Após 25 mortes, ONU e potências condenam violência contra cristãos no Egito

As Nações Unidas e as potências ocidentais condenaram nesta segunda-feira a violência entre cristãos coptas e as forças de segurança que deixou ao menos 25 mortos e 200 feridos desde o domingo (9), mesmo após o premiê egípcio ter apelado para a união nacional. O mandatário, Essam Sharaf, defendeu o diálogo e convocou uma reunião de emergência para que o governo formule medidas de contenção.

Milhares de coptas, uma igreja cristã que representa entre 6 e 10% da população egípcia e que se considera discriminada pela maioria muçulmana, se manifestaram contra o incêndio de uma igreja na região de Assuã.

Um toque de recolher foi decretado no centro da capital das 2h às 7h (21h às 2h de Brasília) desta segunda-feira para tentar restabelecer a calma, e a segurança foi reforçada ao redor do Parlamento, da sede do Conselho de Ministros e do Museu Arqueológico do Cairo.

EUA

Em reação, o presidente americano, Barack Obama, disse estar “profundamente preocupado”, acrescentando a importância de proteger a minoria copta e de que eleições sejam convocadas no país para que um novo governo substitua a junta militar que atualmente controla o Egito de forma interina.

“O presidente está profundamente preocupado com a violência no Egito que levou à perda de vidas de manifestantes e de forças de segurança”, afirmou o porta-voz de Obama, Jay Carney, que expressou a solidariedade dos Estados Unidos “nestes momentos difíceis”.

“Chegou a hora de que todas as partes deem mostras de moderação para que os egípcios possam avançar juntos na elaboração de um Egito forte e unido”, acrescentou.

_______

Observação do Blog: Dificil dizer que esse evento se caracteriza por “perseguição aos cristãos” porque parece que os cristãos deram motivos para a violência e se envolveram com ela. Mas Deus tudo sabe…

Esse post foi publicado em Perseguição aos Cristãos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s