Pregador Batista Desmascara a Igreja Católica

C.H. Spurgeon

C.H. Spurgeon (Pregador Batista, texto de 1865)

Em tempos antigos, quando algumas das Igrejas de Cristo começaram a livrar-se do jugo do Papado que pesava sobre seus pescoços, o argumento usado contra a reforma era a necessidade de manter a unidade. “Você precisa ser paciente com esta ou aquela cerimônia e com este ou aquele dogma; não importa quão anticristão e profano. Você precisa ser paciente quanto a isso, ‘esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz'”.

Assim falou a velha serpente naqueles dias antigos: “A Igreja é una; ai daqueles que semeiam o cisma! Pode até ser verdade que Maria tenha sido posta no lugar de Cristo, que as imagens são adoradas, que vestimentas e trapos podres são reverenciados, e que o perdão é comprado e vendido para crimes de todo tipo; pode ser que a assim chamada igreja tenha se tornado uma abominação e uma moléstia sobre a face da terra; mas ainda assim, ‘ esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz ‘, você deve curvar-se, reprimir o testemunho do Espírito de Deus dentro de você, esconder a Sua verdade sob um alqueire, e deixar a mentira prevalecer.”

“Efésios 4:3 insta para que nos esforcemos em manter a unidade do Espírito, mas não nos diz para manter a unidade do mal, a unidade da superstição, ou a unidade da tirania espiritual.”

Este foi o grande sofisma da Igreja de Roma. Porém, quando ela não pôde mais seduzir os homens falando de amor e união, ela passou a usar o seu tom mais natural de voz, e amaldiçoou diretamente, a torto e a direito, de todo coração: e manteve a maldição até que ela mesma expire!

Irmãos, não havia nenhuma força no argumento dos Papistas. Efésios 4:3 insta para que nos esforcemos em manter a unidade do Espírito, mas não nos diz para manter a unidade do mal, a unidade da superstição, ou a unidade da tirania espiritual. A unidade do erro, da falsa doutrina, da tirania dos bispos, pode incluir o espírito de Satanás; não temos nenhuma dúvida disso; mas que esta seja a unidade do Espírito de Deus nós negamos veementemente. A unidade do mal nós devemos demolir com todas as armas que nossas mãos puderem agarrar. A unidade do Espírito, a qual devemos manter e nutrir, é outra coisa completamente diferente.

Lembrem-se que somos proibidos de fazer o mal para que venha o bem. Mas conter o testemunho do Espírito de Deus dentro de nós, esconder qualquer verdade que tenhamos aprendido pela revelação de Deus, refrear-nos de testemunhar pela verdade de Deus e da Sua Palavra contra o pecado e a tolice das invenções dos homens, todos estes seriam pecados dos mais imundos. Não ousamos cometer o pecado de extinguir o Espírito Santo, ainda que seja com a intenção de promover a unidade.

“Certamente a unidade do Espírito nunca requer algum apoio pecaminoso; ela não é mantida suprimindo a verdade, e sim apregoando-a por toda parte.”

Certamente a unidade do Espírito nunca requer algum apoio pecaminoso; ela não é mantida suprimindo a verdade, e sim apregoando-a por toda parte. A unidade do Espírito tem como sustentação, dentre outras coisas, o testemunho de santos espiritualmente iluminados com relação à fé que Deus revelou em Sua Palavra. Aquela unidade, é uma unidade totalmente diferente que amordaçaria nossas bocas e nos transformaria em gado imbecilmente dirigido, para ser alimentado e depois abatido ao bel prazer de mestres sacerdotais.

O Dr. McNeil disse, acertadamente, que dificilmente um homem pode ser um Cristão sério em nossos dias sem ser um controversista. Somos enviados hoje como ovelhas para o meio de lobos. Pode haver acordo? Somos acesos como luminares no meio da escuridão. Poder haver conciliação? Não foi o próprio Cristo que disse, “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada”? Vocês compreendem como esse é o mais verdadeiro método de esforçar-se para manter a unidade do Espírito; porque Cristo o homem de guerra, é Jesus o Pacificador; mas para a criação de paz duradoura, espiritual, as falanges do mal devem ser destruídas, e a unidade das trevas arrojada em tremor.

“O Dr. McNeil disse, acertadamente, que dificilmente um homem pode ser um Cristão sério em nossos dias sem ser um controversista.”

Peço sempre a Deus que nos preserve de uma unidade na qual a verdade seja considerada sem valor, na qual princípios dêem lugar à políticas, na qual as virtudes nobres e varonis que adornam o herói Cristão tenham que ser completadas por uma afetação efeminada de amor. Que o Senhor possa nos livrar da indiferença para com a Sua Palavra e vontade; porque isso cria a unidade fria de massas de gelo unidas em um iceberg, esfriando o ar por milhas ao redor, a unidade dos mortos enquanto dormem nas sepulturas, lutando por nada, porque não têm parte nem herança em tudo aquilo que pertence aos viventes. Há uma unidade que raramente é quebrada: a unidade dos demônios que, sob o serviço do seu grande mestre e senhor, nunca discordam nem disputam. Protege-nos desta terrível unidade, ó Deus dos céus! A unidade dos gafanhotos que têm um objetivo comum, com a sua glutonaria que arruína tudo ao seu redor; a unidade das ondas de fogo de Tofete, que arrasta miríades para a miséria mais profunda. Disso também, ó Rei dos céus, livra-nos para sempre!

“A destruição de todo tipo de unidade que não está baseada na verdade é uma preliminar necessária à edificação da unidade do Espírito.”

Que Deus perpetuamente nos envie algum profeta que clame em alta voz para o mundo: “Sua aliança com a morte será anulada, e seu acordo com inferno não permanecerá”. Que sempre tenhamos alguns homens, mesmo que sejam ásperos como Amós, ou austeros como Ageu, que denunciem sempre de novo qualquer associação com o erro e qualquer acordo com o pecado, e declarem que estas coisas são abomináveis para Deus.

Nunca imaginem que a contenda santa seja uma violação de Efésios 4:3. A destruição de todo tipo de unidade que não está baseada na verdade é uma preliminar necessária à edificação da unidade do Espírito. Precisamos primeiro derrubar estas paredes feitas de argamassa ruim – estes muros cambaleantes construídos pelo homem – para que possa haver espaço para as excelentes rochas dos muros de Jerusalém colocadas umas sobre as outras para uma permanente e duradoura prosperidade.

Fonte: Trecho extraído do sermão Promovendo a Verdadeira Unidade pregado no dia de ano novo do ano de 1865.

Esse post foi publicado em Apocalipse 17: A Igreja de Satanás e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para Pregador Batista Desmascara a Igreja Católica

  1. SEBASTIÃO CAROLINO DA SILVA disse:

    A MELHOR FORMA DE SE VIVER É COMPREENDER A VONTADE DE DEUS. O VERDADEIRO FILHO DE DEUS QUANDO COMPREENDE AS ESCRITURAS FALA SEMPRE A VERDADE. PORQUE VERDADEIRO FILHO DE DEUS É AQUELE QUE ANÚNCIA A PALAVRA DE DEUS E DENÚNCIA O PECADO. ELE JULGA COM RETIDÃO. O SENHOR DEUS É PROVA DISSO, QUE DISSE: JULGAR COM RETIDÃO É MAIS ACEITAVEL AO SENHOR DOQUE OFERECER -LHE SACRIFICIO. EM JOÃO C. 7 :24 DIZ: NÃO JULGUEI SEGUNDO A APARÊNCIA, E SIM PELA RETA JUSTIÇA.
    EM PROVERBIOS 31:9 DIZ: ABRE A BOCA, JULGA RETAMENTE E FAZE JUSTIÇA AOS POBRES E AOS NECESSITADOS. OBS: VERDADEIRO FILHO DE DEUS ´E TODO AQUELE QUE JULGA, DISCIPLINA, CORRIGI A SÍ MESMO E AOS OUTROS. AI DAQUELE QUE ESCONDER AS PALAVRAS DO ESPIRITO SANTOS E NÃO TRANSMITIR AO MUNDO. PARA QUE O MUNDO SEJA SALVO. OBS. IDE POR TODO MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. OBS. FALA A VERDADE DE ACORDO COM A BÍBLIA. ABRAAÇOS.

  2. wilsom marques disse:

    nos devemos pregar as escrituras sagradas e nao o que queremos pregar devemos viver a mensagem das escrituras e nao viver caticismo de igreja o caticismo nao esta de agordo com a palavra de Deus diz que cego nao e aguele que nao ve mas e aguele que nao quer ver gente pegue o caticismo da igreja cat e compara com o que diz as sagradas escrituras nao tem nada a ver nao adianta eu estudar cinguenta anos para me formar um padre e nao enchergar o que Deus pede para agente fazer obedecer caticismo e mesma coisa de eu estar obedecendo ao que o homen escreveu quantas pessoas estao se perdendo por falta de conhecimento da palavra de Deus gente o que e caticismo perante a palavra de Deus nao e nada senao um atentado contra Deus
    a biblia nao precisa ser alterada como fizeram caticismo e coisa de homem voces preferem obedecer homem ao inves de obedecer a Deus Deus diz que nada era para ser tirado e homem tira fas o que quer com a palavra de Deus e depois diz que o Papa deve ser obedecido nao sei de onde voces tiram estas ideia de que o papa deve ser obedecido como pai pai e so o nosso Deus nao precisa de papa nenhum aqui na terra para fazer o homen fazer as coisas certas basta studar as escrituras so isso e mais nada o papa e uma pessoa normal iqual a um pastor em qualquer igreja de santo nao existe nada senao a palavra de Deus estaria mentindo quando diz que nao existe nenhum santo se quer e voces considera o papa santo

  3. Vivemos tempos ruins. O MAL prevalece sobre o BEM. Permanecendo no Amor de DEUS e na Unidade do Espírito , nos livraremos do MAL. O seu mestre e senhor anda por toda parte “bramando como um leão, buscando a quem possa tragar. estejamos atentos para não cairmos em suas garras. SPURGEON foi a voz e a coragem de DEUS para advertir os crentes, fieis verdadeiros, para que não se confundam com belas palavras e suaves convites para integração com seitas e religiões tradicionais que não se colocam na posição de “Ide e pregai a toda criatura”, A MENSAGEM DE SALVAÇÃO MEDIANTE O ARREPENDIMENTO E A FÉ.
    Abraços cordiais a todos que assim procedem !
    Dilcéa Moreira Schueler Barboza
    dmsb009@gmail.com

  4. a igraja católica é uma farça,fico indignado quando vajo católicos deixando Deus de lado para adorar Maria,Pedro,João… e muitos e muitos outros.não se enganem a salvação é adiquirida pela fé e pelo perdão de Deus quando vc reconheçe o sacrifiçio que Deus fez na crus vc é salvo.não é pelo BATISMO QUANDO CRIANÇA ou por OBRAS. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef. 2:8, 9). que Deus os abençoe nesses tempos dificeis.

  5. Deus quer que nós, nos demos em Sacrifício, esse pregador é muito famoso e inteligente mais infelizmente é só mais um que busca a fama em vez da verdadeira comunhão com Deus, a Igreja Católica na época de Spurgeon vivia por tribulações Leiam isso e me diga onde esta a falta de discernimento ?
    Mateus……
    “17. Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.

    18. E eu te declaro: TU és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

    19. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

    E caso exista algum Protestante que Realmente acredita em sua Fé ou pelo menos acha que isso seja Fé ,…………….Eu aconselho a lerem o ”Banquete do Cordeiro De Scott Hahn”
    Se uma pessoa não cair na Real partindo desse livro saiba de uma coisa, a Biblia é apenas um livro para ela e mais nada…………..(……….)

  6. IASD disse:

    A Igreja Católica é a mulher do mal, a esposa traidora de Cristo, descrita em Apocalipse 17. Estude a Bíblia!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s