O Arcanjo Miguel Conforme o Adventismo e Conforme as Testemunhas de Jeová: Diferenças

Poucas pessoas que não sejam adventistas ou que não sejam testemunhas de Jeová percebem as diferenças que as 2 denominações possuem em relação a doutrina do Arcanjo Miguel. A maioria das pessoas pensam que ambas as religiões ensinam a mesma maneira. Mas isso é um engano. As doutrinas são completamente diferentes!

As Testemunhas de Jeová ensinam que o ”Arcanjo Miguel” e ”Jesus” são 2 nomes para a mesma pessoa. Só que Jesus é uma criatura de Deus Jeová. Apenas Jeová Deus é divino. Jesus não é divino, mas mera criatura. Ele teria sido a primeira criatura de Jeová Deus. Veja o desenho animado feito para expor esse erro das Testemunhas.

Para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, ”Arcanjo Miguel” e ”Jesus” também são 2 nomes para a mesma pessoa. Só que Jesus é a segunda pessoa da divindade. Ele é plenamente divino e faz parte da Trindade Divina. Jesus não é criatura de Deus Pai, mas seu Filho. Os adventistas ensinam que Jeová é um nome que se refere tanto a Jesus quanto a Deus-Pai, embora sejam 2 pessoas distintas.

Esse post foi publicado em Anjos e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para O Arcanjo Miguel Conforme o Adventismo e Conforme as Testemunhas de Jeová: Diferenças

  1. Pingback: A Igreja Verdadeira: Igreja Adventista do Sétimo Dia | Adventismo em Foco

  2. Jesus, na sua existência pré-humana, era “o Primogênito de toda criatura”. (Colossenses 1:15, BJ) Era “o princípio da criação de Deus”. (Revelação [Apocalipse] 3:14, Bíblia Vozes [BV]) “Princípio” [grego: arkhé] não pode corretamente ser interpretado para significar que Jesus era o ‘principiador’ da criação de Deus. Em seus escritos bíblicos, João usa diversas formas da palavra grega arkhé mais de 20 vezes, e estas sempre têm o significado comum de “princípio”. Sim, Jesus foi criado por Deus como o princípio das criações invisíveis Deste.

    Identificação de Deus pela Bíblia é clara, compreensível

    João 4:24, Al “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em Espírito e em ver
    1 Cor. 8:6, Al “Para nós há um só Deus, o Pai.”

    Deu. 6:4, Brasileira “Jeová nosso Deus é o único Deus [é um só Jeová, NM].”

    Sal. 83:18, Al “Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de JEOVÁ, és o Altíssimo sobre toda a terra.”

    Jesus Cristo não é o mesmo Deus que o Pai

    1 Cor. 8:6, ALA “Para nós há um só Deus, o Pai de quem são todas as cousas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as cousas, e nas também por ele.”

    O Pai é Deus de Jesus

    João 20:17, Al “Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.”

    1 Ped. 1:3, Al “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”

    Mar. 15:34, Al “A hora nona, Jesus exclamou com grande voz dizendo: Eloi, Eloi, lama sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

    Apo. (Rev.) 1:1; 3:12, Al “Revelação de Jesus Cristo . . . A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre Ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus . . . que desce do céu, do meu Deus.”

    Jesus chamou seu Pai de “único Deus verdadeiro”, excluindo a si mesmo

    João 17:1, 3, ALA “Tendo Jesus falado estas causas, levantou os olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora, glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

    Jesus é o Filho de Deus, não Deus Filho

    Mat. 16:16, 17, Al “Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai que está nos céus.”

    1 João 4:15, ALA “Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele.”

    Luc. 1:35, ALA “Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer, será chamado Filho de Deus.”

    João 1:34, ALA “Eu [João Batista] de fato vi, e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.”

    João 3:16, 17, Al “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

    João 20:29-31, Al “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.”

    Jesus não é o Deus, mas o mediador entre Deus e homens

    1 Tim. 2:5, 6, ALA “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. O qual a si mesmo se deu em resgate por todos.”

    Jesus não firmava ser o Deus, mas, sim, o representante de Deus

    João 10:36, ALA “Daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas, porque declarei: Sou Filho de Deus?”

    João 5:37, Al “O Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.”

    João 8:17, 18, Al “Na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou.”

    João 14:1, 6, 9, Al “Credes em Deus, crede também em mim. . . Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. . . . Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? quem me vê a mim vê o Pai: e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Compare isso com João 1:14, 18.)

    Jesus não é igual ao Pai em poder e glória, mas está sujeito a ele

    João 14:28, Al “O Pai é maior do que eu.”

    João 13:16; 8:42, Al “Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.” “Disse-lhes pois Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus, não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.”

    João 5:19, ALA “Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai.”

    Luc. 22:41, 42, Al “Apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava. Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálix, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.”

    Mesmo no céu está sujeito ao Pai

    1 Cor. 11:3, Al “Quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.”

    Mat. 20:23, ALA “O assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai.”

    Fil. 2:5-7 “Mantende em vós esta atitude mental que houve também em Cristo Jesus, o qual embora existisse em forma de Deus, não deu consideração a uma usurpação, a saber, que devesse ser igual a Deus. Não mas ele se esvaziou e assumiu a forma de escravo.”

    Sal. 90:2, Al “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim de eternidade a eternidade, tu és Deus.”

    Jer. 10:10 Versão Brasileira “Jeová [“Javé”, PIB] é o verdadeiro Deus; ele é o Deus vivo e o rei sempiterno.”

    Isa. 40:28, Versão Brasileira “O sempiterno Deus, Jeová, Criador dos fins da terra.”

    1 Tim. 1:17, ALA “Ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único honra e glória pelos séculos dos séculos.”

  3. Jesus não é o mesmo que o “Deus dos Deuses”. Mas ele é um dos Deuses santos.
    http://estudopessoal.blogspot.com

  4. jrmanaus disse:

    Olá Tompson.

    Entendo seu posicionamento e acho salutar podermos expor nossas doutrinas, desde que o objetivo seja de aprendermos mais da palavra de Deus, mas permita-me comentar a respeito

    Você comentou que a palavra arché (principio) não poderia ser aplicada para dizer que Cristo é criador e sim que Ele foi o primeiro a ser criado. todavia, a palavra grega arché, é radical da palavra autor e arquiteto

    Arkhitektôn-> significa “o construtor principal”. Cristo portanto é o principio ativo da criação e não um ser criado.
    …………………………………………………………………………………………………………………………………
    ->Ao lermos a biblia notamos que há apenas 1 Deus (1 divindade), porém composta (Deus Pai, Filho e Espirito Santo)

    Note que no inicio da bíblia é dito:

    “FAÇAMOS o homem a nossa imagem e semelhança” Gen 1:26

    “Vinde, DESÇAMOS e CONFUNDAMOS ali a sua linguagem” Gen.11:7

    Perceba que são empregadas palavras plurais. O termo ELOHIM aplicado ao Senhor em algumas vezes, é de uso plural

    Os textos abaixo nos orientam sobre isso:

    “Por isso deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher tornando-se UMA só carne” Gen 2:24

    “Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o ÚNICO Senhor” Deut.6:4

    A mesma palavra “um” usada em gêneses é também usada em Deuteronômio em referencia ao Senhor, ( a palavra “um” vem do hebraico ECHAD e se refere a uma unidade composta)

    Note que o casal passa a ser “um”, mas são compostos de duas pessoas, marido e mulher. Assim Deus é um (ECHAD), uma unidade composta (Pai, Filho e Espirito Santo)
    …………………………………………………………………………………………………………………………….
    ->Divindade de Cristo

    Cristo é igualmente divino. É certo que Cristo não é o Deus Pai. Cristo é o Deus Filho, mas nem por isso deixa de ser Deus:

    Quando Estevão foi apedrejado, o que ele disse? “E apedrejavam Estevão que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe meu Espirito” Atos 7:59

    E a bíblia relata que: “O Espirito volta para DEUS que o deu” Eclesiastes 12:7

    Jesus defendeu Sua pré-existência aplicando-Se a mesma expressão referente a Jeová no Velho Testamento: Êxodo. 3:14 e João 8:58 (F.Almeida). O termo grego EGO EIMI significa “eu sou” e não “eu tenho sido” como alguns traduzem. O resultado dessa Sua declaração foi que os judeus tentaram apedrejá-Lo porque entenderam bem o que Ele quis dizer com aquela expressão (ver vs. 59).

    Ao lermos apocalipse 5:14 notamos algo interessante: “e os quatro seres viventes respondiam Amém! Também os anciões prostaram-se e o ADORARAM”

    notem que Cristo (cordeiro) é adorado! Lembrando que a palavra “adoraram” desse texto, vem do grego PROSKUNEO e tem realmente o sentido de adoração e não o de “prestar homenagem”
    ………………………………………………………………………………………………………………………………….
    ->A encarnação

    Em Filipenses 2:6-9 Cristo não renuncia a ser Deus. Simplesmente toma a forma humilhante de servo por ocasião da Encarnação. Ele acrescentou Sua natureza divina à humana, combinando-as numa só personalidade. Daí ser tanto “Filho do homem” como “Filho de Deus” no Novo Testamento. A passagem deve ser entendida à luz de seu contexto.

    Cristo ao vir a essa terra deveria se revestir da natureza pecaminosa do homem (apesar de Cristo nunca ter pecado) e essa natureza pecaminosa significa: fome, tristeza, angustia, medo, frio, etc..ele teria de passar por tudo isso para cumprir sua missão.

    “Por isso convinha que em tudo fosse SEMELHANTE AOS IRMÃOS…” Heb 2:17.

    “Porquanto o que era impossível à lei visto como estava enferma pela carne, Deus enviando seu Filho em SEMELHANÇA DA CARNE DO PECADO, pelo pecado condenou o pecado na carne (Romanos 8:3)

    Imagine se Ele viesse somente com seus atributos divinos? Seria um prato cheio para as acusações de Satanás!

    Como diz o salmista: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim é sobremodo elevado, não posso atingir” (Sal.139:6)

    Uma mente pequena como a mente humana não tem capacidade de entender todas as coisas sobre Deus, mas creio que a doutrina do Deus Pai, Filho e Espírito Santo está clara na biblia.

    Um abraço

  5. Muito bom, parabéns pela resposta.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s