazer o serviço típificado pelo Lugar Santíssimo. Vejamos o gráfico abaixo:

Gráfico do Santuário

O Processo de conhecimento ou juízo de investigação ou Juízo Pré-Advento, começou em 22 de Outubro de 1844 conforme é explicado na página que trata de 2 grandes profecias Bíblicas: As 70 SEMANAS, e as 2300 TARDES E MANHÃS de Daniel capítulos 8 e 9.

Assim, após 1844 Cristo não faz apenas o trabalho de advogado, mas o de Juíz! Nesse julgamento celeste somente passa pelas mãos de Cristo o caso dos filhos de Deus. Começa desde Adão e Eva ate chegar a época presente, dos vivos. Por exemplo: o caso de Abel é examinado, mas o de Caim não, já que negou Deus abertamente. Seguindo 4000 mil anos no futuro, o caso de Pedro é examinado, mas o de Pilatos, Judas ou Herodes não passa pelas mãos de Cristo, pois eles morreram sem advogado e portanto estão literalmente condenados. Dessa forma, quando terminar o juízo dos santos vivos, Cristo retornará!

OBS: A expiação de acordo com o modelo mostrado a Moisés em Exodo e confirmado no livro de Hebreus, não termina na Cruz. Ela prossegue no santuário celestial, onde é feita a intercessão contínua, especialmente após 1844, quando começou o Juízo Pré-advento (Yom Kipur).

Veja para saber mais a página: O Juízo Pré-Advento no Santuário Celestial

About these ads
Esse post foi publicado em Santuário e Juízo Investigativo e marcado . Guardar link permanente.

18 respostas para O Santuário Celestial

  1. Pingback: O Juízo Pré-Advento do Santuário Celestial « Adventismo em Foco

  2. Pingback: O Santuário Terrestre « Adventismo em Foco

  3. Alex Fabiano Rodrigues de Menezes disse:

    Saudações cristãs.
    Até quando vocês continuarão ensinando coisas que não tem nenhuma base bíblica.
    Não existe um versículo se quer que fale sobre a purificação no santuário celestial, muito menos em investigação dos pecados. A bíblia diz que o Senhor Jesus apagou os nossos pecados na cruz e lá consumou a sua obra de expiação. Essa doutrina não passa de fruto da imaniação criativa de Elen White. Portanto vamos ter temor de Deus e deixar essas fantasias de lado.

  4. Isaque disse:

    Base Biblica : Apocalipse 11:19, se nao exite um santuario no céu, entao que santuario e esse, que fala nesse versiculo?
    O santuario que nesse versiculo fala, é o santuario de Deus onde foi vista a arca da aliança onde contem os dez mandamentos Exodo 25:10-16,

    Caro amigo alex, se empenhe mais em estudar as escritura de coraçao aberto, assim Deus vai mostrar pra você as verdadeiras verdades, João 16:13

  5. Teresa C. Matos disse:

    Queridos, quanta agressividade! Sei que esnhsa é a Igreja de Deus pela mensagem que prega, não pela agressividade. Sejam polidos e não envergonhem o nome de Deus. Ele não precisa de defensores, mas de testemunhas fiéis, cujas obras precedam Seu nome. Nunca se esqueçam que o Povo de Deus não está em nossa igreja apenas, mas em todas elas há servos fiéis. Menos, se querem ser mais. Os falsos, endemoniados e malucos sempre existirão e a verdade falará por si mesma. O AMOR A VERDADE TEM MAIS OPORTUNIDADE DE AFETAR E TRANSFORMAR DO QUE A ARROGÂNCIA E A PREPOTÊNCIA, O “EU SOU O QUE SOU” SEMPRE SERÁ, ESPEREM NELE E CONTEM A VERDADE COM CARA DE VERDADE ! Pensem nisso!
    Teresa

  6. luan disse:

    não da para entender a montagem do santuario,quero montar mas não acho respostas ou imagems

  7. Caro alex, caro Isaque e cara Teresa,
    Isso é religião.Infelizmente,falha por causa d homens,mas a verdade é que mesmo se não existisse Ellen G. White a verdade viria a tona em uma hora ou outra,pois a palavra de Deus é como “espada que separa a medula do osso”.Concordo com o Isaque que Cristo Veio apagar nosso pecados,mas e depois ? o que faremos ? Apagou os pecados e pronto ? Cláro que não! O Que nos mantém nesse amor Divino é o nosso verdadeiro ato de estudo e busca da verdade. Se a salvação é diária e a misericórdia de Deus se renova a cada manhã é porque precisamos nos fortalecer na verdade . Caro Isaque aconselho a buscar mais detalhes para seu crescimento espiritual.Cara Teresa,A igreja é essa e o povo é esse, este era meu jargão.Hoje digo: A Igreja é essa e o povo ..são os verdadeiros de coração.
    Shallom para todos!

  8. Sangar Vidal disse:

    Percebo que está existindo uma luta de poder , onde de um lado tenta impor suas idéias e do outros tambem, mas baseado no achismo, como aqueles trabalhos que se faz na faculdade, lendo um autor e fazendo comentários em cima de algo muito vazio. O que esta acontecendo é que os lideres não estão ensinado ao povo o que eles necessitam realmente, pois tem medo de perder o poder ou a posição ou até mesmo o trabalho, salário. Haja visto que por 56 anos fui ensinado que a biblia é um guia infalível e que tudo que está escrito é verdadeiro…Agora é que estão passando ao povo que não existe cípia fiel do NT. E nem mesmo os Teologos aceitam tais escritos como verdadeiro em muitas partes do NT. Então como basear se existem erros, para afirmar tais doutrinas? Sangar Vidal

  9. Sangar Vidal disse:

    Gostaria de saber se esse site é oficial da Igreja adventista? e qual endereço para fazer contato.
    obrigado !

  10. IASD disse:

    Sangar o site Oficial da Igreja na América do Sul é esse:
    http://www.portaladventista.org/portal/

  11. Pingback: Santuário Celeste: Jesus entrou na presença do Pai apenas em 1844? | Adventismo em Foco

  12. Pingback: O Juízo Pré-Advento do Santuário Celestial | Estudos Bíblicos Adventistas

  13. acho bom o estudo das profecias de daniel e apocalips

  14. sou leigo na palavra mais uma pergunta oque siguinifica meia hora do livro do ap..,,,

  15. IASD disse:

    Cada dia em profecia vale 1 ano. Veja em Números 14:34 e Ezequiel 4:6
    Por exemplo: os 1260 dias, ou 42 meses da perseguição descrita em apocalipse 13:5 e 12:6 equivalem a 1260 anos. Este período se cumpriu entre o ano 538 até o ano 1798.
    Sendo assim, se 24 horas equivalem a 1 ano, meia hora equivale a 15 dias.
    O Céu fica em silêncio por meia hora, ou seja, os eventos da volta de Jesus levam 15 dias. Com a vinda de todos os anjos com Jesus, o Céu fica vazio por 15 dias.

    E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. Apocalipse 8:1

  16. ops…meia hora de apocalipse não é 15 dias e sim 7 dias!;)

  17. olha mas pelo que eu sei ,o ceu fica em silencio por 1 semana sete(7) dias 24horas=356dias ,356\24= 14 dias \60*30=7 dias=( 30 min profeticos)

  18. verdade o ceu ficara em silencio por sete dias. O curso sobre o livro de apocalipse e muito bom. Revelador. Em todas as igrejas adventistas sempre tem alguem para ministrar estes cursos. Procure alguem para ajuda-los a esclarecer. Quem interessar e claro. Nao sei se existe algum site mas e sempre melhor olho no olho e biblia na mao

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s