O que o Espírito Santo diz sobre a Cafeína?

Coca e Pepsi

Depois desta Charge sobre a eterna disputa entre a Coca e a Pepsi podemos ler o que a inspirada profetiza Ellen White, diz sobre as bebidas cafeínadas, sendo a voz do Espírito de Deus nesta questão:

Todos devem dar claro testemunho contra chá e café não os usando nunca. São narcóticos, igualmente nocivos ao cérebro e aos outros órgãos do corpo. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 430.

Tomar chá e café é pecado, condescendência prejudicial, que, como outros males, causa dano à alma. Esses diletos ídolos criam estimulação, ação mórbida do sistema nervoso. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 425.

O chá… entra na circulação e desequilibra gradualmente a energia física e mental. Ele estimula, instiga, e aviva o movimento do maquinismo vivo, forçando-o a uma ação fora do natural, e dá assim ao que o toma, a impressão de que lhe está prestando grande serviço, comunicando-lhe vigor. Isso é um engano.

O chá tira a resistência dos nervos e deixa-os grandemente enfraquecidos. Uma vez dissipada sua influência, e abatida a aumentada ação produzida por seu uso, qual é então o resultado? Desânimo e debilidade correspondentes à vivacidade artificial que o chá comunicara.

Quando o organismo já se encontra sobrecarregado e necessita repouso, o chá leva a natureza, mediante estímulo, para efetuar ação desusada, fora do natural, diminuindo-lhe assim a capacidade de realização e de resistência; e suas forças se esgotam antes do tempo que o Céu designava que o fizessem. O chá é venenoso para o organismo. Os cristãos devem deixá-lo em paz. … O segundo efeito do chá é dor de cabeça, insônia, palpitações do coração, má digestão, tremor dos nervos, e muitos outros males. Testimonies, vol. 2, págs. 64 e 65.

A influência do café é em certo grau a mesma que a do chá, mas o efeito sobre o organismo é ainda pior. Sua influência é estimulante, e justamente no grau em que ela se eleva acima do nível natural, causará exaustão e prostrará abaixo do natural. Os bebedores de chá e café têm estampado no rosto os sinais. … Não se vê no semblante o viço da saúde. Testimonies, vol. 2, págs. 64 e 65.

O café é uma satisfação prejudicial. Estimula temporariamente o intelecto, … mas o efeito posterior é exaustão, prostração, paralisia das energias mentais, morais e físicas. A mente debilita-se, e a não ser que mediante determinado esforço seja vencido o hábito, a atividade cerebral fica permanentemente diminuída. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 34.

Efeitos de Todas as Bebidas que Contêm Cafeína

A ação do café, e de muitas outras bebidas populares, é idêntica. O primeiro efeito é estimulante. São agitados os nervos do estômago, que comunicam irritação ao cérebro, o qual, por sua vez, desperta para transmitir aumento de atividade ao coração, e uma fugaz energia a todo o organismo. Esquece-se a fadiga; parece aumentar a força. Estimula o intelecto, torna-se mais viva a imaginação. A Ciência do Bom Viver, pág. 326.

Por essa contínua vontade de satisfazer o apetite, o natural vigor da constituição se torna gradual e imperceptivelmente prejudicado. Caso queiramos conservar a ação sadia de todas as faculdades do organismo, a natureza não deve ser forçada a uma ação antinatural. A natureza se manterá em seu posto de dever, e fará sábia e eficientemente seu trabalho, uma vez que os falsos esteios que foram introduzidos para lhe tomar o lugar sejam retirados. Review and Herald, 19 de abril de 1887.

Muitas pessoas que se acostumaram ao uso de bebidas estimulantes, sofrem de dores de cabeça e prostração nervosa, e perdem muito tempo devido a doenças. Imaginam que não podem viver sem o estímulo, e são ignorantes de seus efeitos sobre a saúde. O que o torna mais perigoso é que seus maus efeitos são com freqüência atribuídos a outras causas. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 35.

Fonte: Temperança p. 76-78

Esse post foi publicado em Alimentação Bíblica, Ellen G. White e marcado , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para O que o Espírito Santo diz sobre a Cafeína?

  1. nildo disse:

    gostei , mas gostaria de saber se o chá mate está incluido neste negocio de cafeina e se é pecado , por exemplo usar o café como remedio em um caso extremo…o que hellen whithe faria por exemplo se alguma pessoa estivesse anemica e precisasse com urgencia de um caldo de frango ou um figado de boi mal passado…

  2. Leidinalva Maria Da Silva Souza disse:

    coca-cola e pecado?

  3. Alexandro disse:

    Tudo que destrói nosso organismo é pecado, portanto Coca é pecado.

  4. Eliézer disse:

    A paz do Senhor irmãos! Não poderia deixar de falar algo que considero de muita importância a todos que frequentam este blog e que leram este tópico. Por que discutir sobre Coca-Cola ou Pepsi? Não entendo onde poderá levar esta conversa, já que o assunto deveria ser o que faz bem ao meu corpo ou não? Baseado nesta nova pergunta, que seria a correta, tenho algo a falar, Deus é um Deus de respeito e ordem, e não cumprindo um de seus preceitos você estará descumprindo todos… portanto quando você está preocupado em se deve tomar coca/pepsi ou não, deveria saber, se estudasse, que Ellen White tomava café! Não irmãos, não estou louco, é só você fazer algo que normalmente os adventistas em geral não fazem: ler o livro “Conselhos sobre regime alimentar”; na página 432, da segunda edição, você verá a seguinte afirmação dela: ” 753. Uso um pouco de leite fervido com meu simples café feito em casa”. Carta 73a, 1896 – Portanto irmãos quero deixar a critério de vocês o julgamento sobre a questão cafeína, pedindo que sejam sinceros com si mesmos, orando para que Deus mostre a vocês o que é ou não é correto para vossa salvação e que não sigam normas de homens e igrejas que não poderão fazer nada por vocês no juízo final. Eu sempre procuro lidar com este assunto por este prisma, minha salvação é muito valiosa para acreditar em tudo que ouço dentro da igreja ou de outra pessoa sem antes averiguar e fazer um estudo profundo sobre o assunto, mesmo que venha de um pastor ou algum intelectual religioso da igreja. E fazendo isso, descobri na leitura deste livro que citei acima, que Ellen White não só proibe o uso de café [ declara que toma café com leite em casa], mas também proíbe o uso de temperos em geral, condimentos, carnes, chás [todos], qualquer líquido gelado ou quente, pastel, queijo, não misturar verduras com frutas na mesma refeição, ter duas refeições ao dia, não usar em nada a mistura de açucar com leite [mesmo em bolos ou qualquer receita]. Portanto irmãos, quando vocês forem convidados a almoçar aos sábados na igreja e falarem para você que não pode levar carne, e você ver pratos recheados de queijo, saiba que o mesmo pecado que você cometeria ao transgredir o sábado, você estará comentendo ao comer queijo ou coisas citadas no livro, inclusive ela cita neste livro que o queijo é algo muito pior que a carne e não deveria nunca entrar na boca do adventista. Sei que muitos irão me chamar de fanático, mas muito pelo contrário, não creio em nada disso, só quero mostrá-los que os adventistas estão longe em muito de cumprir suas próprias designações, porque hoje o que ocorre dentro das igrejas da IASD é muito fanátismo por parte de alguns ou muito relaxameto por parte da maioria em relação as suas próprias crenças que pode se ver, como mostrado aqui, em muito, são contraditórias.

  5. Pingback: Adventistas discutem sobre Coca Cola ou Pepsi… « Isus Dolazi

  6. Pingback: Adventistas discutem sobre Coca Cola ou Pepsi… | Sola Scriptura

  7. Clayton Daniel disse:

    Caro Eliézer, em relação ao seu comentário de Agosto 10th, 2009 às 18h05min (leia todo o texto):

    Ellen White não conheceu toda a verdade da alimentação após ter nascido, mas bem depois já com uns 18 anos e isso foi um processo gradual, lento, como é com todos nós. Ou seja, ela não parou de comer carne e nem de beber café logo em seguida quando recebeu a mensagem. Assim como acontece conosco, o Espírito Santo vai convencendo gradativamente e não da noite para o dia.

    A prova disso é que o texto que você citou, mencionando que ela bebia café, é da carta número 73, do ano de 1896 e no mesmo livro que você citou (Conselhos sobre regime alimentar), só que no final da página anterior (página 431), temos a mensagem de que “nem chá nem café devem ser servidos. Cereal torrado, feito da melhor maneira possível, deve ser servido em lugar dessas bebidas destruidoras da saúde” e essa mensagem é da carta número 200 do ano de 1902. Ou seja, em 1896 ela ainda bebia café, já em 1902 ela já não bebia. Ela mudou de idéia! Se você leu o livro, porque então se apegou apenas ao fato de que ela bebia café???

    O fato de ela ter bebido café anteriormente não significa que ela, agora com uma luz maior e convencida pelo Espírito Santo de que o café é prejudicial, apoiava a idéia de que beber café é correto. Apenas mostra que, assim como nós, ela também foi se convencendo da verdade gradualmente.

    Além disso, essa passagem (o texto que você mencionou) é a única linha em todas as 100 mil páginas que ela escreveu dizendo que ela bebeu café. Em todos os outros textos nos quais ela cita que o café, cita-o como prejudicial. Por que você então se apega só a esse e despreza a grande maioria que mostra de forma clara que café é nocivo? Talvez a resposta seja porque você também o use! Mesmo porque seria realmente uma grande surpresa você defender uma idéia onde não crê e pratica.

    Por isso, quando você, que é adventista batizado e se considera adventista, cita essas passagens para justificar o uso de café ou de outra substância qualquer (pois talvez você o use) ou mesmo para defender um princípio errado (algum que talvez você o faça), achando que está certo, você está contribuindo para a DESEDIFICAÇÃO e DESUNIDADE da Igreja. E, o pior, estimulando outros com pouco discernimento, a desentenderem a verdade, contribuindo assim, não só para a sua perdição, como também a de muitos outros.

    Eu já vi irmãos citando a Bíblia e o Espírito de Profecia para defender a idéia de que a justificação é pela fé, sem a necessidade da guarda dos mandamentos. Por incrível que pareça, pegando textos isolados na Bíblia e no Espírito de Profecia, é possível até mesmo provar isso. Depois fiquei sabendo que esse “irmão” estava em adultério e já havia sido excluído do rol de membros da igreja. Irmão, dificilmente alguém defende uma idéia que não pratica!
    Quando você diz: “Eu sempre procuro lidar com este assunto por este prisma, minha salvação é muito valiosa para acreditar em tudo que ouço dentro da igreja ou de outra pessoa sem antes averiguar e fazer um estudo profundo sobre o assunto, mesmo que venha de um pastor ou algum intelectual religioso da igreja.”, você está certo! Quem dera todos os adventistas fossem estudiosos como você o é! Isso é muito bom! Parabéns!

    Só que você tem que lembrar da doutrina número catorze da IASD: “Unidade no Corpo de Cristo”. Se você tenta defender uma idéia isoladamente, usando textos isolados e ignorando outros textos claros (assim como você fez sobre o uso do café e talvez o faça para defender outros erros que considere certo), esteja certo de que você não está ao lado do SENHOR.

    Ef 4:12 e 13 diz: “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.”
    Você também citou a aparente contradição entre os irmãos num almoço. Realmente, o excesso das coisas lícitas também é pecado. Assim, comer muito queijo é prejudicial, excesso de temperos, pimenta, etc., também o é. E apontar o erro do irmão também o é! Se você acredita que, por não fazer essas coisas e condenar os que fazem, Deus o considera justo, afirmo-te que você está completamente enganado. Acredite, você é pior do eles! Você fala de fanáticos, mas na verdade você é um fanático.

    Pessoas, como você, que gostam de apresentar ao mundo as contradições dos membros da igreja, deveriam repensar qual é o seu papel como membro da IASD. Se você acha realmente “que os adventistas estão longe em muito de cumprir suas próprias designações, porque hoje o que ocorre dentro das igrejas da IASD é muito fanatismo por parte de alguns ou muito relaxamento por parte da maioria em relação as suas próprias crenças que pode se ver, como mostrado aqui, em muito, são contraditórias” (como você mesmo disse), aconselho-te a abandonar a igreja, afinal de contas parece que você acredita que não pode fazer nada para ajudar ninguém e que nem quer fazer.

    Deus não precisa de pessoas que pensam como você, egoístas, que distorcem a verdade. O fato de você apontar que há pessoas fanáticas e outras liberais, faz de você uma delas, ou pior! Pior porque você já percebeu isso e não faz nada para ajudar seus irmãos e, pior ainda, criticando-os. Enquanto que aquelas que você afirma serem fanáticas ou liberais, talvez não tenham a luz que você já tem. Você não entendeu ainda que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é o Corpo de Cristo, então quando você fala mal do irmão ou de uma irmã, você está falando mal de Deus. Noutras palavras você está dizendo: “Deus não tem poder para mudar a vida daquelas pessoas”.

    Leia o que EGW escreveu Melbourne, Austrália, 3 de fevereiro de 1898:
    Palavras de Advertência a um Médico em Liderança:

    “Foi-me concedido esclarecimento especial de que estais em perigo de perder a visão da obra para este tempo. Estais levantando barreiras para separar da igreja o vosso trabalho e os que estais instruindo. Isto não deve acontecer. Os que estão recebendo instrução em setores médico-missionários devem ser levados a perceber que sua educação deve prepará-los para fazer a melhor obra em conexão com os ministros de Deus. Deveis lembrar-vos, meu irmão, de que o Senhor tem na Terra um povo a quem Ele respeita. Vossas palavras, porém, e a maneira em que são muitas vezes pronunciadas, criam a descrença na posição que ocupamos como um povo. Estais em perigo de deixar de conservar firme a fé uma vez entregue aos santos, de naufragar na fé. Foram pronunciadas as palavras: “Um pequenino rombo fará afundar um navio. Um elo defeituoso torna a corrente sem valor.”” (Conselhos Sobre Saúde, cap. 11 – Obra Médico-Missionária, página 519).

    Isso serve para todos nós, não só para você!

    Abraços!

    Espero ter contribuído.

  8. marcos disse:

    me repondam viver e pecado?

  9. vanessa disse:

    ela esta certa,ou melhor o espirito santo está certo.eu creio que isso tenha vindo de Deus e sei muito bem que essas bebidas fazem mal a saude .

  10. Simone disse:

    Nossa, entrei para ter mais informações sobre como o uso do café, e chás afetam nossa saúde, porém fiquei descepcionada ao ver dois irmãos, fazendo criticas tão pesadas, pricipalmente um mandando o outro abandonar a igreja, O que é isso, um tão cheio de razão, por que não aconcelhar em vez de sugerir o afastamento da igreja, o que é que cristo aconselharia? não seria a mansidão? paz. Tenho muito a aprender, mas sei que esse tipo de comentarios denigrem a imagem da igreja.

  11. Eliézer disse:

    Caro admin do blog, não entendi o porque que foi bloqueado minha resposta de não ser adventista! Por acaso você está tentando induzir o pensamento daqueles que leem a algo? Se for o caso, delete também o comentário do Clayton Daniel, assim você mostrará que tem boas intenções ao administrar este blog.

    Se quiser pode manter minha resposta: Não sou adventista.

  12. Pingback: Adventistas discutem sobre Coca Cola ou Pepsi… « FOCO NA VERDADE

  13. Gostaria de ter uma informação sobre quais seriam esses chás que Ellen White afirma serem estimulantes. Estou montando uma aula sobre saúde e gostaria de ter essa informação.

  14. TODOS OS CHAS QUE CONTEM CAFEINA…OS CHÁS PRETOS E MATES TODOS TEM CAFEINA….E O CHOCOLATES TB TEM

  15. Prezado, o índice de cafeína no chocolate é tão insignificante, que precisaríamos ingerir 350 gramas do chocolate ao leite, pra ingerir a cafeína correspondente a uma xícara de café. (Fonte da informação: Revista Seleções, Agosto de 2002, pág 62).
    O maior mal causado pelo chocolate, é devido a quantidade excessiva de açúcar e gordura.

  16. Mário Lobato disse:

    Boa noite…
    Respeito os comentários de Ellen White, mas sinto dizer que ela, apenas, refletiu a ideia do café e chá que os médicos à época achavam. Inclusive, fala muito próximo ao médico afim da alopatia Dr. James Caleb Jackson em seus livros e na revista periódica “Laws of Life”.
    A medicina moderna de hoje já provou, através de inúmeros trabalhos bem desenhados, que o café, quando consumido moderadamente (até três xícaras por dia), é BENÉFICO à saúde, ao coração, às artérias. Em excesso é que poderá causar efeito rebote de hiperexcitação do organismo. Há um detalhe que, em moderação, ele reduz a mortalidade por causas cardiovasculares, pois reduz influxo de cálcio nas artérias e impede a fixação e o crescimento das placas de gordura nas artérias, reduzindo o risco de infarto e AVC. Isto foi provado e replicado há mais de 20 anos!!! A medicina tradicional não tem mais dúvidas disso.
    Lamentavelmente nossa igreja adventista põe panos quentes sobre o assunto e justifica haver uma espécie de duas medicinas, a dos médicos adventistas que acabam por não reconhecer (e não querer ler) esses trabalhos e a medicina secular que, ao atestar por meio de experimentos científicos algo contrário ao que falou Ellen White, é vista como medicina pecadora secular, pondo em dúvida os resultados. Todavia, quando atesta algo congruente ao que ela disse, o trabalho é correto e eis mais uma prova de que Ellen era profetisa de Deus.
    Estamos nos perdendo em filigranas e esquecendo de pregar o evangelho verdadeiro. No céu, teremos alcoólatras, drogados, tabagistas, políticos, assassinos, ladrões, obesos mórbidos, católicos, ateus, escarnecedores, preguiçosos, adúlteros, gays, prostitutas, bebedores de café e de chá, desde que cumpram Marcos 16:16 – Crerem que Jesus é o Filho de Deus e se arrependerem de seus pecados. Assim, serão salvos!!! Ah, quase esqueci, haverá, também, adventistas do sétimo dia que seguirem os passos do humilde que sentou atrás na sinagoga e não os do fariseu que sentou-se à frente no melhor banco!!!
    A propósito, sou médico nefrologista, adventista, batizado há 7 anos, leitor ávido da história da igreja e de suas origens, mas curioso pela verdade e simpatizante dos bereanos que iam às escrituras para atestar se o pregador fala consoante a Palavra do Senhor!!!
    Aberto a discussões.
    Deus abençoe.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s