O Budismo de Nitiren Cresce Silenciosamente no Brasil

O budismo de Nitiren se baseia nos ensinamentos do Buda Nitiren (1222-1282). A Soka Gakkai (Sociedade de Criação de Valores)  foi fundada em 1930 pelo educador Tsunessaburo Makiguti (1871-1944) com o intuito de promover o budismo nitiren ao redor do mundo.

No Brasil, esta religião cresce sem propaganda extensiva. A pregação ocorre via individual e alçança cada vez mais brasileiros sem ascendencia oriental.

Outro tópico essencial ao Budismo de Nitiren é a utilização de um único mantra, “NAM MYO HO RENGUE KYO”, que, em uma tradução simples, significa “Devoto-me à lei mística do Sutra de Lótus”, mas cujas sílabas desdobram-se em outros significados. De acordo com as escolas, O daimoku (como é chamado o mantra), encerraria em si a Lei do Universo e despertaria a natureza de Buda em quem recitasse. Portanto, outro pilar da fé nos ensinamentos de Nitiren seria o poder de atingir o Estado de Buda na existência atual e, através da disseminação dos ensinos (Shakubuku), buscar a paz mundial (kossen-rufu).

Os budistas recitam o NAM MYO HO RENGUE KYO todos os dias. A recitação tem também o significado de “sintonizar minha vida” (NAM) “com a energia cósmica universal” (MYO HO) gerando causas e efeitos positivos (RENGUE) para transformar minha própria vida (KYO).

Os 10 Estados da Vida segundo o Budismo Nitiren são:
1. Estado de Inferno: raiva

2. Estado de Fome: ganância

3. Estado de Animalidade: falta de controle próprio

4. Estado de Ira: egoísmo

5. Estado de Tranqüilidade: consegue-se controlar a si próprio pelo uso da razão

6. Estado de Alegria: quando a pessoa se liberta do sofrimento ou safisfaz algum desejo

7. Estado de Erudição: é uma condição experimentada quando se empenha para conquistar um estado de contentamento e de estabilidade duradouro por meio da auto-reforma e do desenvolvimento

8. Estado de Absorção: tenta-se aprender o caminho para a auto-reforma por meio da observação direta dos fenômenos

9. Estado de Bodhisattva: estado de compaixão em que um indivíduo devota-se à felicidade dos outros mesmo que tenha de fazer sacrifícios

10. Estado de Buda: o estado de Buda aparece na vida diária como boas ações ou atos benevolentes

Esse post foi publicado em Artigos Adventistas e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para O Budismo de Nitiren Cresce Silenciosamente no Brasil

  1. jotabe007 disse:

    objetivo desta postagem é divulgar o budismo ?

  2. O budismo Nitiren Daishonin é o único religião que pode tirar a humanidade do caos,Pois prega o humanismo mostra um direcionamento as pessoas.Nos associados da SGI temos a plena convicção que, NA ÉPOCA ATUAL, O Gohonzon e o Nam-myoho-renguekyo são os únicos remédios eficazes para a cura dos Três Venenos e para a concretização da felicidade de
    todos os povos.

  3. Achei interessante a divulgacao pois da explicação clara, sem julgamentos. Eu acredito que religião significa fé. Atualmente, se propagam na sociedade tantas coisas negativas. Por isso acho que as filosofias que visam a melhora do ser humano e da harmonia entre as pessoas deveriam ser mais valorizadas. A comunhão inter-religiosa visando o bem da Humanidade é um ideal maravilhoso.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s