O Apóstolo Paulo Guardava o Sábado

A Conversão de Paulo

Vamos ver Paulo Guardando o Sábado:

1. Paulo fazia barracas para vender, mas não de sábado:

Atos 18: 3 E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.
4 E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.

2. O QUE PAULO FAZIA DE SEMANA?

Resposta: Fazia tendas para vender, era seu sustento

3. O QUE PAULO FAZIA NO SANTO SÁBADO?

Resposta: Era um dia exclusivo para o trabalho de Deus. Não saia da sinagoga tentando convencer judeus e GREGOS.

Veja Paulo, procurando um lugar agradável para passear no sábado:

(Atos 16:13) – E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.

Durante a semana ele não fazia isso. Ele não podia ir passear na beira do rio! Porque ele trabalhava fazendo barracas!!

About these ads
Esse post foi publicado em Lei de Deus e marcado , , . Guardar link permanente.

8 respostas para O Apóstolo Paulo Guardava o Sábado

  1. Graciele Balthazar disse:

    vejo as perguntas e afirmaçõesdos catolicos e de sua meretrizes e me envegonho por eles, pois, não sabem o que estão falando.
    vemos exemplos claros na Bíblia dos Apostolo que guardavam sim o Sábado, porque , eles sabia q esse era o dia do Senhor. Não só como a própria Maria mãede Jesus .
    eles procuram respostassem nenhum nexo .
    uma feliz semana a todos.

  2. Para fazer nascer uma heresia basta fazer duas coisas que o autor desse post fez:
    1º) Procure por textos isolados para tentar embasar as suas teses infundadas, principalmente doutrinas.
    2º) Não atente para nenhuma contextualização, seja ela histórica ou cultural.
    3º) Não se importe com os dois primeiros pontos e você terá uma perfeita EXEJEGUE para apoiar a sua “doutrina”, seja ela sabática ou não.

    Ao autor fica somente a dica: Texto sem contexto é pretexto para heresia.

    E aos leitores fica a outra dica, nas palavras do próprio Apóstolo Paulo:
    “Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.” (Rm.7:4)

  3. jrmanaus disse:

    Olá Glaydson.

    Que bom que vc está participando do blog, apesar de termos posicionamentos diferentes sobre o tema. Mas creio que é importante o estudo biblico, para nosso crescimento. Permita-me fazer alguns comentários. É um pouco extenso, mas creio ser importante

    PAULO X SÁBADO
    ……………………………………………………………………………………………………………………….
    As escrituras nos mostram que Paulo guardava o sábado:

    “Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras” (Atos 17:2)

    Vamos analisar 3 palavras no texto, levando-se em conta a língua original em que foram escritas (GREGO): “segundo”, “seu” e “costume”. As informações a seguir foram extraídas do Léxico Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil. CD ROM Bíblia Online. Versão 3.0):

    “Segundo” – grego “KATA”. Significados: 1) de acordo com, com respeito a, ao longo de.

    “Seu” – grego “AUTOS”. Significados: 1) ele próprio, ela mesma, eles mesmos, de si mesmo. 2) ele, ela, isto; 3) o mesmo.

    “Costume” – grego “ETHOS”. Significados: 1) estar acostumado, habituado; 2) aquilo que é hábito; 3) uso, costume.

    Perceba que Paulo guardava o sábado por sua própria convicção e não para agradar judeus. O texto de Atos 18:4 nos auxilia também

    COLOSSENSES 2:16:17
    ……………………………………………………………………………………………………………………….
    Talvez voce possa questionar, utilizando O texto de Colossenses 2:16-17 “Ninguém pois vos julgue por causa de comida, bebida, dia de festas, lua nova ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir…”. Gostaria de compartilhar com você, amigo Glaydson mais alguns detalhes que nos mostram que Paulo guardava o sábado

    A palavra sábado vem hebraico “Shabbat” e significa descanso ou repouso. A bíblia é clara a fazer menção a dois tipos de sábados, a saber, o sábado do 7º dia (eterno) e os sábados cerimoniais, que consistiam de ordenanças (abolidos na cruz, de acordo com Ef.2:15)

    Veja um exemplo de um sábado anual que está registrado em Levíticos 16:29-31 Lá diz o seguinte: “No sétimo Mês aos dez dias do mês…nenhuma obra fareis pois é SÁBADO de descanso solene”. Perguntamos; quantas vezes por ano acontecia o dia 10 do 7º mês? Apenas uma vez é claro! Ou seja, naquela data específica ( 10º dia do 7º mês), havia o sábado da expiação, o mesmo princípios valia para os outros sábados cerimoniais. Uma analogia pode nos ajudar…Quando é o feriado da independência no Brasil? no dia 7 de setembro, ou seja no dia 7 do mês 9…e quantas vezes por ano celebramos a independência? apenas uma é claro

    Essas datas solenes aconteciam durante o transcorrer do ano judaico. Leia o livro de levíticos, mais precisamente o capítulo 23 para mais detalhes. Eram datas fixas em dias móveis, como acontece no nosso aniversário.

    Enquanto os dias de ‘festa’ (hebraico HAG; grego HEORTE) dizem respeito às ‘três festas de peregrinação da Páscoa (pães asmos), do Pentecostes e dos Tabernáculos, os ‘sábados’ (hebraico SABBAT grego SABBATA) referem-se às três celebrações adicionais das Trombetas, da Expiação e dos Anos Sabáticos…

    .1 Festa: Páscoa – Lv 23.5,7; [HAG / HEORTE]
    2 Festa: Asmos – Lv 23.8; [HAG / HEORTE]
    3 Festa: Pentecostes – Lv 23.15-16;[ HAG / HEORTE]]
    4 Festa: Trombetas – Lv 23.23-25;[SABBAT / SABBATA]
    5 Festa: Expiação – Lv 23.26,32;[ SABBAT / SABBATA]
    6 Festa: Tabernáculos – 1º dia de festa; [HAG / HEORTE]
    7 Festa: Tabernáculos – último dia de festa – Lv 23.34,36.[ HAG / HEORTE]

    CONCLUSÃO:

    Podemos concluir que Colossenses 2:16-17, Paulo está indo contra a observância de cerimoniais judaicos que foram anulados na cruz e não dos sábados semanais

    • Os dias de festa: [HAG/ HEORTE] (Páscoa, Pentecostes, Tabernáculos)
    • As luas novas: (solenidades mensais)
    • Os sábados: Festas adicionais [SABBAT/ SABBATA] (Trombetas, Expiação e Ano Sabático)

    Não faria sentido Paulo dizer aos Colossenses que o sábado semanal foi anulado se ele mesmo guardava o sábado por sua própria convicção (Atos 17:2)

    Um abraço

  4. Olá, “jrmanaus”, bom dia!

    Bem, os irmãos da IASD realmente têm argumentos muito repetitivos quanto à guarda do sábado, e que confesso, me convenceriam se eu não tivesse (graças a Deus tenho) a oportunidade de olhar para a palavra de Deus e pudesse que a doutrina da IASD falha em alguns pontos:

    1. A Lei era o conserto de Deus com O POVO DE ISRAEL, portanto, os JUDEUS.
    “Êxodo 31:12-18­ “Disse mais o Senhor a Moisés: Tu, pois, falarás aos FILHOS DE ISRAEL, e lhes dirás: Certamente guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque é santo para vós outros: aquele que o profanar, morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá. Pelo que os FILHOS DE ISRAEL guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os FILHOS DE ISRAEL é sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou e tomou alento. E, tendo acabado de falar com êle no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” Aqui ele afirmou que o sábado era entre Deus e os FILHOS DE ISRAEL.”

    Portanto amado, eu não descendo de nenhuma das 12 tribos, nem fui iniciado no judaismo, e mais, ainda hoje o tratamento do judeu para não judeus é “goy”, ou seja, “gentio”, portanto se eu não sou FILHO DE ISRAEL, o concerto da lei, nem seus 613 preceitos não tem valor pra mim, eu não fui SALVO por essa lei, eu fui SALVO pela MORTE DE CRISTO NA CRUZ, essa aliança sim deve reger a minha vida.

    2. O próprio Jesus fez questão de ABOLIR o próprio sábado, pois só ele, aquele em quem SE CUMPRIU TODA A LEI, seria capaz de revoga-la.
    “Portanto, por um lado, se REVOGA a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus” (Hebreus 7:18-19)

    Com a morte de Jesus, pregado num madeiro, ele CUMPRIU, REVOGOU, ANULOU o obrigação da lei, e se olharmos atentamente, vejamos alguns fatos sobre Jesus e o sábado:

    2.1 – Jesus curou um mulher no SÁBADO (LUCAS 13:10-17)
    2.2 – Jesus e seus discípulos colheram espigas num SÁBADO (Marcos 2:23-24)
    2.3 – Jesus curou um homem com a mão aleijada num SÁBADO (Marcos 3:1-6)
    2.4 – Jesus curou o paralítico no tanque de Betesda num SÁBADO (Jo 5.1-9)
    2.5 – Jesus citou o exemplo de Davi encontrado em (1 Samuel 21:1-6), em que o próprio rei Davi, viola a ordenança da guarda sabática.

    O que me leva a concluir que a bíblia está correta quando diz que: Jesus é o senhor do sábado!

    E continuo. O fato de vermos Paulo, discutindo e ensinando na sinagoga no sábado não quer dizer que ele guardasse o sábado, assim como não é certo dizer que alguém que não come carne de porco está guardando um mandamento da Lei! Agora, imagine só a situação: Apóstolo Paulo, o apóstolo dos gentios, pregando para pessoas que nunca haviam ouvido falar de um Deus que podia salvá-las, ensina a esses mesmos gentios que é preciso guardar o sábado e por consequência a lei (pois não se pode seguir a lei em partes). Como Paulo que pregava a salvação pela FÉ e pela GRAÇA proporcionada pelo amor de Deus poderia impor tal “peso” para essas pessoas? Você já pensou quanta contradição isso seria, e que embaraço isso seria para missão de Paulo? Já parou pra pensar o que motivou o concilio de Jerusalem? Não teria sido por causa do perigo eminente de aqueles irmãos judeus DEFORMAREM a nova aliança de DEUS COM O MUNDO incluindo nela as ordenanças incumpríveis da Lei? Eu estou certo que sim…

    E para finalizar, lembre-se de como Paulo considerava tudo o que tinha aprendido e vivido no seu farisaísmo judaico adoecido:
    “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como ESTERCO, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a MINHA JUSTIÇA QUE VEM DA LEI, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;” Filipenses 3:7-9

    Obs.: não estou pegando texto isolado, porque desde o versículo 1 ele vem falando sobre os efeitos destrutivos que a lei teve na vida dele!

    Abraços, fica na paz!

  5. felipetf disse:

    Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,
    Efésios 5:1

    O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água?
    Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia? ”
    Lucas 13:15-16

    Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado.
    Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.
    João 5:16-17

    faço minha as palavras de Jesus.

    porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
    Romanos 8:14

    Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,
    Gálatas 3:26

  6. IASD disse:

    Jesus ensinou que era lícito fazer o bem no sábado. Isso significa que é conforme a lei do sábado. Ele ainda se deu o trabalho de explicar uma LEI QUE EXISTE.

  7. jrmanaus disse:

    Olá Glaydson,

    Que bom que leu o comentario. Em relação a “abolição”, cabe algumas considerações.

    O que foi abolido?

    “aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ORDENANÇAS” (Ef.2:15)

    Você mesmo citou: [“Portanto, por um lado, se REVOGA a anterior ORDENANÇA, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus” (Hebreus 7:18-19)]

    Perceba que as ordenanças é que foram anuladas na cruz e não os 10 mandamentos.

    Cristo não veio anular os 10 mandamentos, veja o que diz mat.5:17

    “Não pensei que vim revogar a lei ou os profetas, não vim revogar, vim CUMPRIR”

    A palavra cumprir vem do grego PRELOO e significa plenitude…Ou seja, Jesus veio plenificar a antiga aliança…Veio substituir toda a doutrina cerimonial que consistia de ordenança, baseadas na morte de cordeiros (sombras de Cristo), pelo Seu próprio sacrifício

    Note que as ordenanças foram escritos no livro da lei e não nos 10 mandamentos

    Leis de caráter cerimonial e demais leis: “Tendo Moisés acabado de escrever integralmente as palavras desta lei num livro, deu ordem aos levitas que levavam a arca, dizendo: Tomai este livro da lei e ponde ao lado da arca da aliança do Senhor, vosso Deus para que ali esteja por testemunha contra ti” Deuteronômio.31:24-26

    Lei de caráter moral: “Então escreveu o Senhor nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falará no dia da congregação, no monte no meio do fogo O Senhor deu a mim, Virei-me desci do monte e pus as tabuas na arca que eu fizera; e ali estão como o Senhor me ordenou” Deuteronômio:10:4-5

    É muito clara a diferença, note:

    Lei Moral

    Foi escrita por Deus
    Foi escrita em tábuas de Pedra
    Foi posta dentro da arca

    Leis cerimoniais e demais leis

    Foi escrita por Moisés
    foi escrita em um livro
    Foi posta ao lado da arca

    Amigo, você citou alguns textos que “comprovaria” que Cristo quebrava o sábado. Permita-me explicar:

    Exemplo: João 5:17 diz: “Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também”. Jesus disse isso em relação ao sábado. Será que Jesus está autorizando que trabalhemos aos sábados?

    Algo importante ao analisar um texto bíblico e ler todo o contexto. Dessa forma ao ler TODO o contexto desse capítulo, observamos que o ponto central da discussão é o fato de Jesus ter CURADO um paralítico no sábado. Isso era uma afronta aos rabinos! os rabinos criaram diversas leis baseadas em tradições de homens que nunca Jesus aprovou, pelo contrário repreendia tais práticas (Mateus 15:3,9). Ao curar aos sábados Jesus não quebrava o mandamento, pelo contrário, sempre andou conforme o mandamento do Pai (João 15:10). Cristo mesmo disse que é “licito fazer o bem aos sábados” (Mat 12:12)

    .Se o sábado é santo então porque Jesus curou nos sábados e permitiu que os discípulos colhessem espigas?

    R. Os fariseus tinham fanatizado a guarda do Sábado. Nas leis deles, era proibido caminhar mais que um quilômetro aos sábados; se uma pessoa deixasse cair um lenço, não poderia juntá-lo por que era Sábado, se alguém caísse em um buraco não poderia ser salva enquanto fosse sábado, enfim; tinham-se centenas de regras em relação ao dia de guarda.

    Ao permitir que os discípulos colhessem espigas no Sábado, ao curar as pessoas neste dia, Cristo não estava abolindo o mandamento. Ele estava ensinando-os a guardarem o sábado do modo correto. O próprio Jesus disse que “é lícito fazer o bem aos sábados” (Mateus 12:12). O Sábado é um dia próprio para fazermos obras de caridade, auxiliar os enfermos, visitar orfanatos e asilos, dar estudos Bíblicos e ir a igreja também.Afinal o sábado é um dia abençoado e santificado por Deus (Gêneses 2:2-3), nada melhor do que levar as bênçãos de Deus as pessoas nesse dia

    Como está claro em meu comentário anterior, até o apóstolo Paulo guardava o sábado. Tal dia foi estabelecido por Deus e é válido ainda hoje

    Nós acreditamos que somos salvos pela graça (Ef.2:8), mas a salvação pela graça te leva a obediência, e guardar os mandamentos de Deus é prova de um coração transformado pela graça.

    Um abraço

  8. Hebreus 9:1-4:
    Ora, também o primeiro pacto tinha ordenanças de serviço sagrado, e um santuário terrestre.
    Pois foi preparada uma tenda, a primeira, na qual estavam o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; a essa se chama o LUGAR SANTO;
    mas depois do segundo véu estava a tenda que se chama o SANTO DOS SANTOS,
    que tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro em redor; na qual estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha brotado, E AS TÁBUAS DO PACTO;

    VEJA QUE SE RELACIONA O SANTO DOS SANTOS COM OS 10 MANDAMENTOS…..

    O QUE JESUS ABOLIU COMO NOSSO SUMO SACERDOTE?

    Hebreus 9:7-12:
    No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no SANTO DOS SANTOS, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância.
    Dessa forma, o Espírito Santo estava mostrando que ainda não havia sido manifestado o caminho para o SANTO DOS SANTOS enquanto ainda permanecia o primeiro tabernáculo.
    Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa.
    Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem.
    Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.
    Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no SANTO DOS SANTOS, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.

    OBSERVE QUE CRISTO ENTROU NO SANTO DOS SANTOS, QUE CONTINHA AS 10 LEIS…

    Hebreus 9:15-17:
    Por essa razão, Cristo é o mediador de uma NOVA ALIANÇA para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.
    No caso de um testamento, é necessário que comprove a morte daquele que o fez;
    pois um testamento só é validado no caso de morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo aquele que o fez.

    ESSA NOVA ALIANÇA TEVE INÍCIO COM A MORTE DE JESUS…NOVA ALIANÇA CITADA POR JESUS EM LUCAS 22: 19-30

    Hebreus 9:24-28:
    Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;
    não, porém, para se oferecer repetidas vezes à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio.
    Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.
    Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,
    assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
    OBS: NÃO É PECADO GUARDAR O SÁBADO….O ERRADO É DIZER QUE É OBRIGATÓRIO….

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s