Como Pedro sabia que eram Moisés e Elias que Conversaram com Jesus?

Em Mateus 17, no monte da transfiguração, como Pedro sabia que tratava-se de Moises e Elias junto com Jesus?

Moisés e Elias

RESPOSTA:

A Passagem bíblica diz:

(Mateus 17:1-6) – SEIS dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.  E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.

Quando precisamos interpretar uma passagem bíblica, em primeiro lugar devemos encontrar na própria Bíblia outras referências à mesma passagem. Quando lemos apenas Mateus, não entendemos a pergunta que Pedro fez. Pedro queria construir uma tenda para Elias e Moisés? Isso não era algo sem sentido que estava sendo dito naquele momento? O evangelho de Marcos confirma este fato:

(Marcos 9:5-6) – E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias. Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados.

Como vemos o discípulo falou bobagem. Estava assombrado e acabou falando o que não devia.

O Livro de Lucas dá a entender como os discípulos souberam que era Elias e Moisés:

(Lucas 9:30-32) – E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias, os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém. E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele.

Pedro, João e Tiago escutaram o que Moisés e Elias falavam. E certamente escutaram Cristo falando algo para eles. Como os três conversavam os nomes provavelmente foram citados durante o diálogo.

Veja também o Artigo: A Ressurreição de Moisés.

Esse post foi publicado em Perguntas Respondidas, Ressurreição dos Mortos e marcado , , . Guardar link permanente.

23 respostas para Como Pedro sabia que eram Moisés e Elias que Conversaram com Jesus?

  1. Pingback: A Ressurreição de Moisés « Adventismo em Foco

  2. Pingback: A Ressurreição de Moisés « SÉTIMO DIA

  3. Camila disse:

    Por que a figura de Moises e Elias são associadas?
    A outros profetas alem de Elias, por que a sua figura é tão importante?

  4. Larissa Tuane disse:

    Porque Moisés significava Lei e Elias Profecia. Jesus queria mostrar que nele estava todas as respostas, ele é o equilíbrio da lei e da profecia.

  5. Gostaria de deixar uma linha de pensamento a respeito desse fato.
    Porventura Moisés e Elias ,poderiam representar a LEI ( Moisés ) e os Profetas ( Elias ) Lucas 16:16 , Mateus 22:40 , Mateus 11:13 gostária de receber algumas orientações sobre esta linha de pensamento. Enviar para o E-mail Carlos.guedes2006@ig.com.br
    Agradeço a todos que me responder

  6. IASD disse:

    Carlos, de fato eles representam a lei e os profetas, porém esse argumento não pode ser usado para deixar de crer que o acontecimento foi literal.

  7. Reparem bem no texto de mateus 17 no verso 8: “E ERGUENDO eles os olhos, não viram mais ninguém a não ser Jesus”. Na bíblia judaica a palavra que aparece é ABRINDO os olhos. Agora o verso 9: “Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: “Não contem a ninguém o que vocês VIRAM, até que o Filho do homem tenha sido ressuscitado dos mortos”. Logo os discípulos tiveram uma visão, o texto não está falando de uma visão literal. Moisés morreu e Jesus o ressuscitará no último dia. Tanto foi visão, que desapareceu tudo em seguida.

  8. Amados, esse fato foi uma tipologia sobre o arrebatamento, Jesus em todo o seu ministerio ensinou aos Discipulos sobre os acontecimentos que se seguiriam apos a sua morte, antes os advertiu em tudo, ensinando – os como proceder, Jesus usou de todos os meios para ensinar, sobre o reino do ceus, pois o motivo da sua vinda foi pagar uma divida que nos pertencia e nos resgatar novamente para si. Segundo as escrituras Moises morreu, seu corpo foi sepultado. E Elias não, foi elevado ao ceus sem provar da morte, ninguem o sepultou ou se sabe onde esta o seu corpo. Desta forma será o Arrebatamento da igreja, os que morreram em cristo (como Moises) ressussitarão, e aqueles que tiverem o privilegio de contemplar Jesus vir nas nuvens, e chamar os seus santos serão como Elias, não provarão da morte, serão arrebatados, mas é claro que o corpo corruptivel, ou seja, sangue e carne não entrarão na Eternidade.

    Que a Paz do Senhor Jesus estejam com todos.

  9. Olá amigos,

    Olhando para o original grego, percebo que tanto a análise dos protestantes quanto a adventista está equivocada e explico porque. No verso 8 diz: ” eles, levantando” a palavra grega para levantar é epairo onde podemos entender que na verdade eles “abriram” os olhos como vem na Bíblia judaica traduzida por David H. Stern.

    Já no verso 9 ” A ninguém conteis a visão” a palavra visão é horama que segundo o léxico strong se refere a uma visão divinamente concedida durante um êxtase ou sono, é uma visão e não um acontecimento literal.

    Paz!

  10. IASD disse:

    Mesmo que seja uma visão, todos os presentes a viram. Cremos ser equivalente a um acontecimento literal, ou seja, Elias (o levado vivo) e Moisés (o ressuscitado) efetivamente conversaram com cristo. Não cremos em vida após a morte no estilo espírita ou católico. Cremos que Moisés fora ressuscitado e Elias levado vivo.

  11. Engraçado que sendo todos Cristão, suponho eu, cada um dá um interpretação… mostrando o quanto falta de entendimento entre nós, para depois passarmos a buscar as verdades celestes. Se foi visão, arrebatamento, alegoria, verdade, indício de vida pós morte… o que importa? Vamos arregaçar as mangar e visitar Jesus nos hospitais, estender as mãos a Ele nas calçadas, visitá-Lo nos asilos… vamos buscá-Lo através de atitudes pois nestas nunca haverá contradição, quando realizada em nome Dele… bom trabalhado meus irmãos…

  12. Jorge Neves disse:

    ” A vereda do justo é como a luz da aurora, que vai surgindo aos poucos, até ser dia perfeito”- Livro dos Provérbios (parte dos escritos sapienciais). Em Salmos podemos ler” e quando atravessavam o Vale de Baca, iam força a força, pouco a pouco”. Isto significa que a medida que buscamos “SABEDORIA”, inteligência Divina; encontramos através da busca espontânea e legítima, a luz que de fato tanto desejamos.
    Deus jamais nos deixa sem o conhecimento necessário e correto, que aumenta, a medida que nos aprofundamos em nossa relação íntima com Deus através da fé. Os que buscam humildemente o conhecimento, num processo contínuo de aprendizado, não ficarão sem luz, ainda que o processo seja lento, porém contínuo.
    Para concluir meu modesto pensamento, penso que devemos paralelamente, enquanto buscamos compreensão e entendimento, “…arregaçar as mangas e visitar Jesus nos hospitais, estender as mãos à ELE nas calçadas…” como afirma, acima, Claudemi Souza…!!!
    Se não amarmos de fato, nossos entes, que enxergamos, como poderemos enxergar em profusão os Escritos Sagrados, onde precisamos do Espírito Santo para compreensão. É preciso na vida Cristã, tornar o que é abstrato em concreto, do contrário, corremos o risco de tornamos o cristianismo uma “falácia”.
    Jorge Neves/
    jornalista/
    Mtb 38.904
    e-mail imprensaneves@gmail.com

  13. Se ao morrermos, dormiremos, como ensinam os adventistas, como então Moisés e Elias apareceram no monte da transfiguração? Não estariam eles dormindo?

  14. Bom dia, Rômulo. A palavra de Deus é que ensina .I TESS 4:14, I CO 15:18,20,51, leia esses vesiculos, ainda tem vários outros que fala deste asssunto. Descubra quão maravilhoso é fazer sua propria pesquisa, e deixar o Espirito lhe revelar. Ver também João 11.

  15. Thiago Capuci disse:

    Boa tarde, tenho uma dúvida, quando Moisés e Elias aparece para Jesus no monte, lá na cidade onde Jesus estava ainda era a terra que mana leite e mel?

  16. Temos pelo menos duas possíveis versões, bem : foi uma visão ? foi literal ? dentro dessas possibilidades, devemos recorrer ao grego analisar bem as palavras no original e recorrer a outros trechos das sagradas escrituras para tentarmos responder, creio que nada que JESUS quis mostrar foi atoa, tudo é para que possamos intender acerca do reino de DEUS no qual ele falou tanto, ( reino ), eu acho que se realmente não ha vida após a morte sem que haja a ressurreição, todos as outras interpretações cai por terra, porque eu digo isto: se existe vida após a morte sem que haja ressurreição, a biblia não haveria de mencionar a ressurreição, porque ressurreição, já que ao morrermos ja obteremos a vida eterna, não tem lógica, percebemos que cristo ao ressuscitar, foi glorificado e disse para maria madalena: não me toqueis pois não subi ao meu pai, onde ele estava então quando estava morto ? claro que morto ! eu vejo que quando DEUS disse a adão e eva, certamente morrerás, é pra gente entender que morre de verdade, quem começou com essa história de que não morre foi o próprio satanás quando encorporou a serpente, CRISTO veio pagar a morte que para a raça humana deveria ser eterna, percebe-se que quando a biblia fala de vida eterna e morte eterna, está se referindo no sentido de para todo o sempre. voltando pro contesto do fato da transfiguração, com certeza não foi uma visão, e sim literal, essa história de que foi uma visão é para tentar defender que não ha como falar com espíritos que ja morreram ,não podem falar conosco..E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27…Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador , nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor… (Deuteronômio 18:10-14) e se eles reconhecerem qe foi um fato literal, teriam que descordar da biblia, se foi literal tudo cai por terra

  17. se foi literal o que aconteceu os críticos que dizem que foi uma visão, terão que admitir que moisés foi ressuscitado, assim como Elias, que não viu a morte e tiveram o corpo glorificado,se eles admitirem que foi mesmo o fato literal estão contrariando a bíblia ela condena falar com mortos,……( E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27…Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador , nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor… (Deuteronômio 18:10-14) e se eles reconhecerem que foi um fato literal, teriam que descordar da bíblia pois se a bíblia condena falar com mortos é porque tal pessoas estão mortas e não vivas, quem se passa pelos mortos é satanás que se transforma em anjo de luz para enganar os moradores da terra, então com certeza o fato foi literal e sendo literal , moisés foi ressuscitado assim como Elias foi glorificado também, se uma visão não foi , e se não tem como falar com mortos, só podemos dizer quem o fato foi literal e moisés e Elias estavam no monte em corpo já que eles foram pro céu em corpo, vejam alguns textos que mostram que só se pode ir ao céu em corpo glorificado……( pois o ultimo inimigo a ser aniquilado será a morte conforme o apostolo paulo descreve e tantas outras passagem na bíblia, diz que só se sobe ao céu com o corpo ressurreto e glorificado veja o que aconteceu com cristo quando ele ressuscitou: ….Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17……. se ele não estava no céu quando morreu , então onde ele estava ? claro que morto assim como lazaro estava morto quando supuseram que ele estava só em repouso…..( Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
    Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
    Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.
    Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;

    João 11:11-14)…..( Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
    Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
    Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
    Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
    Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
    1 Coríntios 15:21-25 ) só serão ressuscitados na tua vinda afirma a biblia…..

  18. Mas Moisés morreu e foi sepultado.

  19. Marcel Brasil disse:

    Quer dizer que Pedro falou bobagem, mas vocês não? Quanta arrogância, se achar no direito de interpretar as palavras de Pedro, podem enganar os incautos, mas não os que entendem que você só querem manipular.

  20. Franciele Sieves Da Cruz Ortiz disse:

    Como Moisés pode ter ressuscitado antes mesmo de Cristo morrer na cruz e firmar a Nova Aliança, onde Ele promete a Vida Eterna e a Ressurreição na sua segunda vinda?
    Se Moisés já estava ressuscitado antes mesmo de Jesus Cristo precisar morrer, como então mais tarde o Apóstolo Paulo afirmou Cristo é o primeiro entre os mortos, o primeiro a ser ressuscitado, em 1 Coríntios 15:20?

  21. IASD disse:

    Olá Franciele. Moisés é uma exceção da mesma maneira que o profeta Elias na quala biblia é mais clara que subiu aos céus. Enoque também subiu aos céus como mostra o livro de Gênesis. Podemos dizer que a dívida deles ainda não estava paga, pois seria paga na cruz 4 mil anos depois no caso de Enoque. Mas Deus tinha certeza que pagaria!

  22. IASD disse:

    No nosso direito existe a promessa de compra e venda. Foi algo parecido né.

  23. IASD disse:

    Sobre Paulo afirmar que Cristo é o primeiro não pode ser literal como entendemos na língua portuguesa. Pois se vc ler o antigo testamento vai encontrar ressurreição lá. Entendemos que Jesus é o primeiro no sentido de mais importante porque é a morte dele que importa pra nossa salvação.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s