A Bíblia ensina que a Lei possui 613 Mandamentos?

10 mandamentos EUA

Em nenhum lugar da Bíblia encontraremos um rol de 613 leis que Deus teria dado à Moisés.

O termo “lei” é usado na Bíblia de diversas formas. Por vezes “lei” era entendida como abrangendo todo o Velho Testamento (I Coríntios 14.21); por vezes só os cinco primeiros livros de Moisés, de Gênesis a Deuteronômio (Mateus 11.13).

No meio evangélico, caiu no domínio popular que, quando a Bíblia menciona a palavra “lei”, significaria todas as leis presentes no antigo testamento, o que não é verdade. De fato, Moisés entregou ao povo diversas leis, embora ele mesmo não seja o legislador, pois foi Deus quem as ditou a ele. Há porém um código bem distinto na Bíblia. Deus fez questão de entregar a Lei Moral de uma forma bem particular e até mesmo espantosa. É a única parte da Bíblia que não foi escrita por um profeta, pois foi o próprio Deus quem escreveu com Seu Dedo: os Dez Mandamentos (Êxodo 20.1-17):

(Êxodo 31:18) –  E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Os 10 mandamentos foram separados e colocados dentro da Arca da Aliança. A Lei de sacrifícios de animais, festas e demais rituais não foi colocada dentro da arca, mas escrita num livro e colocada ao lado da Arca:

(Deuteronômio 31:26) –  Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.

O Senhor fez questão de escrever Sua Santa Lei Moral (Os 10 mandamentos) de uma forma especial, e em nenhuma parte das Escrituras é esta Lei chamada de “Lei de Moisés”. Portanto, estudando com cuidado e carinho, qualquer um encontra as variedades de leis.

No Velho Testamento encontramos a Lei Moral (Êxodo 20.3-17); a lei cerimonial (Levítico 1 a 7.21; 16 a 17.9; 21 a 23, principalmente); as leis sanitárias, civis, penais e tributárias (Êxodo 23.1-9; Levítico 7.22-27; 11; 13 a 15; 17 a 20; 24 a 27, principalmente). Porém, diversos preceitos morais também se encontram misturados nos textos que tratam das leis cerimoniais e sanitárias.

Os judeus ao invés de viverem pelo Espírito de Deus obedecendo aos princípios da lei, fizeram uma classificação absurda dos mandamentos bíblicos e passaram a viver do texto literal, ignorando as diretrizes espirituais e o porquê da existência dos mandamentos. Nunca foi propósito de Deus que fosse feita uma classificação detalhada de ensinamentos como meio de alcançar a salvação (isso é um pecado conhecido como “legalismo”).

Hoje muitos evangélicos utilizam o argumento dos 613 mandamentos para tentar refutar os que guardam o santo sábado do Senhor, mas não se engane:

Isso não passa de uma classificação judaica anti-bíblica.

Os que andam no Espírito Santo sabem que devem obedecer a Deus. E que a Lei moral, inclusive o Sábado Moral é eterno.

Esse post foi publicado em Lei de Deus e marcado , . Guardar link permanente.

11 respostas para A Bíblia ensina que a Lei possui 613 Mandamentos?

  1. A propria palavra Sabado no original significa “descanso” isso nao quer dizer q o sabado literal tem q ser o dia para o descanso mas sim dentre os 7 dias da semana um devera ser de descanso como usamos hoje em dia o domingo…Até pq as pessoas tem q se enquadrar no ambiente em que vive e no mundo ocidental o dia do descanso é no domingo assim tbm representando o dia da ressurreiçao de Cristo que foi ao domingo…Jo 8:32 e conhecereis a verdade e a verdade vos libertara…O Senhor Jesus é Senhor até do sabado nao vos enganeis com falsas doutrinas!

  2. Onde está escrito isso? Deve ser em Macabeus.

  3. se sabado e o 7, domingo obviamente não e o 666 e sim o 1

  4. Temos que atentar que as leis foram ressecarias para um povo que vivia sob escravidão de um pais totalmente adverso e cético da vontade Divina, e mesmo liberto vagaram bastante tempo como tentativa de corrigir um caráter totalmente distinto ao que DEUS, nos ensina. Do deserto à terra prometida; caminhou com eles o orgulho a vaidade o egoísmo, a idolatria a outros deuses, a escravidão e tudo mais de ruim que se fundira na mente e no coração daquele povo, ou vocês acham por exemplos que, quem tinha dívida, esta foi perdoada, ou quem tinha escravos lhes deu a liberdade? Não isso foi mudando no decorrer da caminhada. Caso tenha duvidas leia e tirem suas conclusões

  5. Domingo é o primeiro dia da semana!!!

  6. Domingo é o primeiro dia da semana.

  7. Heli nho disse:

    sou assembleiano e digo: o sabado é expressamente um mandamento que devemos respeitar pois foi Adonai que determinou….agora se acham certo descansar no domingo pergunte ao papa porque ele descansou no primeiro dia antes de criar o mundo!!!!!!

  8. Jesus Cristo é Senhor até do sabado

  9. Rafael Dalben disse:

    o Sábado foi uma profecia e não o mandamento (na verdade tudo na biblia é voltado para o profético), Deus falou que nos descansaremos no sábado e Jesus é o descanso do homem e da alma, ou seja o sábado na parte profética, na analogia Jesus é o sábado que Deus tinha falado.

  10. elias lia disse:

    se Cristo estivesse aqui hoje como pessoa ele guardaria o sábado ou ele faria a sua obra pelos necessitados, sera que teríamos a capacidade de cumprir a guarda do sábado como manda o antigo testamento?

  11. Wilson Pinto disse:

    em mateus 5 v 17 18 e 19 Jesus disse que não veio abolir as leis ou os profetas e que veio cumprir e nem um j ou til se omitira da lei sem que tudo se cumpra,e ai daqueles que tirar ou acrescentar algo na lei,será chamado de menor no reino dos céus!em deuteronomio Deus dis que porá suas leis na nossa mente[testas] e observaremos[mãos],e o sabado é um sinal entre Deus e seu povo em Ezequiel 20 v 12,19 e 20;em apocalipse 1 v10 diz que o sábado é de Deus,em João 14 v 15 Jesus diz se me amardes guardareis os meus mandamentos,em João 15 v 10 ele diz que guardou os mandamentos de Deus e permanece no seu amor e se guardarmos os mandamentos permaneceremos em seu amor;na primeira carta de João Jesus está no céu,más João diz v 3,4 e 5 se conhecemos Jesus, se guardamos seus mandamentos.os 10 mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus,e a lei é eterna,imutavel,Não basta dizer que se ama, é necessário demonstrar esse amor. A obediência à Lei de Deus é a única maneira demonstrarmos que amamos a Deus, a Lei é tal qual um espelho que olhamos para ver como estamos nos preparando para encontrarmos com o nosso Deus. ”Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”. Tiago 1:23 e 25.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s