A Expiação de Jesus e a Expiação de Satanás

Veja antes o Artigo: Um Bode para Jesus e outro Bode para Azazel.

Muitos Apologistas evangélicos acusam os adventistas de ensinar que Satanás seria o co-redentor do mundo. Um argumento extremamente desrespeitoso inventado por quem desconhece o funcionamento do santuário terrestre e a doutrina adventista do santuário. Tanto Jesus quanto Satanás fazem expiação, mas de forma OPOSTA.

Satanás precisa expiar seus próprios pecados e os que fez os outros cometerem, na qual ele é co-participante! Ele é o autor do pecado e culpado por toda a rebelião!

Com Jesus é diferente! Ele não tem pecado próprio a expiar! Mas apenas dos que se achegam a ele para salvação!

JESUS

Ressurreição de Jesus

1- Santo, puro, imaculado. Morreu fazendo EXPIAÇÃO pelos pecados dos santos (todos que se achegam a ele para salvação). É simbolizado pelo bode que é morto e seu sangue levado até o santíssimo. Ressuscitou dos mortos porque o salário do pecado é a morte e Ele nunca pecou. Após expiar os pecados subiu aos Céus donde foi advogado dos santos até 1844. Após esta data começou o julgamento. Cristo apaga dos livros os pecados de todos que tiveram fé nele e atesta os salvos perante os anjos.

AZAZEL

Satanás3

1– O autor do pecado. Não derrama seu sangue em favor de ninguem. Prefigurado pelo Bode enviado ao deserto. Quando Jesus morreu na cruz se tornou o penhor da salvação dos crentes. O pecado dos crentes foi colocado sobre Jesus e depois sobre o santuário celestial. Quando Jesus sai do santuário na segunda vinda e o JUÍZO DECLARA OS SANTOS JUSTOS mediante seus sacrifício, Cristo jogará toda a culpa do pecado dos maus e dos bons sobre Satanás.

Cristo não pode ficar com os pecados dos santos sobre si, porque ele não TEM PECADO E NÃO É o autor do pecado.

2- Satanás pagará (expiará) pelos seus pecados e pelos pecados que fez os outros cometerem.

3- O fato de ser enviado pro deserto é o simbolismo do Milênio em que ele ficará preso ao deserto, ou seja, à Terra destruída pela segunda vinda.

4- Como o salário do pecado é a morte Satanás morrerá no fim do Milênio (Apoc 20:9) ao tentar invadir, junto com os ímpios, a Nova Jerusalém.

VEJA QUE AS EXPIAÇÕES SÃO DIFERENTES! JESUS NÃO FEZ NINGUEM COMETER PECADO E NEM NUNCA PECOU!

REPREENSÃO aos que distorcem a doutrina adventista do santuário:

Jesus não tem pecados próprios a expiar e ele nunca fez ninguem cometer pecado nenhum. Jesus morreu POR CAUSA de nossos pecados.

Satanás morrerá por causa de SEUS PRÓPRIOS PECADOS E DOS QUE FEZ OS OUTROS COMETEREM.

É muito diferente. É indispensável entender como funciona o Plano da Redenção simbolizado no santuário. visitem:

www.osantuario.com.br

.

Respondendo as questões da CACP

1- Como O Bode Azazel pode simbolizar Satanás, se a Bíblia diz que ambos os bodes deveriam ser perfeitos. Satanás é puro e perfeito (Levítico 1:3)?

RESPOSTA: Todo o serviço do santuário é simbólico. Por exemplo: antes de oficializar e entrar no lugar santo o sacerdote tinha que se banhar numa bacia. Isto é simbolo do batismo por imersão e do lava pés.

Igualmente os 2 Bodes eram escolhidos sem defeito físico para indicar 2 pessoas perfeitas que seguiram caminhos diferentes:

Levítico 16:8: Lançará sortes sobre os dois bodes: uma, para o SENHOR, e a outra, para o bode emissário.

Uma pessoa perfeita que é Cristo morre por nossos pecados (O BODE sacrificado) e outra pessoa deixa de ser perfeita quando o sacerdote sai do santuário e coloca a culpa pelo outro Bode ter morrido e toda a congregação ter pecado em cima dele!

A Bíblia afirma que satanás era perfeito:

Ez 28:14-15: “Eu te coloquei com ó querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade”.

O fato do Bode azazel ser afastado da congregação no fim da expiação denota que ele é o originador do pecado, o culpado pelos pecados dos santos (que Cristo redimiu) e inclusive o culpado pelo pecado de ter matado o outro Bode (Cristo)!

Agora o fato de lançar sortes de modo algum pode ser interpretado da forma literal. Ali é um simples ato de escolha, para saber qual bode vai representar o messias e qual bode vai representar seu inimigo. O texto já é claro: apenas “um Bode é para o Senhor”! Tomemos por exemplo o castiçal no lugar santo que simboliza o Espírito Santo e os 12 pães da mesa da proposição que simboliza os 12 apóstolos e as 12 tribos de Israel. Sabemos que Jo 6:35 afirma tb que “Jesus é o pão da vida”.

Nota 1: Segundo o Talmud, os animais deviam ser tão parecidos entre si tanto quanto fosse possível consegui-los. Para evitar a confusão logo depois de ter lançado sortes, se colocava um cordão escarlate nos chifres do macho caibro para o Azazel e um cordão no pescoço do macho caibro para o Senhor. Assim era possível distinguir claramente entre os dois. A grande maioria das versões deixam sem traduzir a palavra hebréia azazel, porque não há unanimidade de opinião quanto ao significado desta palavra. Muitos eruditos modernos sustentam, junto com os judeus, que Azazel é um espírito suprahumano, pessoal e maligno. Assim como um macho era para o Senhor, um Ser pessoal, o outro animal devia ser também para um ser pessoal, e posto que evidentemente existe aqui uma antítese, a posição mais lógica seria a de pensar que Azazel está em oposição ao Senhor, e portanto não pode ser a não ser Satanás.

Nota 2: Um bode é escolhido para o Senhor e o outro é escolhido para Azazel, há um aparente contraste entre ambos e aquilo que representam. A idéia de que Azazel representa Satanás não é uma idéia original de um grupo de crentes. No livro de l Enoque (2º Séc. a.c) há uma lista de anjos, que recebem muitos nomes, que são dados aos anjos bons e aos maus; entre os anjos maus está o nome de Azazel. Portanto, em tempos pré-cristãos, Azazel foi identificado com um poder demoníaco.

2- Se não existisse o santuário e a morte do Cordeiro de Deus, Satanás expiaria sua culpa da mesma maneira?

O santuário somente foi dado ao hebreus para explicar o PLANO DA REDENÇÃO. Sem santuário não haveria plano da redenção. Nenhum ser humano jamais se salvaria. Obviamente que se fosse assim Deus não seria amor e justiça, mas seria apenas Justiça Implacável. Provavelmente a raça humana teria sido aniquilada no dilúvio. Os anjos maus tb seriam todos mortos. E Satanás ainda expiaria sua culpa de ter pecado e a culpa de ter levado 1/3 dos anjos e toda raça humana ao pecado.

OBS: Esta questão foi criada para mostrar NOVAMENTE aos apologistas evangélicos a diferença evidente entre a expiação de Azazel e do Cordeiro que derrama o sangue no santuário. Mesmo se Cristo não viesse nos salvar, ainda assim Satanás teria o que expiar. (A expiação de Lúcifer não salva ninguem e nem a si próprio).

Atualizado em 25 de Julho de 2009.
Anúncios
Esse post foi publicado em Santuário e Juízo Investigativo e marcado , . Guardar link permanente.

12 respostas para A Expiação de Jesus e a Expiação de Satanás

  1. MARCELO RIBEIRO MARTINS RAMOS disse:

    “Cristo não pode levar sobre si nossos pecados…” esta é nova, e pediria que fosse mostrado na Bíblia onde isto está escrito.
    A perfeição dos dois bodes não pode representar duas pessoas perfeitas que seguiram caminhos diferentes, pois o simbolismo atribuído a Satanás ocorre próximo ao momento de sua destruição, em que ele já possuirá muitos pecados, e não um simbolismo relativo ao estágio anterior à sua queda.
    Para finalizar, Satanás não levará sobre si a nossa culpa pelo pecado e, portanto, não levará os nossos pecados, mas os seus próprios (quando se torna co-participante, se torna pecador conosco, ou seja, nosso pecado também é o pecado dele, e por isso receberá sua parte). A questão é que o plano da redenção só estará finalizado e nossa culpa apagada quando ele e os pecadores não arrependidos sofrerem a punição necessária, equilibrando mais uma vez misericórdia com justiça.

  2. IASD disse:

    Marcelo, a idéia de que Cristo não pode levar nossos pecados é melhor entendida dessa maneira: “Ele não vai ficar perdoando pecados para sempre, pois deve sair do santuário Celeste e voltar a Terra para a destruição dos pecadores pelo fogo. Dessa maneira, os pecados não serão levados até Ele, ou não ficarão sendo colocados sobre Ele para sempre, mas esta ROTINA terá um término”.
    Aquela frase significa tudo isso e muito mais. Ela está associada ao Ritual do santuário. Citada fora do contexto parece herética e vergonhosa. Não faça isso nunca mais. O Ritual do santuário é complexo e não pode ser entendido sem prestar a devida atenção.
    A Escolha de 2 bodes perfeitos se dá ao fato de que serão lançados sortes sobre eles. E um bode imperfeito não pode cair para o Senhor. Bem, um Bode é para Azazel. Se vc não aceita o que a Bíblia diz, se torne mulçumano! Ele é um Bode Emissário (ENVIADO) por algum motivo “com um homem com disposição para isso (Lv 16:21)”. Ele é tão maldito que o homem tem que ter DISPOSIÇÃO. É a parte mais ingrata do Ritual para participar.

    Satanás leva nossos pecados pois Ele é PARTICIPANTE. Ele leva como juízo. No ritual do Santuário, o pecado é levado até DENTRO do santuário. E Ele saí quando o sacerdote envia o Bode Azazel para o deserto.
    Com sua frase final vc mostra que praticamente aceita a doutrina do santuário. Eu concordo totalmente: o plano da redenção só estará finalizado e nossa culpa apagada quando ele e os pecadores não arrependidos sofrerem a punição necessária. O Plano da Redenção não se finaliza sem o Bode ser enviado para punição. Esta é uma prova inequívoca que o Bode Azazel é para Azazel. Mas não seria òbvio? Desde quando o Senhor Javé, se chama AZAZEL?
    E se nossa culpa só é apagada com a morte de Satanás, significa que o ritual de purificação dos pecados, ”não termina com Jesus”. Como vc corretamente disse: nossa culpa só é apagada quando ele e os pecadores não arrependidos sofrerem a punição necessária.

  3. MARCELO RIBEIRO MARTINS RAMOS disse:

    Quanto ao “ele não vai ficar perdoando pecados para sempre”, isto se dá obviamente por que os salvos não mais pecarão e os ímpios vão ser exterminados. “Não faça isso nunca mais” é ridículo, pois o comentário que você colocou apenas confirma meu comentário sobre a frase que você diz ter sido colocada “fora de contexto”. Você é que não está prestando atenção ao que a Bíblia diz, e nossa culpa não é apagada apenas com a morte de satanás, pois segundoa A BÍBLIA (e não esta besteira que você escreveu) nossos pecados são apagados quando perdoados por Jesus, e o comentário que fiz ao final é para que você veja a besteira que é ensinar que o perdão de Jesus não é suficiente para ser perdoado. É sobre esta absurda conclusão anti-bíblica (prove no antítipo isto que escreveu, e pela Bíblia, por favor) que suas afirmações trazem que escrevi ao final de meu comentário, e não sobre minha posição sobre o assunto. O plano da redenção é completo no perdão de Jesus, e a justiça divina é completa em sua punição, e não precisamos que Satanás leve nossa culpa para que ela deixe de nos condenar (e é isto que a Bíblia ensina).Desculpe-me mas a própria BÍBLIA diz que a expiação já estava completada quando o bode para Azazel era levado ao deserto, indicando que a expiação tipificada por pelo bode de Azazel representa penas a punição de Satanás POR SER CO-AUTOR de nossos pecados, e não por que falte algo no sacrifício e perdão de Cristo, e por isso a EXPIAÇÃO é TIPIFICADA como terminando com o segundo bode indo para o deserto. nossa culpa já estará perdoado. Outra coisa, Jesus é o cordeiro e o sumo sacerdote e, portanto, é pelo simples fato de o sacerdote não poder perdoar pecados que o ritual da expiação tinha que ser feito desta maneira. E para amenizar sua tamanha ignorância, não foi questionada a questão dos bodes serem perfeitos, mas sim sua ridícula explicação para isto. Leia você com atenção meu comentário novamente, e faça uma contra-argumentação realmente sobre o que escrevi, ao invés de ficar escrevendo o que já li no seu comentário. Novamente: Satanás leva A SUA PARCELA DE CULPA PELOS PECADOS QUE COMETEMOS, e esta é a simbologia envolvida no ritual da expiação. A Bíblia é clara que Jesus leva nossos pecados E OS PERDOA, NÃO RESTANDO MAIS CULPA (quem está indo contra a Bíblia é você). E não questionei a questão do bode emissário ser para Azazel nem o significado de representar Satanás, mas a tolice de dizer que ele precisa levar nossa culpa para o perdão de Cristo ser completo (isto não existe na Bíblia).E para finalizar, quem deve se tornar muçulmano é você, que ensina coisas que não estão na BÍBLIA e depois vem cheio de razão com comentários anti-bíblicos. Faça um comentário que realmente contra-argumente o que eu escrevi, ao invés de tentar transmitir um pseudo-conhecimento sobre a interpretação correta das escrituras, ao invés de, como papagaio, repetir o que está escrito em livros. De acordo com seu próximo comentário, vou responder. Seja mais humilde para contra-argumentar, e não terá que ler isto da maneira como escrevi.

  4. IASD disse:

    Caro Marcelo, o mundo evangélico é decaído. Se busca fundamentação, recomendo o vídeo do Pastor Luís Gonçalves e outros artigos.
    Eu nunca disse que o perdão de Jesus não é o suficiente. A Bíblia ensina que o plano da redenção é completo no perdão de Jesus, e a justiça divina é completa em sua punição, e não precisamos que Satanás leve nossa culpa para que ela deixe de nos condenar. Isto já está respondido no próprio artigo quando digo que se não houvesse plano da redenção, Satanás pagaria [expiaria] pelos pecados do mesmo jeito. Com a diferença que ninguem teria a vida eterna. O salário de todos é a morte. Jesus é o nosso substituto pois MORREU SEM PECADO. Satanás não morre como substituto, por isso o Bode Azazel não é morto no ritual do Santuário. Ele morre por ter pecado e ter feito os outros pecarem.

    Nunca disse que Satanás precisa levar nossa culpa para o perdão de Cristo ser completo. Ele leva a culpa mesmo se não houvesse perdão. Neste sentido somos salvos pela morte do Cordeiro de Deus, pois satanás levaria a culpa e os pecados mesmo que o Cordeiro de Deus não tivesse morrido.

    A própria BÍBLIA diz que a expiação já estava completada quando o bode para Azazel era levado ao deserto, mas leia direito: A expiação pelo Santuário estava completa (Lv 26:20):

    Depois (Levítico 16:21) – Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados;

    Apenas após confessar os pecados sobre o Bode Vivo o sacerdote tira a roupa sacerdotal. Não tem permissão de fazer isso antes.
    (Levítico 16:23) – Depois Arão virá à tenda da congregação, e despirá as vestes de linho, que havia vestido quando entrara no santuário, e ali as deixará.

    Sinal que o sacerdócio de Jesus só termina com os pecados serem jogados sobre Satanás. Embora o Santuário esteja limpo, e a expiação pelo santuário completada, os pecados ainda estariam sobre o sacerdote Jesus que precisa jogar sobre a cabeça de Satanás. (seria jogado mesmo sem Jesus morrer).

    Lembrando que esta noção de perdão gratuito não existe na Bíblia. São os humanos que perdoam os filhos que se metem em encrencas, sem pagamento pelo pecado. O perdão não é gratuito. Jesus morreu por Ele. Por isso os que não se achegam a Jesus morrem sem perdão. Se Deus pudesse perdoar gratuitamente, sem o cordeiro de Deus substituto, Jesus não precisaria ter morrido.

    Se vc crê que AZAZEL seja Satanás deixe de ser evangélico, pois nada tem em comum com eles. Toda esta sua defesa soa como nada. E vc confirma que o mundo evangélico é decaído por ensinar que o Bode Emissário seria Jesus. Vc é bem mais adventista do que qualquer evangélico, pois no que vi de seu escrito, é quase a MESMA crença que temos.

    A Crença no Santuário é interconectada no adventismo com a crença nos 2300 anos acabando em 1844, a crença no santuário celestial e na arca da aliança celestial (Apoc 11:19) e nas 3 Mensagens Angélicas de Apocalipse 14. Tudo está amarrado. A Arca da Aliança celeste leva a noção da perpetuidade do sábado que leva a denúncia contra o protestantismo decaído, que leva a noção da marca de Roma, a guarda dominical, que leva a noção de que apenas terminando o Ritual do Santuário Celeste Jesus voltará etc etc.
    O adventismo possui uma doutrina complexa e densa. Não vale a apena tanto estudo da sua parte para mera confrontação pois somos uma religião pequena. Estude sobre o islamismo ou o catolicismo para salvar almas de lá, porque juntos somam 2,5 bilhões de pessoas e possuem doutrinas mais simples.
    Só vale a pena estudar o adventismo (a população da cidade de São Paulo e arredores, uns 15 milhões espalhados pelo mundo), se desejar entender porque somos a Igreja Verdadeira. Senão é perda de tempo.
    Não é possível derrubar a doutrina do Santuário terrestre por ela mesma, pois a doutrina do Santuário Celeste a fortalece, a da Arca da Aliança celeste a fundamenta, a das 3 Mensagens lhe dá poder. Até mesmo nossa doutrina da Mortalidade da alma está fundamentada no final do Ritual do Santuário.

    Outra coisa que não compensa seu interesse: Muitos adventistas não sabem quase nada sobre a doutrina do santuário. São adventistas pela fé que o quarto mandamento indica a igreja verdadeira. É uma fé simples, mas 100% correta: raciocinam que uma igreja que pisa na lei Deus é guiada por Satanás. {como o mundo protestante decaído}. São guiados pela fé nas profecias bíblicas que envolvem o sábado e são guiados pela fé de que Jesus criou o mundo em 6 dias e fez santo o sétimo dia em Genesis 2:1-3..

    É esta fé simples nas escrituras que os leva a viver a verdade. E não algo complexo como o Santuário. Os santos são os que guardam os mandamentos de Deus (Apoc 14:12) e não os que conseguem explicar em detalhes o fim do Bode Azazel. A pergunta seria: Vc já guarda o sábado do Senhor e pode ser chamado de santo? Anda como Jesus andou (I João 2:6) e AO LADO de Jesus guardando as leis de Deus? Somente isso importa.

  5. Ray Henrique disse:

    “Após expiar os pecados subiu aos Céus donde foi advogado dos santos até 1844. ”

    Qual a base bíblica para essa afirmação?

    Graça e Paz!

  6. Pingback: Duvida do Leitor: A doutrina do Santuário não é uma Heresia? « Adventismo em Foco

  7. Pingback: Desmascarando o CACP | SÉTIMO DIA

  8. Pingback: Conheça o inimigo do Cordeiro de Deus: O Bode AZAZEL | Adventismo em Foco

  9. Satanás não figura como co-redentor do mundo, mas aparece no ritual do Santuário porque foi o originador do mal (lá no Céu), aquele que tentou e induziu Eva ao pecado (lá no Éden). Por isso, terá que ser penalizado e jogado no lago que arde com fogo e enxofre juntamente com a besta, o falso profeta ou protestantismo apóstata (que são as igrejas decaídas ou filhas da grande prostituta-mãe Babilônia) e todos os que rejeitaram a graça de Cristo.
    E ponto final.

  10. linacruz2020 disse:

    4- Como o salário do pecado é a morte Satanás morrerá no fim do Milênio (Apoc 20:9) ao tentar invadir, junto com os ímpios, a Nova Jerusalém.
    Amigo, esse versículo acima fala das nações q são enganadas por satanás e não exclusivamente de satanás, tão certo q no versículo mencionado fala no plural e não especificamente de satanás. E logo no versículo seguinte fala q satanás foi lançado no lago de fogo… em momento algum fala da morte de satanás, isso é ante-bíblico é ir além do q está escrito.

  11. Sandra Lician disse:

    IASD – sEU COMENTÁRIO E TODO O ARTIGO FOI MUITO BEM FUNDAMENTADO, MARCELO AINDA NÃO ENTENDEU POR QUE NÃO LÊ A BÍBLIA COM ORAÇÃO, QUANDO ELE FIZER ISSO, VAI COMPREENDER! VAMOS ORAR POR ELE, SABENDO QUE AINDA ASSIM, ELE É LIVRE PARA ESCOLHER FAZER ASSIM OU NÃO! ABRAÇOS, TUDO MUITO BEM FUNDAMENTADO O QUE VOCÊ ESCREVEU AQUI!

  12. Pingback: O Santuário na história do mundo | Adventismo em Foco

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s