O Ladrão na Cruz Subiu ao Céu no Dia da Morte?

ladrao da cruz

Um dos grandes argumentos utilizados por aqueles que crêem que temos uma alma imortal, que se liberta do corpo humano quando morremos e vai imediatamente para o céu se morremos em Cristo, é a experiência do ladrão na cruz.

Segundo as nossas bíblias, o texto de Lucas 23:42-43 nos apresenta o seguinte diálogo entre Jesus e o ladrão:

“42 E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino! 43 Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso.” Lucas 23:42,43 (VERSÃO CATÓLICA)

Se este texto estiver corretamente traduzido, está sugerindo a idéia de que naquele mesmo dia o ladrão estaria com Jesus no Paraíso. Porém, como a própria publicação indica, teríamos um desacordo com algumas situações claramente apoiadas pelas Escrituras. Contradição na bíblia, jamais pode existir. Façamos então um análise breve:

1. No idioma original não existe pontuação. A própria divisão de capítulos e versículos não é algo do texto original. Veio apenas a partir da idade média. A pontuação é definida pelo tradutor que possivelmente em certas ocasiões pode ser influenciado por suas convicções teológicas. Tudo bem, mas o que isso tem a ver com o verso que estamos analisando? TUDO! Uma simples vírgula pode alterar todo o sentido de uma frase. Veja o exemplo:

O PROFESSOR DIZ MEU MENINO NÃO É BOM – esta única frase, dependendo onde posicionamos a vírgula, pode dar a idéia de que o professor não é bom, ou então de que o menino não é bom. O texto de Lucas 23:43 reza:

“Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso.”

Mas e se colocássemos uma vírgula da seguinte maneira:

“Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso.

Veja que o sentido da frase muda. É como se Jesus estivesse fazendo uma promessa ao ladrão na cruz naquele dia, mas que se cumpriria em algum momento no futuro. Mas não seria isso uma questão de ponto de vista? NÃO! É simplesmente porque ao analisar outras situações seria IMPOSSÍVEL QUE O LADRÃO ESTIVESSE COM CRISTO NO PARAÍSO NAQUELE MESMO DIA DA MORTE… Vejamos.

2. Onde fica o Paraíso?

Segundo O Apóstolo Paulo II Coríntios 12:2-4 existem 3 céus:
1º Céu – Firmamento
2º Céu – O universo
3º Céu – O PARAÍSO, ONDE ESTÁ O PRÓPRIO DEUS (Apocalipse 2:7 e Apocalipse 22:1-2)

Se é assim, o ladrão na cruz deveria estar junto com Jesus na presença de Deus no mesmo dia em que morreram. MAS ISTO NÃO OCORREU…

3. Segundo o texto de João 20:13-17, Jesus não esteve na presença do Pai, ou no Paraíso, quando morreu, pois no dia da ressurreição, ele aparece à uma das mulheres e diz que não havia subido ainda para o Seu Pai…

4. MAS ENTÃO ONDE JESUS ESTAVA? Segundo os texto de Atos 2:27 e Salmos 16:10 que usam a palavra ADES do grego e SEOL do hebraico para descrever onde Jesus se encontrava quando morreu (região dos mortos, segundo algumas traduções), ele estava no pó da terra ou na SEPULTURA, assim como ensina Gênesis 3:19. Isso porque tanto ADES como SEOL significam literalmente SEPULTURA.

5. Finalmente, a forma sugerida de pontuação: “Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso.”, é a mais coerente com tudo o que vemos nas Escrituras sobre a experiência do ladrão na cruz e também sobre o assunto da morte. Considerando ainda que esta forma de expressão é muito comum na Palavra de Deus:

“18 EU TE DECLARO NESTE DIA: perecereis seguramente e não prolongareis os vossos dias na terra em que ides entrar para possuí-la, ao passar o Jordão.” Deuteronômio 30:18

“12 Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, HOJE, VOS ANUNCIO que tudo vos restituirei em dobro.” Zacarias 9:12

Esperamos ter ajudado. COMPARTILHE esta publicação!
Que Deus te abençoe!

Esse post foi publicado em Imortalidade da Alma e Temas Relacionados, Ressurreição dos Mortos. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s