Os 3 Tipos de Anticristo descritos na Bíblia

Muitos católicos, evangélicos a até Adventistas quando escutam falar sobre o anticristo se confundem e acabam não entendendo a mensagem.

Muitos perguntam: “Como tal líder, pessoa ou político pode ser O anticristo se o anticristo fará milagres e perseguirá os cristãos? Não consigo entender.”

Essa confusão acontece pois a bíblia fala de 3 tipos de anticristos. Só que a maioria das pessoas só conhece um desses tipos.

1- PRIMEIRO TIPO DE ANTICRISTO: A PESSOA COMUM DO POVO

O primeiro tipo de anticristo e o mais conhecido no meio cristão é aquele escrito claramente no novo testamento:
Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.

1 João 2:22

Esse é o anticristo clássico que nega que O Pai tenha um filho e que Jesus seja o messias. São as religiões não cristãs sendo a principal delas o Islã. Cerca de 66% da população mundial nega de alguma maneira que Jesus seja o Filho de Deus. Existem várias maneiras de negar isso:

A– Deus não tem Filho: pensamento comum do Islã e do judaísmo ortodoxo.

B– Deus não existe- ateísmo

C– Se Deus existe ou não, não sou capaz de saber e isso não é suficientemente importante – Agnóstico.

D– Deus existe mas é outra coisa (energia) ou pessoa (não o Deus do antigo e novo testamento). Variadas religiões organizadas ou não entram nesse campo.

Quando 66% da população mundial não é cristã deveríamos parar de buscar anticristos ficcionais. É muito provável que ele seja simplesmente seu vizinho!

Existe um outro subtipo curioso de anticristo:

E– Aquele que acredita que Jesus veio mas não em carne humana:
E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.

1 João 4:3

Esse pensamento é estranho e existe desde o século 1 ou 2. De que Jesus não nasceu de verdade ou até nasceu mas seu corpo era de outro material que não o humano! Esse tipo de anticristo causa danos ao evangelho espalhando distorções graves.

F– Por fim a distorção da pessoa de Cristo e ensinamentos. Diz a falsa doutrina: “Ele existe, ele veio mas é apenas uma pessoa iluminada que evoluiu após muitas reencarnações”: é a doutrina do espiritismo.

No cristianismo Jesus não evoluiu. “Antes que Abraão existisse Eu Sou”. Ele é o que sempre foi e será de eternidade em eternidade pois é A Divindade. E também não ensinou reencarnação mas futura Ressurreição dos Mortos. Portanto é uma distorção ensinar reencarnação e se considerar cristão.

2- Segundo tipo de ANTICRISTO. O anticristo que afirma ser cristão.

Esse anticristo age dentro do cristianismo para derrubá-lo por dentro. Pelos seus atos o cristianismo é distorcido e arruinado e no final sobra uma religião que afirma ser cristã mas não é cristã.

As passagens mais claras são essas:
o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. 2 Tessalonicenses 2:4.

E cuidará em mudar o calendário e a lei de Deus – Daniel 7:25.

“Ele se assentará no templo de Deus”. Desde o século 2 e com mais força a partir da queda do Império Romano, o Vaticano de gaba de ser a casa de Deus na Terra.

Os papas repetidamente proibiram as escrituras. Quando não puderam mais passaram a ensinar com força tudo aquilo que ela condena:

1- Veneração de pessoas (santos)

2- Batismo sem arrependimento (infantil)

3- Veneração de imagens de esculturas (beijam elas, se ajoelham perante elas)

4- Santificação do antigo dia do Sol (Sunday) transformando-o no falso dia do senhor.

5- Pretende tranformar o pão da Ceia do Senhor magicamente no corpo e sangue literal de Cristo. (Transubstanciacao)

6- Matou quem lhe opôs (inquisição)

7- Ensina a doutrina grega da Grande Mãe e da imortalidade da alma desfazendo da doutrina de Cristo da ressurreição dos mortos.

8- Calendário alterado. É Muito espantoso a profecia de Daniel 7:25. Algumas traduções fala que o anticristo “mudaria os tempos”, outras que “mudaria o calendário”. Não agrada a Deus e forma de contagem de dias da meia noite a meia noite e nem a contagem dos anos a partir do nascimento de Cristo. O correto é do pôr do sol a outro pôr do sol e da criação da Terra (6 mil anos).

Existem outros tipos de anticristos no meio do cristianismo, “sentado no templo de Deus”, e falando coisas contra Ele, mas o principal sem dúvida é o Papado, o sistema de Reis que governa a Igreja Mãe de Apocalipse capítulo 17.

.

3 -O Terceiro tipo de anticristo: O sobrenatural

Uma vez que os cristãos não serão enganados pelos dois primeiros tipos de anticristos, Deus permitirá uma Prova final:
a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira,
para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade. 2 Tessalonicenses 2:9-12.

Quando a bíblia diz que “Deus enviará o anticristo” é porque Ee permitirá essa prova final que busca revelar os verdadeiros cristãos e desmascarar aqueles que se dizem cristãos mas não são (e receberão alegremente o anticristo sobrenatural como se fosse Deus).

A bíblia também diz que essas pessoas que serão enganadas “não creram na verdade”. Significa que elas foram alertadas sobre os erros no sistema de crenças que amavam mas tiveram prazer naquilo que é contra a lei de Deus (iniquidade) e a Bíblia. Portanto não são inocentes!

Esse anticristo aparecerá em várias partes do mundo, fará milagres e será adorado pelas multidões. Não será igual os falsários do passado. Esse será visualmente perfeito e espetacular. Será Lúcifer em pessoa em sua cartada final!

Conclusão

Como vimos existem 3 tipos básicos de ANTICRISTOS. Por isso muitos cristãos se confundem! Avise seus amigos. Avise a todos. Não devemos ser enganados.

Atualizado em junho/2020.