Finados: Dia dos Mortos

finados

Respeitar a crença alheia não significa que devemos concordar e nos calar diante da tradição. Temos a missão de proclamar a última e mais solene mensagem enviada a este mundo (Apocalipse 14:6-12). Porém esta tarefa não é nada fácil… acabamos de ver uma publicação que dizia ser mais fácil enganar do que retirar as pessoas do engano e é a mais pura verdade.

Estamos nos aproximando de um dos dias mais absurdos do nosso país: O DIA DE FINADOS. Dia no qual milhares de pessoas ornamentam, choram, conversam e oram diante do túmulo de corpos inanimados. Isso porque a tradição ensina que os mortos em verdade estão “vivos”. Que eles podem sentir, ouvir, amar, desvendar o futuro… DOCE ILUSÃO. Estamos diante de mais uma celebração tradicional e de origem pagã que sustenta os interesses do capitalismo idolatrado pelas elites.

Para os que acreditam na SOBERANIA da palavra de Deus e estão dispostos a desafiar a tradição religiosa… REFLITA:

1. Como Deus criou o homem?

Gênesis 2:7

“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

Note que o texto não diz que o homem “TEM” uma alma, mas que ele “É” uma alma vivente. Uma alma é formada pela união do corpo (pó da terra) com o fôlego de vida. Veja abaixo a equação que forma a alma:

PÓ DA TERRA (CORPO) + FÔLEGO DE VIDA = ALMA VIVENTE

Portanto, dizer que temos uma alma é errado, pois nós somos uma alma enquanto o fôlego de Deus permanecer em nós.

2. Deus fez o homem para viver eternamente?

Gên. 2:16 e 17

“E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Deus havia criado o homem para viver para sempre em felicidade, mas havia uma condição: obediência. Em desobedecer, a consequência certa seria a morte.

3. Qual mentira Satanás, o sedutor do mundo, introduziu?

Gênesis 3:4; Apocalipse 12:9

“Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.”

O primeiro sermão pregado por Satanás (a serpente) foi de que o homem seria imortal mesmo na desobediência. Ele desde o princípio quer nos levar a crer na imortalidade em uma vida de pecado.

4. O que perdeu Adão ao pecar?

Romanos 5:12

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”

A Bíblia nos mostra claramente que Deus estava certo ao dizer que o homem (alma vivente) morreria ao pecar. Veja também: Romanos 6:23

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

5. O que acontece com a pessoa (alma vivente) quando morre?

Gênesis 3:19; Eclesiastes 12:7; Salmos 104:29

“No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.”

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”

“Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó.”

A palavra “espírito” de Eclesiastes 12:7 no idioma original da Bíblia é “ruash”, que significa “fôlego de vida”, “respiração”, “ar”. Quando Deus corta nossa respiração (retira de nós o fôlego de vida), esse fôlego que Ele nos havia dado volta para Ele, enquanto que o corpo que surgiu do pó, volta ao pó.

6. Para onde vai a pessoa (alma vivente) após a morte?

Eclesiastes 9:10; Jó 7:9 e 10

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”

“Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais.”

Quando morremos permanecemos na sepultura. A Bíblia não diz que os mortos vão para lugar algum além deste.

7. Os homens (alma vivente) são imortais?

Ezequiel 18:4,20;

“Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.”

8. O que os mortos sabem?

Eclesiastes 9:5-6

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.”

Quando morrem, as pessoas não têm nenhum tipo de pensamento, nem têm parte alguma no que se faz na Terra. (Veja também: Salmos 6:5; 115:17)

9. Quem unicamente possui imortalidade?

I Timóteo 6:16

“O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!”

Deus é o único que possui a imortalidade. Nenhum homem deve ousar pensar que é imortal agora. Só Deus pode nos conceder essa dádiva.

10. Como pode o homem mortal tornar-se imortal outra vez?

João 3:16; 17:3

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Só poderemos obter a vida eterna mediante a crença em Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal. Conhecer a Deus é andar em coformidade com a Lei dEle (ver I João 2:4). Todos aqueles que aceitarem o Seu sacrifício e viverem como Jesus viveu, receberão a herança da vida eterna.

COMPARTILHE esta publicação!

Esse post foi publicado em Imortalidade da Alma e Temas Relacionados. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Finados: Dia dos Mortos

  1. Alo senhores e irmaos da fe Adventista! Apreciei o comentário bíblico sobre os mortos e a apresentação também que Deus e o único que possui a imortalidade. Isso disseram com verdade. Mas a minha maior preocupação agora e que há um ensino que me deixa inquieto, de que Deus e três pessoas se na Biblia as evidencias deixam bem claro e os irmaos apontaram também de que Deus e um so e que não há outro alem dele?

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s