Dicionário de expressões da religião adventista

1- Tempo do fim: usado para de referir ao tempo após 1798. Portanto todos que nasceram após 1798 nasceram no tempo do fim ou tempo final que precede a segunda vinda de Jesus. Exemplo prático: “Para nós que vivemos no tempo do fim, estamos mais próximos da volta de Jesus”.

2- Espírito de profecia: Se refere aos livros escritos entre 1850-1900 pela profetisa Ellen White. Quer dizer essencialmente que é o dom de discernimento e profecia dado pelo Espírito Santo a essa mulher americana mas os adventistas usam o termo se referindo principalmente aos livros. Exemplo prático: “Irmão, estude o espírito de profecia. Ele condena a maçonaria, o café e o fumo”.

3- Fazer o pôr do sol: significa encerrar o dia com um pequeno culto de leitura da Bíblia, músicas e hinos. É usado principalmente para o começo do sábado (sexta a tardezinha ou a noitinha). Mas alguns fazem todos os dias nem que seja por 15 minutos. Exemplo prático: “venha em casa amanhã fazer o por do sol por volta das 18h”.

4- Arautos do Rei- famoso grupo musical que existe há décadas e possui várias formações.

5- IASD– termo usado mais na forma escrita do que na verbal para se referir a Igreja Adventista do sétimo dia.

6- Associação, União e Divisão– Associação é governo regional da igreja. União é equivalente ao Governo Estadual ou provincial. Divisão é a sede do governo que geralmente pega vários países. Há 13 divisões no mundo. As 13 divisões se reportam a Associação Geral, espécie de presidência administrativa mundial. Exemplo prático: ” Vou amanhã na Associação que tenho uma reunião”.

7- UNASP – Universidade Adventista de São Paulo

8- Desbravadores: grupo de escoteiros da igreja.

9- Pequeno Grupo: grupos de estudo da bíblia e oração feito nas residências. Eventualmente pode ser em qualquer lugar (parques, na igreja) mas o foco são as residências.

10- Campori– reunião e acampamento de muitos grupos de Desbravadores. Dura vários dias com atividades juvenis durante a semana e culto no sábado.

11- Chuva Temporã: derramamento do Espírito santo no século 1, no pentecostes.

12- Chuva Serôdia: derramamento do Espírito Santo poucos meses antes da segunda vinda.

13- Sacudidura: se refere ao ato de sacudir o trigo para tirar as impurezas. Evento poucos meses antes da segunda vinda em que os que não seguem a Jesus serão sacudidos para fora da igreja por vergonha de Jesus e da Sua mensagem.

14- Alto clamor: Evento que acontece alguns meses antes da volta de Jesus e indica grande pregação e advertência sobre a volta de Jesus. O mundo todo deve ouvir a mensagem e a maioria vai rejeitar.

15- Anticristo– Se refere ao Papado ou o Papa atual. Como é o sistema não importa a troca de Papas. Todos são essencialmente anticristos. Num sentido profético se refere a Lúcifer que virá no fim dos tempos transformado ou disfarçado em Jesus.

16- Ídolo ou idolatria: veneracao de imagens de santos ou qualquer deus não cristão. Orar a qualquer um que não seja ao Pai-Filho e Espírito Santo.

17- Profanar o sábado: ligado a atos proibidos no santo dia. Comprar, vender, Pagar, usar de serviços alheios.

18- Guardar o sábado: ligados a atos permitidos no santo dia. Ir na igreja, dar estudos bíblicos, participar de corais musicais, distribuir alimentos ou literatura cristã.

19- Tiago (James) White, José (Joseph) Bates, Ellen White: fundadores da igreja em 1863. Os mais famosos entre dezenas de pessoas que ajudaram nos primeiros anos. (1844-1863).

20- Guilherme Miller ou William Miller. Membro da igreja batista, fundador do movimento millerita que pregava a volta de Jesus para 1843 e depois 1844 (1831-1844). O erro mais comum é pensar que Miller foi Adventista. Ele nunca guardou o sábado e nem entrou oficialmente para a Igreja Adventista que se formou após 1844 com fundação legal em 1863. Apesar do seu erro se arrependeu e é contado entre os salvos.

21- Milênio: período de mil anos que os salvos reinam com Jesus nos céus e a Terra se encontra 100% destruída e sem habitantes. Esse ponto é exclusivo dos adventistas. Outras religiões ensinam diferente.

22- Verdade presente: se refere a porção da verdade importante para o nosso tempo e que deve ser pregado. Ligado essencialmente a mensagem da volta de Jesus e da advertência do que é a marca da besta. A verdade presente para Noé foi o dilúvio. Para nós é a volta de Jesus.

23- Ecumenismo: conceito negativo no adventismo. Se refere a união das igrejas tentada pelo anticristo desde os anos 1960. Como a união é ao redor de falsas doutrinas o resultado do Ecumenismo será a extrema perseguição aos opositores.

24- Igreja verdadeira: sinônimo da igreja adventista do sétimo dia. Na teologia adventista significa responsabilidade e não que somente seus membros estão salvos. Como a salvação é em Jesus há pessoas salvas em várias igrejas. Porém no final dos tempos haverá um só grupo.

25- Alimentos imundos. Aqueles descritos na bíblia em levítico 11 e deuteronômio 14. Especialmente porco, coelho, tubarão e camarão.

26- Reforma de saúde. Os adventistas ensinam que é possível viver até os 120 anos. Mas sem a reforma de saúde esse tempo é diminuído. Deve se evitar os alimentos proibidos na bíblia em levítico capítulo 11 e deuteronômio capítulo 14, cafeína, fumo e bebidas alcoólicas. Deve incluir na rotina exercícios físicos, luz solar, água pura, ar puro, temperança ou equilíbrio, descanso e confiança em Deus. Embora não seja proibido o consumo de carnes de vaca, frango ou peixes é recomendável seu abandono progressivo. Os adventistas acreditam que há vírus nas carnes. Então não é possível chegar a longevidade.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s