Artigo atualizado em 23.11.2021.
A igreja adventista do sétimo dia é a única igreja que possui uma doutrina de como funciona a intercessão de Cristo no céu. É a doutrina do Santuário. Nessa doutrina Jesus trabalha em um templo chamado de santuário celestial. Em frente a Deus o Pai e em frente a Arca da aliança contendo os 10 mandamentos, Jesus intercede pelos cristãos, escutando orações, perdoando pecados e administra os trabalhos celestiais dos anjos e também Envia o Espírito santo para conversão de pessoas não cristãs. Este trabalho tem 3 etapas:
Primeira fase de trabalhos no Santuário: Somente intercessão pelos pecados e conversão de pessoas (começou 40 dias depois da Páscoa do ano 31 até 22/10/1844). E claro: administração das questões dos anjos e do resto do universo.
Segunda fase de trabalhos no Santuário: (começou em 22/10/1844 e vai até o ‘início’ do apocalipse no mundo, o que chamamos de fechamento da porta da graça)- nesse período continuam os trabalhos de intercessão+ conversão do mundo. A diferença é que começou o julgamento investigativo conhecido no direito brasileiro como “processo de conhecimento”: análise da vida dos cristãos mortos e vivos e aplicação da sentença absolutória ou condenatória
Terceira fase (Começa após a volta de Jesus em um período de mil anos). Os cristãos trasladados vivos da Terra por ocasião da volta de Jesus e aqueles que foram ressuscitados igualmente na segunda vinda, são convidados a fazer a sentença executória dos perdidos. Não há necessidade de julgar mas apenas definir a quantidade da pena. Ocorre no Céu com os remidos de todas as eras da Terra.
Linha do tempo (fase 1 e 2)
Ano 31 inauguração do santuário ——–intercessão e conversão do mundo————_————-22/10/1844——inauguração do trabalho de julgamento dos cristãos +conversão do mundo +intercessão…………………………..ano da marca da besta no mundo———–fim do trabalho de Cristo de intercessão, fim do julgamento dos santos————–7 pragas de apocalipse 16——ano da segunda vinda de Jesus.