Um Bode para Jesus e outro Bode para Azazel

Levítico 16:8: E Arão lançará sortes sobre os dois bodes: uma pelo Senhor, e a outra por Azazel.

Fonte: Bíblia Sagrada, Edição Pastoral Católica, Editora Paulinas, 19° impressão, 1996.

tabernáculo do deserto

Figura do Santuário no deserto: Dentro dos muros está a carne do Bode para o Senhor, sendo queimada, após seu sacrifício e após seu sangue ter sido derramado sobre a Arca da aliança. Fora dos muros está O Bode para Azazel, vivo, sendo expulso para o deserto.

O Antigo Testamento demonstrava através de símbolos, ou seja através da liturgia do Santuário (a tenda no deserto que levava a arca da aliança e posteriormente o luxuoxo Templo de Salomão), a História da Redenção.

Neste ritual do santuário, um bode era sacrificado e seu sangue era derramado em cima da arca da aliança para o perdão daqueles que violaram a lei (os pecadores). Outro bode simbolizava AZAZEL e não era morto, mas expulso do Santuário para o deserto.

O Mundo protestante decáido acredita que os 2 bodes simbolizam Cristo. Isso é impossível. O Bode Azazel (tradução Católica) ou Emissário (Tradução Almeida) não pode ser Cristo porque quando ele é expulso para o deserto, o Bode para o Senhor já havia sido sacrificado! Inclusive a tradução bíblica católica afirma que o Bode não é dedicado para o Senhor, mas para AZAZEL.

Ora, o próprio livro de Levítico esclarece que apenas pelo sangue se poderia fazer a expiação pelos pecados (17:10-12), por isso não se pode afirmar, com base bíblica, que o bode AZAZEL também seria um tipo de Cristo, pois o seu sangue não era derramado.

Para deixar mais claro ainda, temos a límpida declaração de Levítico 16: 20, que diz que apenas após ter “acabado” (heb. KALAH) o serviço da expiação pelos pecados, é que o bode vivo deveria ser trazido, ou seja, é evidente que ele não participava em nenhum momento da cerimônia de expiação:

Levítico 16:20: Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, pela tenda da congregação e pelo altar, então, fará chegar o bode vivo.

Dos dois bodes, como vimos, apenas um tinha parte no plano da redenção esboçado no serviço do santuário – e este era aquele que derramava seu sangue, prefigurando ao sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário.

O outro Bode era considerado culpado pelos crimes da humanidade e inclusive pela morte do BODE que simbolizava o Senhor Jesus e era expulso para o deserto (não tendo seu sangue derramado):

Levítico 16:21: Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem à disposição para isso.

O ato de transferir os pecados para a cabeça de AZAZEL, não tem o mesmo significado da tranferência que foi feita para a cabeça do Bode do SENHOR. O Bode do Senhor é INOCENTE e morre para remissão dos pecados alheios. O Bode AZAZEL é culpado e morre pagando pelos seus crimes e pelos crimes que fez outros cometerem.

Se alguem duvida que Azazel é o Diabo, façam uma pesquisa no Google! Existem várias bandas satanistas, filmes e até quadrinhos que utilizam o nome Azazel!

MÍDIAS DIFERENTES IDENTIFICAM AZAZEL

1- A Página na Wikipedia direciona AZAZEL para uma página explicativa do Diabo.

2- O jogo TEKKEN 6 tem um personagem do Mal com o nome de Azazel.

tekken6 azazel

3- Vários sites ocultistas e a Bíblia de Satanás identificam AZAZEL como um anjo caído:

“Durante os dois seguintes milênios o Príncipe das Trevas solitário foi identificado como Azazel, Mastema, Beelzebub, Beliel, Duma, Sier, Salmael, Gradeel, O Anjo de Roma, Samael, Asmodeus, Mephistopholes, Lúcifer e na tradição Islâmica como Iblis”.

Fonte: Blog de Umbanda, A Bíblia do Satanismo, etc.

4- O Cinema Indentifica Azazel com o Diabo:

Filme “Fallen” ou Possuídos (1998):

Sinopse
“Após a execução de um serial killer, John Hobbes (Denzel Washington), um detetive, acredita que parte dos seus problemas terminaram, mas logo repara que pessoas na rua cantam a mesma melodia que o criminoso cantou na câmara de gás. Gradativamente o policial conclui que todos estavam possuídos por Azazel, um anjo amaldiçoado que não tem forma mas que com um simples toque consegue penetrar em quase todas as pessoas. Quando Hobbes é forçado a matar um professor, que estava possuído por Azazel, fica claro que ele precisa proteger as pessoas desta entidade demoníaca”.

Poderiam ser citados outros filmes como Constantine, etc.

5- A Editora MARVEL possui um mutante de nome Azazel e características demoníacas:

Mutante Azazel da Marvel

6- Livro de Isaac Asimov identifica Azazel como criatura do mal: “Azazel, um demônio com 2 centímetros de altura e poderes mágicos fabulosos…”

Isaac Asimov Azazel

7- O livro de ficção A Batalha do Apocalipse (Eduardo Spohr). veja sobre aqui.

Resumo:

Como podemos ver:

1- Games
2- Cinema
3- Quadrinhos
4- Livros
6- Sites sobre demonismo

TODOS INDENTIFICAM AZAZEL COM UM ANJO CAÍDO: SATANÁS!

Os adventistas do sétimo dia não são os únicos que identificam o BODE EMISSÁRIO DO RITUAL DO SANTUÁRIO como sendo o Diabo. A Bíblia o diz. Toda a mídia assim o faz. Dessa maneira, o mundo protestante erra em dizer que Azazel era uma figura de Cristo.

Clique aqui para ver o maior site em língua portuguesa dedicado ao ritual do Santuário.

Anúncios
Esse post foi publicado em Santuário e Juízo Investigativo e marcado , . Guardar link permanente.

21 respostas para Um Bode para Jesus e outro Bode para Azazel

  1. MARCELO RIBEIRO MARTINS RAMOS disse:

    Já que um de meus comentários foram respondidos. Vou comentar novamente o que comentei sobre este artigo. Ele usa a expressão “mundo evangélico decaído”, se utiliza de ficção para fortalecer a crença sobre o bode “por Azazel”, e tenta justifica ser uma crença verdadeira apelando para o satanismo e a umbanda. Novamente repito: é lamentável o desrespeito que a expressão “mundo evangélico decaído” leva consigo (pois não foi dado nenhum comentário complementar diante de tal expressão), e ficção e similaridades com o satanismo e a umbanda não tornam uma crença verdadeira. Espero que não queiram transformar estes espaços para explanações em um “clube de mentirinha” que só aceita comentários que elogiem os artigos citados. E depois criticam os outros sites. Deus nos abençôe.

  2. Não há nenhuma hipótese em Azazel representar a Cristo.

  3. Claudionir Furtado disse:

    Marcelo…só o fato de vários tipos de mídia colocarem um nome ligado a figuras satânicas, já é por demais estranho. Sou Web Designer formado e quando se fala em designer há uma enorme pesquisa para se fundamentar tal personagem… Exemplo: A cerveja Kaiser…não é comum esse nome para quem decidiu coloca-la… Basta ver que Kaiser significa Cesar… Ou um lider na época de roma atribuindo assim a marca como uma liderança. Quando vários designer decidem colocar um nome para representar algo malígno, é por demais estranho. Não deixa de ser uma mensagem subliminar…assim como acontece em vários desenhos da disney. O autor do texto quis mostrar que não somente a IASD entende como AZAZEL um nome representando o maligno…mas também a própria mídia atual assim o entende. Há muito tempo li em um livro a seguinte expressão… “o teu entender segue o mesmo caminho do teu querer de modo que entendes como queres”… e isso é um grande problema, pois demonstra que o Espírito de Deus não consegue atuar em você, pois você mesmo coloca um bloqueio. Só o simples fato de a Bíblia mencionar sobre a sorte e fazer distinção entre SENHOR e AZAZEL já deixa claro a diferença entre esses dois… Caso fosse a mesma pessoa não haveria motivos para o sorteio… pois ao final os dois morrem. Sem derramamento de sangue não há remissão dos pecados. No último não acontece isso… ele morre no deserto…Um abraço e fique com Deus…

  4. cleiton disse:

    Olá Caros Amigos…

    A explicação não é de modo algum contundente.
    Vocês passam rapidamente por Lev 16:21.
    Gostaria de entender melhor o serviço de Expiação ordenado por Deus:

    Segundo a crença adventista, satanás SEMPRE participou diretamente da expiação dos pecados do povo, e participará novamente no futuro?

    Se bem entendi, Aarão confessava os pecados do povo e os transferia para Satanás, o bode emissário?
    Deus usava satanás (representado por Azazel) para expiação dos pecados?

    Gostaria de algumas explicações:

    Lev 16:5 Receberá da comunidade dos israelitas dois bodes destinados ao sacrifício pelo pecado…

    Independentemente do que fala a seguir, aqui está bem claro que eram dois bodes destinados ao sacrifício… Se apenas um fosse destinado ao sacrifício, estaria escrito: 2 bodes, sendo que apenas um seria destinado ao sacrifício pelo pecado.

    A argumentação de que o bode destinado a Azazel não poderia representar sacrifício ou expiação, pois era levado vivo, é baseada no argumento do silêncio. Na bíblia fala apenas q era levado vivo, mas a tradição judaica afirma que o bode era morto ao chegar em Azazel, que segundo o Talmude (Yoma 67b) era apenas uma região montanhosa no deserto.

    As fontes judaicas que afirmam que Azazel era um demônio, ou morada de demônios são fontes baseadas na Cabala…

    Ainda, segundo o Talmude, os bodes deveriam ser idênticos, sem manchas, perfeitos. Se um deles representaria satanás, porque deveria ser perfeito, idêntico ao que representaria Jesus?

    ainda, o Talmude afirma que o sorteio era realizado mediante a retirada de dentro de uma urna de peças de ouro, uma com a inscrição “para o Senhor” e a outra “para Azazel”. Ambas de ouro.

    As assertivas adventistas não levam em conta o que diz o judaísmo tradicional, e isso é um grande erro. Ora, se os judeus, que receberam a Lei, que realizavam os sacrifícios, erraram na interpretação do significado do Yom Kipur, como os adventistas, hoje, podem afirmar ter a interpretação correta da cerimônia que pertenceu aos judeus?

    Imagine o absurdo da Cerimônia criada por Deus: Aarão impondo as mãos sobre Satanás e confessando os pecados do povo sobre ele (representado por Azazel), e todo o povo de joelhos, perante satanás…

    Imaginem absurdo maior crer que Cristo, no futuro, vai chamar satanás no Céu para, assim como Aarão, impor as mãos sobre satanás e confessar todos os nossos pecados sobre ele, ou transferi-los para ele…

    Afinal, quem apaga o pecado: Cristo ou satanás?

    Gostaria de respostas objetivas e sem fugas.

    Paz no Senhor!!!

  5. IASD disse:

    Cleiton, não é dessa maneira que vc expôs que funciona a doutrina do santuário. Elas são simbologias de eventos futuros. O ato do bode emissário ser expulso para o deserto simboliza o fato dele ficar preso a um Planeta Terra destruído pelos eventos da segunda vinda. Satanás ficará preso a uma Terra sem vida e sem habitantes por mil anos.
    Quem apaga o pecado, Cristo, ou Satanás?
    Cristo apaga os pecados de seres humanos, mas Satanás é o proprio pecado, por isso o pecado só deixa de existir quando ele for APAGADO da existência.
    Estude mais a doutrina adventista, um abraço.

  6. junior disse:

    o pior sego é o que não quer ver! da mesma forma que quando jesus voltar, o pecado de todo o povo sera transferido para satanas, da mesma forma era oque acontecia com aquele bode azazel.
    não duvide apenas creia pois duvida é do mal

  7. Alex disse:

    A imagem do Tekken 6 não é do Azazel é do Yoshimitsu , outro personagem.

  8. Pingback: Duvida do Leitor: A doutrina do Santuário não é uma Heresia? « Adventismo em Foco

  9. chicobiblia disse:

    Os que defendem a ideia absurda de que os dois bodes representavam a Cristo apresentam alguns argumentos como, por exemplo, que os dois bodes eram sem defeito. Mas eles não se dão conta de que os bodes eram apresentados antes de ser tirada a sorte e que um dos bodes não poderia ser um animal doente. Não teria nenhum sentido lançar sortes se ambos os animais representavam a Cristo. As próprias palavras: “Um bode para o Senhor e outro para Azazel” apresentam uma antítese. Mas o protestantismo decaído não enxerga nada disto. Que cegueira espiritual do protestantismo apostatado ao afirmar que o bode para Azazel representava a Cristo!
    Que blasfêmia!

  10. Pingback: Azazel – Mutante Demoníaco estará no novo filme dos X Men. O que isso tem haver com Teologia? | Adventismo em Foco

  11. jrmao2010 disse:

    A biblia diz que não há remissão sem derramamento de sangue (Hb 9:22). Por isso o sacrificio de animais eram “sombra” de Cristo (Heb 10:1). NO caso do dia da expiação, um dos bodes era morto em sacrificio (Lev 16:18). O outro bode, o emissário, só entrava no ritual DEPOIS que o pecado do povo havia sido perdoado (Lev 16:20). Depois, esse bode era levado ao deserto. Ou seja, não era morto em sacrificio.

    Resumo. O bode emissário não é Cristo pelos seguintes motivos:

    1. entrava no ritual somente após a expiação do pecado (Lev 16:20)
    2. Seu sangue não era derramado, então como poderia fazer a remissão sem o sangue? (Hb 9:22)

    Obrigado pela oportunidade de participar

  12. gmoltocaro disse:

    Eu fui um ‘colega’ (nunca fui adorador) de espíritos malignos. Hoje sou Cristão Adventista e odiado por eles. Certa vez um demônio me perguntou: “Você sabe quem governa a Terra?” Eu lhe respondi: “Samael, Azael, Mahazael e AZAZEL”. Ele me respondeu: “Não. Isso foi no passado. Esses, de fato, governaram: mas isso foi no passado.” Ele confimou que há uma espécie de rodízio.
    Esses eram os 4 generais de Lúcifer que governavam os 4 quadrantes (leste, oeste, norte e sul). Pelo que pude entender AZAZEL ainda governa o sul. Mas como foram espíritos malignos que me contaram, não podemos confiar pois ele são mentirosos. Mas parece que algum demônio adotou esse nome – AZAZEL – para si (assim como MAMON, que quer dizer dinheiro – citado por Jesus – ; um demônio adotou para si este nome), não identificando, hoje, o próprio Satanás. Mas o bode representa Satanás…

    AZAZEL é conhecido no satanismo como “o aberto” (não sei dizer o porquê)

    Livros antiguíssimos achados nas cavernas de Qumran, mar morto; entre eles há um que conta uma cinistra história, AZAZEL é um nome presente: a 10ª “centinela” (cap 68 do livro de Enoque). Não afirmo de modo algum a veracidade dele. Se algo não está na Bíblia não é verdadeiramente importante.

    Acumulei muito conhecimento de demonologia e hoje falo que é um conhecimento quase que inútil, foram horas gastas que eu poderia estar estudando a Bíblia e não o fiz; estudem o que é proveitoso: a Palavra de Deus e não cometam o mesmo erro que eu!

  13. Elivan disse:

    Negócio complicado retrinca!!! se fosse uma interpretação do texto para supor que azazel poderia ser uma figura de satanas e pronto, seria simples adimitir a possibilidade de erro… No entanto, como esse ponto de vista precisa ser validado pra dar segurança a engenhosa doutrina do juizo investigativo, então que se lixe a hermeneutica.

  14. A Bíblia não identifica Azazel como o Diabo, esta Palavra é de origem duvidosa e refere-se ao bode emissário, não a um personagem mítico. O costume de fundamentar teorias com base na internete é uma péssima idéia e demonstra muita irresponsabilidade. Procure estudar a lingua original do Livro de Levítico, depois faça um curso de hermeneutica, aí sim vc estará qualificado para afirmar suas teorias, não se fundamente no google para atestar uma hipotese.

  15. IASD disse:

    Azazel é um nome de um anjo demoníaco nas escrituras judaicas que o Google apenas expõe.

  16. Pingback: Desmascarando o CACP | SÉTIMO DIA

  17. ksmignoni disse:

    Ninguém comentou os textos:

    Lev 16:5 Receberá da comunidade dos israelitas dois bodes destinados ao sacrifício pelo pecado…

    Lev 16:10 Quanto ao bode sobre o qual caiu a sorte “para Azazel”, será colocado vivo diante de YHWH, para se fazer com ele o rito de expiação, a fim de ser enviado a Azazel, no deserto.

    AMBOS OS BODES ERAM DESTINADOS AO SACRIFÍCIO PELO PECADO, OU RITO DE EXPIAÇÃO.

    20 Feita a expiação do santuário, da Tenda da Reunião e do altar, fará aproximar o bode ainda vivo.
    21 Aarão porá as mãos sobre a cabeça do bode e confessará sobre ele todas as faltas dos israelitas, todas as suas transgressões e todos os seus pecados. E depois de tê-los assim posto sobre a cabeça do bode, enviá-lo-á ao deserto, conduzido por um homem preparado para isso,
    22 e o bode levará sobre si todas as faltas deles para uma região desolada.

    Ao trocar a palavra bode por satanás (cfe a doutrina da IASD) teríamos:

    “Aarão porá as mãos sobre a cabeça (de satanás) e confessará sobre (satanás) todas as faltas dos israelitas, todas as suas transgressões e todos os seus pecados. E depois de tê-los assim posto sobre a cabeça (de satanás), enviá-lo-á ao deserto, conduzido por um homem preparado para isso,
    22 e (satanás) levará sobre si todas as faltas deles para uma região desolada.”

    Bem, está muito claro que ambos os bodes eram destinados ao sacrifício pelo pecado, e Aarão confessava todos os pecados do povo sobre o bode emissário, que levava todas as faltas do povo sobre ele.

    Agora, comparem com os seguintes versos:

    Isa 53:4 …eram nossos sofrimentos que ele levava sobre si… 10 …se ele oferece a sua vida como sacrifício expiatório… 12…mas na verdade levou sobre si o pecado de muitos…
    Rom 3:25 Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça.
    Heb 2:17 Convinha, por isso, que em tudo se tornasse semelhante aos irmãos, para ser, em relação a Deus, sumo sacerdote misericordioso e fiel, para expiar assim os pecados do povo.
    1 Jo 2:2 Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados…

    (ou: Ele é a propiciação pelos nossos pecados – NVI)
    1 Jo 4:10 …mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
    (ou: “como vítima de expiação pelos nossos pecados” – B. Jerusalém)
    1 Pd 2:24 Sobre o madeiro., levou os nossos pecados em seu próprio corpo,…

    Mas, para aqueles que preferem fontes judaicas oficiais, segue uma referência indicando a morte também do bode emissário:

    http://www.myjewishlearning.com/texts/Bible/Weekly_Torah_Portion/aharemot_u ahc5761.shtml
    Two goats were brought before the High Priest, who cast lots to decide which of the goats was to be designated “for God” and which “for Azazel.” Laying his hands upon the head of the goat designated “for Azazel,” the High Priest confessed the sins of the entire congregation. This goat was then led forth to a high, rugged cliff in the wilderness, from which it was cast down as atonement for the sins of Israel.
    “…Este bode era conduzido a uma montanha alta e íngrime no deserto, da qual era lançado para baixo, como expiação pelos pecados de Israel.”

    Bem, para manter tal doutrina bizarra vigorando, a IASD deveria remover de suas bíblias Lev 16 quase que por inteiro, além de proibir os membros de esclarecerem os detalhes dos ritos e do significado de Azazel nas fontes judaicas oficiais, livremente disponíveis na rede.

    Fiquem com Deus!!

  18. Pingback: Conheça o inimigo do Cordeiro de Deus: O Bode AZAZEL | Adventismo em Foco

  19. Pingback: Azazel é identificado como espírito do mal em novo livro | Adventismo em Foco

  20. FICA A DICA PARA QUEM TEM CURIOSIDADE!

  21. Lamentável essa discussão. Observamos que para ratificar a “confusão” que estão fazendo com os termos transferência e azazel; contraria-se o princípio da hermenêutica bíblica de que a Bíblia explica a própria Bíblia e estão lançando a responsabilidade por essas explicações no “Google” e em personagens de ficção. Lamentável!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s