Lições que Confirmam a Identidade Remanescente

Lição da Escola Sabatina Apocalipse

Lição da Escola Sabatina Daniel

De acordo com a psicologia, a Identidade pode ser definida como sendo um conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma determinada pessoa. Este conceito, entretanto, está ligado às atividades da pessoa, à sua história de vida, ao futuro, sonhos, fantasias, características de personalidade e outras características relativas ao indivíduo. A identidade permite que o indivíduo se perceba como sujeito único, tomando posse da sua realidade individual e, portanto, consciência de si mesmo. A identidade não é só o que a pessoa aparenta, ela agrupa várias idéias como a noção de permanência por exemplo.

Qual seria a Identidade Adventista?

Desde que nossa igreja foi fundada em 1863 temos o senso de que somos  Igreja Remanescente, o povo com mais luz sobre o evangelho na face da Terra. Nossa missão é ir além do que prega a maioria das igrejas em todos os pontos da vida cristã. Temos uma noção correta e mais avançada sobre a relação LEI-GRAÇA, JUSTIFICAÇÃO- SANTIFICAÇÃO, LIVRE ARBÍTRIO E A ACEITAÇÃO DO EVANGELHO etc. Mas o que nos distingue, sem dúvida nenhuma, é a doutrina das 3 Mensagens Angélicas e toda a sua co-relação com as profecias de Daniel, Apocalipse e a noção da existência de um Santuário Celestial.

Sem as 3 Mensagens Angélicas não existiria a razão da existência do adventismo. É esta doutrina que nos separa como povo distinto, peculiar. Ela está ligada a nossa atividade como pessoa jurídica, e seus princípios se irradiam via nossa pregação ao redor do mundo.

Algumas pessoas criticam severamente o adventismo afirmando que perdemos nossa identidade. Dizem que não pregamos mais as 3 mensagens angélicas e nada falamos de Daniel e Apocalipse. Consideram que não somos mais a mesma igreja de 100 anos atrás. Pregam de que a Igreja Adventista teria realizado acordos secretos com diversas organizações internacionais e estaria proibida de pregar sobre estes assuntos. Serão verdadeiras estas acusações?

Conforme o supracitado texto de psicologia, a identidade não é só o que a pessoa aparenta, ela agrupa várias idéias como a noção de permanência. Será que mantivemos nossa pregação sobre Daniel e Apocalipse da mesma maneira que era no século XIX? Temos uma identidade permanente?

Duas recentes lições da Escola Sabatina respondem todas estas questões. A primeira é a Lição Grandes Profecias Apocalípticas de Abril a Junho de 2002 (primeira imagem). Apresenta em termos claros as explicações sobre os Impérios do passado (Babilônia, Medo Persa, Grécia, Roma), trata dos abusos cometidos pela Igreja Católica contra Deus, esclarece sobre o papel dos Estados Unidos na Profecia Bíblica e como os eventos atuais concorrem para o pleno cumprimento de todas as nossas pregações do século XIX.

A segunda lição é o estudo sobre Daniel, publicada para os meses de Outubro a Dezembro de 2004. Além de tratar dos animais proféticos, tem capítulos destinados ao juízo pré-advento, ao Santuário Celestial e como ele foi atacado pela doutrina Católica.

Estas duas lições efetivamente destabilizam grande parte dos argumentos de algumas pessoas de que não se pregaria mais na Igreja Adventista sobre o Santuário Celeste, as 3 Mensagens ou o Juízo Investigativo, por causa de supostos acordos ecumênicos. Ambas as lições foram publicadas no mundo todo e somente no Brasil tiveram tiragens de 100 mil exemplares.

Temos nossa identidade. Possuímos um conjunto de caracteres próprios e exclusivos, que estão ligados às nossas atividades, à nossa história de vida [como Igreja], e permite que o indivíduo [adventista] se perceba como sujeito [cristão] único.

Vamos agradecer ao Senhor do Sábado que criou o mundo, tirou Israel do Egito, morreu numa Cruz e voltará para nos buscar. Ainda somos Seu povo remanescente. Permanecemos no legado que ELE nos confiou no princípio de nosso movimento.

Esse post foi publicado em Artigos Adventistas e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s