Grey’s Anatomy e o Espiritismo

Grey's Anatomy Izzie e Denny

Veja antes nosso primeiro artigo sobre Grey’s Anatomy e a Pureza Sexual.

A segunda temporada de Grey’s Anatomy, exibida entre 2005 e 2006, possui um dos episódios mais emocionantes da história da televisão mundial. A personagem de Katherine Heigl, Dr. Izzie Stevens, se apaixona por seu paciente cardíaco, Denny Duquette, interpretado por Jeffrey Dean Morgan. No final da temporada Denny Duquette vem a falecer. Embora Grey’s Anatomy apele para o sexo antes do casamento e enredos dramáticos para manter a audiência, pelo menos ainda não havia entrado num dos pecados mais abomináveis descritos por Deus – o espiritismo:

(Deuteronômio 18:10-12) – Entre ti (em Israel) não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;  Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR;

Na metade da terceira temporada a protagonista da série, Meredith Grey, fica entre a vida e a morte, e encontra no além inúmeros falecidos, entre os quais o personagem Denny Duquette:

greys-anatomy-meredith-denny

Milhões de fãs ficaram curiosos com a maneira de que a história foi contada. (já que a série primava por histórias “realistas”). Mas em todo momento existe certa duplicidade na narrativa. Você pode interpretar de que era apenas o subconsciente da personagem ou realmente um evento sobrenatural. Por exemplo: Enquanto Meredith está inconsciente, sua mãe morre. Ela aparece para a filha e esta fica surpresa ao descobrir que a mãe está morta.

No decorrer da narrativa da quinta temporada, a personagem Izzie Stevens começa a ver o falecido personagem Denny e inclusive mantém relações sexuais com ele. Este novo arco de histórias causou a indignação de milhares de fãs e a audiência da série caiu consideravelmente.

Izzie-and-Denny Ghost

Durante muitos episódios é feita uma propaganda camuflada do espiritismo. Por fim, descobrimos que a personagem estava tendo alucinações, por causa de um tumor cerebral. Na verdade o fantasma de Denny era apenas a ‘manifestação’ do tumor. A explicação não convence e nem tem  a intenção de convencer perfeitamente, porque desde que o tema “vida pós a morte” foi apresentado na série, se manteve uma dubiedade sobre os acontecimentos narrados. A narrativa sempre abre espaço para você interpretar que Meredith e Izzie realmente tiveram encontros sobrenaturais.

A Bíblia ensina a Ressurreição dos mortos, que ocorrerá no futuro, e não a vida após a morte em forma de “espírito” (Clique aqui para saber mais). Que possamos nos livrar da influência de Grey’s Anatomy ou de qualquer outro filme nesta questão. Não vamos deixar que nossa fé na Bíblia Sagrada seja minada por histórias mirabolantes inventadas pela mão do homem.

Esse post foi publicado em Artigos Adventistas, Espiritismo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para Grey’s Anatomy e o Espiritismo

  1. Adelino Bilhalva disse:

    Ah, por favor né?
    A vida toda todo mundo sacou que era o tumor.
    É só ver o final da 5ª temporada. Vamos ter certeza do que estamos falando antes de sair pregando o contrário.

    A sério sempre foi super racional e realista.

    Me poupem.

  2. Tarcizio disse:

    Assuma, vc é fã da série…=)

  3. IASD disse:

    Apenas sacou que era o tumor quem leu Spoliers e quem naturalmente sabe que a série é uma série médica e não de ficção e por isso mesmo iam dar uma explicação da area médica.

  4. Olecram disse:

    E Deus se importa com que série está a dar na televisão dos EUA.

    Menos …

    No caso da Meredith ao ver os espiritos não tem nada de mais já que tanto na visão de que no dia do juizo final iremos voltar a vida tanto faz estar a dormir como acordade, o espirito existe em ambos casos.

  5. IASD disse:

    Olecram, Se estamos acordados após a morte então o espiritismo é uma religião iluminada. Se estamos mortos e inconcientes aguardando a ressurreição (como ensina a Bíblia), então o espiritismo é a manifestação de anjos caídos se passando por seres humanos falecidos. A Bíblia vota na segunda opção. Fuja do espiritismo!

  6. Rafael disse:

    Pela amor kra.
    Fica jogando historia da biblia pra criticar um trabalho de televisão;que percade tempo.
    Eu sou fiel a Deus e o amo demais,mas nem por isso vou ficar julgando que o que os outros fazem(no caso Grey’s anatomy).

  7. IASD disse:

    Rafael, vc é fiel a Deus? Vc guarda seus mandamentos? Tem certeza? Leia eles em Exodo capítulo 20 e depois me diga se você é fiel.

  8. Tamara disse:

    Ah, isso foi uma tremenda de uma besteira. Praticamente como “necessidade de pegar algo fazendo sucesso e dizer que é do diabo/derivados”, que costuma SEMPRE aparecer.
    O tom duplo entre “espiritual” e “delírio” é só para mostrar a parte do romantismo da trama, e romantismo eu digo a história, não o “amor” em si.
    E sobre “espiritismo ser o maior dos pecados”, não é. Não existe essa de “pecadinho” e “pecadão”, sem contar que “relações sexuais com um espírito” foi bem forçado, né? Ela estava delirando por causa do tumor, pelo amor de Deus.

  9. IASD disse:

    Tamara, existem poucos pecados na Biblia que Deus chama de ABOMINÁVEL. O espiritismo é um deles. O texto foi citado na matéria, mas existem muitos outros.

  10. Aline disse:

    Desculpa, mas a BÍBLIA não fala que o espiritismo é um pecado abominável. Esta é uma INTERPRETAÇÃO feita por vocês, pessoas que cometem o pecado mais comum da humanidade: ARROGÂNCIA, ou seja, se posicionar como os únicos donos da verdade.

    Graças a Deus que para praticar o BEM e para seguir os ensinamentos de JESUS não preciso denegrir a imagem de ninguém, ou de rótulo algum e nem de coleira alguma me colocando a pecha de pecadora e me censurando a cada segundo.

  11. Pingback: O Espiritismo na Mídia: Filmes, Novelas e Séries « Adventismo em Foco

  12. IASD disse:

    Aline, veja as passagens bíblicas:
    (Deuteronômio 18:10-12) – Entre ti (em Israel) não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR;
    (Levítico 20:6) – Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo.
    (Levítico 20:27) – Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.
    (Levítico 19:31) – Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
    (I Crônicas 10:13) – Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a necromante para a consultar.

  13. Djin disse:

    Eu ri muito!!! xD

    É uma série basiada em ficção!!!
    Ninguém está pregando nada, não é porque insinuam espiritismo que você vai passar a acreditar que isso existe…

    Acredito em Deus e não acredito na Bíblia muito menos em fanáticos que não tem o que fazer u.u~

    Não quero nem ver o que falam de Supernatural 8D

  14. IASD disse:

    Em que Deus vc acredita sem acreditar na Biblia? Foi a Biblia que trouxe o conhecimento de Deus. Sem ela, vc creria em Diana ou Apolo. Foram os hebreus que espalharam a idéia do Deus Único pelo mundo.

  15. daniel disse:

    concordo muitíssimo com a aline.

    a bíblia sempre foi, e sempre será, objeto passível de interpretação, e como tal, comporta diversas facetas. se este site não negligenciasse este fato, não cometeria essas gafes horrendas de medievalismo e absolutismo, nos assustando com manifestações de ignorância em pleno século XXI.

    não é porque a série carrega uma veia espiritista que ela necessariamente o pregue. e não é preciso grande discernimento para perceber isto! jamais me lembro desta palavra alguma vez ter sido dita no seriado, e isto é o mínimo que se espera de uma propaganda, mesmo que camuflada. é você que prefere pensar dessa forma pois assim arranja meio de, procurando pêlo em ovo, pôr em prática a sua crença.

    e mais: ao invés de preocupar-se em criticar o entretenimento da televisão americana, preocupem-se em dá-lo ao seu próprio país, que esbanja analfabetos em cada esquina. não conheço outro meio de salvar-se se não salvar o outro, e por salvar, digo salvá-lo da sua própria miséria, e NÃO DA MISÉRIA QUE VOCÊ CONCEBE COM SEUS PRÓPRIOS VALORES.

    gostaria de, por fim, ressalvar esta frase de aline, fazendo-a também minha:

    Graças a Deus que para praticar o BEM e para seguir os ensinamentos de JESUS não preciso denegrir a imagem de ninguém, ou de rótulo algum e nem de coleira alguma me colocando a pecha de pecadora e me censurando a cada segundo.

    ps: acho o espiritismo um “pecado” bastante elevado, inclusive.

  16. Juliana disse:

    Sério q o espiritismo é o pior pecado?!! Pois eu acho q muuuuuuuuuito pior é ficar julgando.
    Creio em Deus sem deixar de crer em Apolo!!!

  17. olecram disse:

    Oi, na bíblia também fala de reencarnação, leia a passagem sobre a conversa de Nicodemos com Jesus e leia a referência de que João Baptista é Elias reencarnado.

    Peço desculpas, mas o que eu aprendi com a doutrina espírita é que somos espiritos em busca da perfeição.

    Temos a oportunidade única de aprender com os nossos erros, temos a oportunidade de aprender reencarnando e quando vivemos sob a forma de espiritos no plano espiritual.

    Ficar dormindo para depois voltar a viver é um pouco injusto não acha. E ainda ficamos dependentes de Jesus acordar primeiro. E como ficam as pessoas justas e boas que morreram antes da vinda de Jesus.
    Ou pelo facto de terem vivido antes de Jesus elas não merecem uma 2ª oportunidade.

    Como é que a alma morre aquando do juízo final nos voltaremos a nos reerguer?

  18. IASD disse:

    Olecram, Jesus não disse que João Batista é Elias reencarnado. Ele disse que João Batista veio no espírito, no poder de Elias. E todos quantos seguem a Jesus fazem suas pregações no espírito de Elias. Esta interpretação que você deu é uma distorção que o espiritismo faz dos textos das escrituras sagradas.
    Jesus é o Rei do Universo. Não existe vida sem Ele. Todas as pessoas santas que morreram antes de Cristo ou depois de Cristo serão ressuscitadas na sua segunda vinda:
    .
    (I Tessalonicenses 4:15-17) – Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
    – Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
    – Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

    .
    A ressurreição dos perdidos ocorre num tempo posterior. Lembre-se: a doutrina espírita não se harmoniza com a Bíblia. Ela declara que Jesus é uma criatura. Jesus é o criador do Universo, jamais uma criatura. A vida eterna é condicional. Veja a passagem:
    .
    (I João 5:12) – Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

  19. olecram disse:

    Só mais uma coisa, como é que o espiritismo é condenado por Deus na Biblia se o espiritismo que se baseia na religião cristã, na ciência e na filosofia, só surgiu em fins do sec. 18 e inicio do sec. 19.

    Logo é posterior a Biblia.

    Outro aparte, recomendo vivamente para que possa dizer algo sobre espiritismo leia o livro “Evangelho Segundo o Espiritismo” e me diga qualquer coisa.

    E antes que diga alguma coisa eu já convivi com pessoas de outras religiões e chegamos a conclusão que todas as religiões são valídas, desde que não se detenham em dogmas e que sejam vividas segundo o melhor mandamento da Lei de Deus.

    “Amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos”

    Secondado por:

    “Fora da Caridade não há salvação”

  20. IASD disse:

    Olecram, toda a Bíblia condena a comunicação com os mortos. Deus matou o Rei Saul porque se comunicou com os mortos. Os “mortos” não passam de anjos expulsos do Céu. Não são seres humanos falecidos. É um teatro dos anjos caídos para enganar a humanidade. E te digo mais:
    A SALVAÇÃO ESTÁ EM JESUS, nosso criador. Fora da caridade há salvação. A salvação é pela fé e não por obras [embora os que tenham, fé também terão obras].
    .
    O primeiro mandamento da lei de Deus não é amar o proximo como a ti mesmo. Disse Jesus:
    .
    (Marcos 12:28-30) – Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
    – E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor.
    – Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

    Devemos lembrar também que aqueles que não possuem Jesus como Rei de suas vidas, não terão a vida eterna:
    .
    (I João 5:12) – Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
    .
    Amar a Jesus importa em guardar outros mandamentos, dos quais o espiritismo ignora:
    .
    (Êxodo 20:8) – Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    (Êxodo 20:11) – Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

    O espiritismo é um engano tremendo. Oro para que você preste atenção nos textos bíblicos e aceite Jesus como o Rei, o criador dos mundos. Amén.

  21. IASD disse:

    A TODOS OS LEITORES.

    Vejamos o que diz a escritora americana Ellen White (1827-1915) sobre o espiritismo. Ellen White tem mais de 50 livros publicados no Brasil:
    .
    O espiritismo é a obra-mestra do engano. É a mais fascinante e bem-sucedida ilusão de Satanás, calculada para atrair a simpatia dos que tiveram de levar seus queridos à tumba. Anjos maus aparecem sob a forma dos que morreram, relatando incidentes ligados à vida deles e desempenhando atos que eles realizaram enquanto viviam. Desta forma [os anjos maus] levam as pessoas a acreditar que seus amigos mortos são anjos, os quais podem estar a seu lado e comunicar-se com eles. Esses anjos maus, que se apresentam como os queridos mortos, são tratados com uma certa idolatria, e sua palavra é considerada como de muito maior peso que a Palavra de Deus.
    Muitos serão defrontados por espíritos de demônios personificando parentes ou amigos queridos, e declarando as mais perigosas heresias. Estes visitantes apelarão para os nossos mais ternos sentimentos de simpatia, efetuando prodígios para apoiarem suas pretensões. Devemos estar preparados para resistir a eles com a verdade bíblica de que os mortos nada sabem, e de que os que desta maneira aparecem são espíritos de demônios.
    Mas ninguém deve enganar-se pelas mentirosas pretensões do espiritismo. Deus deu ao mundo luz suficiente para habilitá-lo a descobrir a cilada. Conforme já se mostrou, a teoria que constitui o fundamento mesmo do espiritismo está em contradição com as mais terminantes declarações das Escrituras. A Bíblia declara que os mortos não sabem coisa nenhuma, que seus pensamentos pereceram; que não têm parte em nada que se faz debaixo do Sol; nada sabem das alegrias ou tristezas dos que lhes eram os mais caros na Terra. (Eclesiastes 9:5-10)
    É verdade que o espiritismo hoje está mudando a sua forma, e, ocultando alguns de seus mais reprováveis aspectos, reveste-se de aparência cristã.
    Os que se opõem aos ensinos do espiritismo, enfrentam não somente aos homens, mas também a Satanás e a seus anjos. Entraram em luta contra os principados, potestades e espíritos maus dos ares. Satanás não cederá um centímetro de terreno sequer, a menos que seja rechaçado pelo poder dos mensageiros celestiais.
    .
    Fontes:
    1- http://www.ellenwhitebooks.com/?l=44&p=262
    2- http://www.ellenwhitebooks.com/?l=1&p=551

  22. Pingback: O Espiritismo na Mídia: Filmes, Novelas e Séries « Wladimir.

  23. Ana disse:

    Tb concordo com a Aline e Olecram
    Alguém jah parou pra pensar o q é realmente RESSURREIÇÃO no próprio sentido da palavra?
    O Espiritismo tá ai pra tirar dos nossos olhos o véu q por séculos os cobriam.

  24. IASD disse:

    Ana, para aqueles que amam a Jesus, o sentido válido da palavra RESSURREIÇÃO é o sentido que Jesus deu e não o sentido que seres humanos comuns dão. Os escritos inspirados por Deus (Bíblia) condenam o espiritismo como pecado.
    .
    (I João 5:12) – Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
    .
    (João 6:40) – Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

  25. João Marques disse:

    Olá,

    feita por vocês, pessoas que cometem o pecado mais comum da humanidade: ARROGÂNCIA, ou seja, se posicionar como os únicos donos da verdade.

    esse seriado Grey’s anatomy na minha opnião apesar de ter duplo sentido (Fato), ele não quer que você creia no espiritismo como uma religião, e sim quer familiarizar as pessoas com isso, para que aparições de espiritos sejam considerados normais, mesmo que não acreditem mas sim “semeie na sua mente que existe algo depois da morte” mesmo que subconcientemente. eu perguntei ao Meu tio que é Espirita em que se fundamenta o espiritismo e ele respondeu, mas quando ele disse :”o que eu creio é isso, não quero discução sobre isso” quando se encontra com algo que se contrapoe ao fundamento do Espiritismo simplesmente o ignoram, como se pode criticar os aventistas como “donos da verdade” se vocês só aceitam o que le covem?.

  26. Bom para vcs q diz que acredita em Deus e ñ acredita na bíblia, eu realmente entendo vcs poque a palavra de Deus diz que temos dois caminhos a seguir o caminho largo q é o caminho do mundo, aquele que Deus ñ condena só quer seu coração, e o caminho estreito aquele que vc passa espremido seguindo seus mandamentos através da bíblia. As pessoas ñ querem compromisso com Deus querem falar de Deus mas ñ quer abrir mão das luxurias do mundo, é claro que a bíblia é falsa p vcs pq ela é rígida e p quem ñ quer compromisso altos defeitos encontrarão nela. reflita e veja o que vc deseja p seu filho??? o que Deus deseja p vc é bem melhor e bem maior

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s