Manifesto da Igreja Presbiteriana do Brasil sobre o Acordo Brasil – Vaticano

I. – O Vaticano, embora um Estado Soberano e Pessoa Jurídica de Direito Público Internacional, é a sede política e administrativa da religião Católica Apostólica Romana e, portanto, um Estado Teocrático. Todo acordo entre Ele e o Brasil que contemple matéria envolvendo assuntos referentes à dimensão da fé e não a assuntos temporais agride o princípio da separação entre Estado e Igreja, que é uma conquista obtida pela nação brasileira e se constitui na base da nossa República;

II. – Para Igreja Católica Apostólica Romana, as demais religiões e seus ritos próprios são apenas “elementos de religiosidade” preparatórios ao cristianismo verdadeiro, do qual ela é exclusiva detentora: “Com efeito, algumas orações e ritos das outras religiões podem assumir um papel de preparação ao Evangelho, enquanto ocasiões ou pedagogias que estimulam os corações dos homens a se abrirem à ação de Deus. Não se lhes pode, porém atribuir à origem divina nem a eficácia salvífica ex opere operato, própria dos sacramentos cristãos. (DECLARAÇÃO “DOMINUS IESUS” SOBRE A UNICIDADE E A UNIVERSALIDADE SALVÍFICA DE JESUS CRISTO E DA IGREJA);

III. – A identidade jurídica peculiar do Vaticano, a apresentar-se ora como Estado, ora como Religião, facilita a tentativa de ingerência e pode confundir administradores sobre os limites das concessões, quando tratam de assuntos que transcendem aqueles meramente administrativos e temporais. E, por ser o Vaticano um Estado, não pode impor ao Estado Brasileiro a aceitação de sua religião e da Igreja que representa para a obtenção de privilégios e vantagens diferenciadas;

IV. – É inegável que tal Acordo é flagrantemente inconstitucional, pois fere a Constituição da República, que destaca em seu artigo 19: “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-las, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público; (..); III – criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”. Ora, o Estado do Vaticano é o REPRESENTANTE da Igreja Católica Apostólica Romana. O ACORDO, portanto, é INCONSTITUCIONAL e não pode prosperar num Estado Democrático de Direito, pois fere a cláusula pétrea da Constituição da República no caput do Artigo 5º, ou seja, o princípio Constitucional da ISONOMIA;

V. – Que o referido Acordo Internacional nos artigos 7º, 10º e, principalmente, 14º, impõe DEVERES ao Estado Brasileiro para com a Igreja Católica Apostólica Romana nos planejamentos urbanos a serem estabelecidos no respectivo PLANO DIRETOR, que deverá ter espaços destinados a fins religiosos de ação da Igreja Católica Apostólica Romana, contemplando a referida Igreja com destinação de patrimônio imobiliário;

VI. – O termo católico após a expressão “ensino religioso”, contido no Acordo, afronta a previsão do § 1º do artigo 210 da Constituição da República, que preceitua: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental”. O Acordo com a Santa Sé consignou no § 1º do artigo 11 que: “O ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental…”. Trata-se de evidente discriminação religiosa;

VII. – a aprovação pelo Congresso Nacional do referido Acordo conferiu privilégios históricos à Igreja Católica Apostólica Romana em nosso País reconhecendo-os como direitos, constituindo norma legal, uma vez que acordos internacionais, conforme a Constituição de 1988, têm força de lei para todos os fins. Aquilo que a história legou, a cultura vem transformando e o Direito não pode aceitar por consolidar dissídio na sociedade brasileira, que tem convivido de forma tolerante com o legado, mas não o admitirá como imposição contrária ao direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, amparado pela Carta Magna e pelo Direito Internacional;

VIII. – De igual forma, o Projeto de Lei n.º 5.598/2009 e o PLS 160/2009 denominado “Lei Geral das Religiões”, já aprovado pela Câmara Federal e pelo Senado, mero espelho do Acordo, incorre nos mesmos equívocos de inconstitucionalidade e desprezo à laicidade do Estado Brasileiro, estendendo as pretensões da Igreja Católica Apostólica Romana a todos os demais credos religiosos. O nivelamento no tratamento pelo Estado às religiões não pode ser amparado por fundamentos manifestamente inconstitucionais que agridem a soberania do Brasil e retrocede-nos ao indesejável modelo do “padroado” no Império.

Ante o exposto, em consonância com a Palavra de Deus, sua única regra de fé e prática, e com a sua doutrina, a IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL manifesta-se contra a aprovação do Congresso Nacional do referido Acordo Internacional ou de qualquer norma legal que privilegie determinada religião/denominação em detrimento de outras; não considerando a cidadania dos ateus e agnósticos também presentes no Brasil, consagrando ingerência de Estado Estrangeiro sobre o Estado Brasileiro e afrontando a separação entre o Estado e a Igreja, preservada em todas as Cartas Constitucionais da República Brasileira.

A IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL reitera sua submissão e intercessão em favor das autoridades constituídas, mas não abre mão de seu ministério profético nesta geração a denunciar todo e qualquer desvio contrário ao Estado de Direito e à Lei de Deus.

Observação:

Clique aqui para o site da Igreja Presbiteriana, umas das filhas de Babilônia. Embora ela se manifeste contra a Igreja Católica, segue lei católicas como a guarda dominical e viola a lei de Deus referente a guarda do sábado.

Diz o Catolicismo:

“O domingo é uma instituição e suas reivindicações de observância podem ser definidas unicamente em princípios católicos… Desde o princípio até o fim das Escrituras não há uma só passagem que autorize a mudança do dia de adoração pública semanal do último dia da semana ao primeiro.”

The Catholic Press, Sidney, Austrália, agosto de 1999.

“O protestantismo, ao descartar a autoridade da igreja (católica e romana), não tem boas razões para sua teoria referente ao domingo e deve, naturalmente, guardar o Sábado dia de descanso.”

John Gilmary Shea, American Catholic Quarterly Review, janeiro, 1883.

“Fazemos bem em recordar aos presbiterianos, batistas, metodistas e todos os demais cristãos que a Bíblia não os aprova em nenhum lugar em sua observância do domingo. O domingo é uma instituição da Igreja Católica Romana, e aqueles que observam este dia observam um mandamento da Igreja Católica.”

“A Igreja mudou a observância do sábado para o domingo pelo direito divino e a autoridade infalível concedida a ela pelo seu fundador, Jesus Cristo. O protestante, propondo a Bíblia como seu único guia de fé, não tem razão para observar o domingo. Nessa questão, os Adventistas do Sétimo Dia são os únicos protestantes coerentes.”

Boletim Católico Universal, pág. 4, de 14 de agosto de 1942.

Esse post foi publicado em Protestantismo Decaído e marcado . Guardar link permanente.

29 respostas para Manifesto da Igreja Presbiteriana do Brasil sobre o Acordo Brasil – Vaticano

  1. Lucia disse:

    Gostaria de saber se a IASD se manifestou a respeito do Projeto de Lei n.º 5.598/2009 e o PLS 160/2009 como o fez a IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. Não é momento de efetuar criticar as denominações evangélicas, mas sim cada uma ter a coragem de se expor contra o Projeto e a PLS, como o fez IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL.

  2. dreamtheater25 disse:

    A filha da Babilônia fez alguma coisa. Cadê os donos da verdade que se escondem quando poderiam levantar a bandeira da justiça e repudiar esses acordos absurdos?

  3. Gostei muito do post, mas não compreendo o motivo de atacar as Igrejas que se reúnem em qualquer dia senão o Sábado. Creio que o dia não importa….

    No PRIMEIRO DIA DA SEMANA (domingo), estando nós reunidos com o fim de PARTIR O PÃO, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o DISCURSO até à meia-noite. (Act 20:7 ARA)

    Isso é um culto no DOMINGO: Pregação da Palavra e Ministração da Ceia do Senhor… se Paulo prestou CULTO ao SENHOR no Domingo, claramente não há nenhum problema nisso!

    Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. CADA UM tenha opinião bem definida em sua própria mente. (Rm 14:5 ARA)

    O Novo Testamento que contém a Nova Aliança de Deus com os discípulos de Jesus Cristo não ordena dia algum de reunião, ou restrição de alimentos ou festas, ou sábados… rituais que apontavam para a verdadeira realidade que é Jesus Cristo.

    (Jesus) aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, (Ef 2:15 ARA)

    E, assim, considerou ele (Jesus) puros TODOS os alimentos. (Mar 7:19 ARA)

    Não tenho problema com que come qualquer coisa, ou cultua a Deus em qualquer dia da semana, deveríamos cultuar o Senhor TODOS OS DIAS….

    Paz de Cristo!

  4. jrmanaus disse:

    Olá Carlos,
    Entendo o seu posicionamento de que devemos adorar Deus todos os dias, nós adventistas fazemos isso, fazemos nosso cultos devocional em casa e vamos a igreja 3 vezes por semana, inclusive aos domingos. Mas cremos que o sábado semanal ainda é válido e deve ser observado. Mas gostaria de fazer alguns comentários de alguns textos que você citou (Atos 20:7, Rom 14:5, Ef.2:15, Mar.7:19, etc) Mas como são muitos, irei comentar separadamente.

    Primeiramente Atos 20

    Esta reunião de Atos 20 foi realizada na parte escura do domingo, o que hoje chamamos de sábado à noite, e durou até a meia-noite, como vc comentou. Paulo sabia que não veria essas pessoas outra vez antes de sua morte (verso 25). Por isso, não é estranho que pregasse durante tanto tempo. [Uma reunião semanal não teria durado tanto tempo]

    A reunião ocorreu na parte escura do primeiro dia da semana [o que chamamos sábado à noite] porque Paulo “devia seguir viagem no dia imediato”. Você comentou que ali havia ocorrido uma ceia. Mas permita-me dizer que o “Partir o pão” nesse texto, não tem nenhum significado de “dia santo”, ou ceia porque eles o partiam todos os dias (Atos 2:46).

    O termo para “partir o pão” vem do grego KLASAIN ARTON — aplicada a qualquer tipo de alimento e em qualquer dia da semana (Atos 2:46) E tal palavra é aplicada em Atos 20:7. Já a linguagem específica em grego que os cristãos utilizam para a Ceia do Senhor é “KURIAKON DEIPNOM” (ver 1 Coríntios 11:20). Também podem explicar como, se Paulo participou e até conduziu uma Ceia do Senhor em Atos 20, não há qualquer menção ao vinho, o que é parte integrante de tais cerimônias? Não há o menor indício nesta passagem das Escrituras de que o primeiro dia da semana é santo, nem de que esses primeiros cristãos assim o cressem. A Bíblia refere-se ao domingo como ‘dia de trabalho’ em Ezequiel 46:1.

    Assim que possível, comentarei os outros textos bíblicos. Obrigado por participar do blog

    Um abraço

  5. Ola de novo Jrmanaus, paz.

    Interessante você ter citado Atos 2:46 para negar que ali havia a CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR, pois o termo partir o pão (κλῶντές ἄρτον At 2:46 BGT) = transliterado: KLONTÉS ÁRTON (e não KLASAIN ARTON como citado por você) está no particípio presente e a forma verbal é κλάω (KLÁO) que é repetido algumas vezes no NT inclusive quando Cristo institui a Nova Aliança:
    a) Enquanto comiam, tomou Jesus um pão (ÁRTON), e, abençoando-o, o partiu (ἔκλασεν indicativo aoristo ativo do verbo κλάω = kláo) e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. (Mt 26:26 ARA)
    b) E, enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o, o partiu (ἔκλασεν indicativo aoristo ativo do verbo κλάω = kláo) e lhes deu, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. (Mc 14:22 ARA)
    c) E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu (ἔκλασεν indicativo aoristo ativo do verbo κλάω = kláo) e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. (Lc 22:19 ARA)
    d) e, tendo dado graças, o partiu (ἔκλασεν indicativo aoristo ativo do verbo κλάω = kláo) e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. (1Co 11:24 ARA)
    e) No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir (κλάσαι infinitivo aoristo do verbo κλάω = kláo) o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. (At 20:7 ARA)
    f) Subindo de novo, partiu (κλάσας particípio aoristo ativo do verbo κλάω = kláo) o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu. (At 20:11 ARA)

    Não tenho a mínima duvida de que o que Paulo fez no domingo pela noite em Trôade (At 20:21) foi partir o pão, assim como Jesus o tinha feito na ocasião da Ceia do Senhor numa QUINTA-feira.
    Como pode ser observado em qualquer gramática ou léxico do grego:
    – Léxico no Novo Testamento: Grego/Português; São Paulo: Vida Nova, 2007.
    – Léxico Grego Analítico: Editora Cultura Cristã; São Paulo, 2007.
    – Chave Linguística do Novo Testamento; São Paulo: Vida Nova, 1995

    Sobre a questão de que o CULTO QUE PAULO PARTICIPARA NO DOMINGO é muito simples de resolver: Lucas escreveu o livro de Atos, e obviamente o 3º Evangelho, certo?! Em Atos, Lucas cita que a reunião se deu no “primeiro dia da semana” (At 20:7) no Evangelho ele (Lucas) nos conta que Jesus ressuscitou “no primeiro dia da semana” (Lc 24:1). A não ser que você afirme que Jesus tenha ressuscitado no Sábado meu argumento está correto.

    Aguardo sua resposta sobre o texto que Jesus afirma que todos os alimentos são puros (Mc 7:19)

  6. jrmanaus disse:

    Olá Carlos, que bom que está participando do blog. Irei comentar Marcos 7:19, como vc pediu e em meu próximo post irei entrar nessa questão do sábado e do domingo

    Bom, o texto de Marcos 7 deve ser entendido a luz de todo o contexto, ou seja, lendo dos versos 1 ao 23. Devemos também comparar com mateus 15, que trata do mesmo assunto, vejamos:

    Alguns fariseus criticavam os discípulos porque não lavavam as mãos para comer, pois havia uma tradição dos anciões que os obrigava a lavar várias vezes as mãos (Mat.15:2 e Mar.7:3)

    Jesus os repreende e se irrita ao ver pessoas transgredindo o Seu mandamento por conta de tradições humanas (Mat.15,3,8 e Marc.7:8). Nesse caso, tradições e leis farisaicas que Cristo nunca ensinou. Irmão Carlos, o que mais me assustou ao pesquisar esse assunto, uns meses atrás, é que alguns judeus criaram leis e tradições que deixavam qualquer Cristão assustado… entre ela, havia uma tal lei que dizia que quando um judeu não quisesse ter responsabilidade com seus pais, poderia oferecer uma “oferta” (Mat.15:5 e Marc.7:10-11) ao Senhor, e assim estava livre “Corbã” de suas obrigações, de cuidar dos pais, por isso Cristo citou: “Honra teu pai e tua mãe”. Ele estava dando “um tapa” na cara desses fariseus.

    Quando Jesus disse que o que sai pela boca é o que contamina, estava falando da falsidade e hipocrisia deles, veja: “Mas o que sai da boca, vem do coração e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias…” (Mat.15:19-20). Perceba que o contexto não está tratando a respeito de alimentação e sim sobre a arrogância e hipocrisia dos fariseus

    Jesus não poderia está dizendo que estaríamos livres para comer qualquer coisa por alguns motivos:

    1. Eram judeus quem estavam presentes. De modo algum haveria na mesa deles algum tipo de carne imunda (porco, cavalo, camarão, etc…), para o Salvador estivesse tratando do assunto;

    2. O objetivo de Jesus era ensinar que a “fonte” das más ações praticadas pelo ser humano se acha no “interior”, e não no “exterior”. Não há proveito apenas quando o exterior é purificado, como faziam os fariseus. (Ver Mateus 23:26)

    3. por que nosso corpo é templo do Espirito Santo (1º Cor 6:19) e tudo que fazemos, inclusive o que comemos e bebemos, deve ser feito para a Gloria de Deus (1º Cor.10:31)

    Em breve postarei um comentário sobre essa questão do sábado e do domingo

    Um abraço, Carlos

  7. “Perceba que o contexto não está tratando a respeito de alimentação”… foi isso mesmo que você disse?!!?
    E, assim, considerou ele puros todos os ALIMENTOS. (Mc 7: 18,19 ARA). Como não está falando de alimentos?!

    “NADA há fora do homem que, ENTRANDO nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina”. (Mc 7:15) (…) Então, lhes disse: Assim vós também não entendeis? Não compreendeis que tudo o que DE FORA ENTRA no homem NÃO O PODE CONTAMINAR, porque não lhe entra no CORAÇÃO, mas no VENTRE, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele puros TODOS OS ALIMENTOS. (Mc 7: 18,19 ARA).

    Jesus diz o caminho que o ALIMENTO percorre em nosso interior: vem de fora e entra (pela boca), depois passa ao VENTRE e por fim é lançado por lugar ESCUSO! E não passa pelo coração, assim não pode deixar alguém impuro! Por isso considerou TODOS os ALIMENTOS PUROS.

    Você argumentou:
    1. Eram judeus quem estavam presentes. De modo algum haveria na mesa deles algum tipo de carne imunda (porco, cavalo, camarão, etc…), para o Salvador estivesse tratando do assunto;
    R: Correto, mas se os alimentos que estavam à mesa JÁ ERAM PUROS, para que os considerar puros novamente, logo, Jesus indica que qualquer alimento não tem o poder de nos tornar impuros perante Deus! Mas o que sai do nosso coração sim.

    Biblicamente falando, chamo algumas testemunhas para a interpretação correta:

    Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário CIRCUNCIDÁ-LOS e determinar-lhes que OBSERVEM A LEI DE MOISÉS. (At 15:5 ARA)

    Igreja Primitiva, Concilio de Jerusalém: reunido para discutir quais mandamentos do AT os cristãos gentios ainda deveriam obedecer: nem o SÁBADO, nem CIRCUNCISÃO, nem restrição a qualquer TIPO DE CARNE (bovina, suína, pescado) foi imputada aos “gentios” convertidos:

    1) Tiago, Irmão do Senhor:
    Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus,
    mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue. 21 PORQUE MOISÉS tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados.
    (At 15:19-21 ARA)

    2) Igreja de Jerusalém:
    Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos IMPOR maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde. (At 15:28-29 ARA)

    3) Pedro anteriormente também declara:
    Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós? Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram. (At 15:10-11 ARA)

    4) Apóstolo Paulo:
    Ninguém, pois, vos julgue por causa de COMIDA e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou SÁBADOS, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. (Col 2:16-17 ARA)

    Gostaria de lhe fazer algumas perguntas básicas para melhor debatermos:
    a) Cristão/Judeu ou cristão/gentio? em qual destas classes você se considera?
    b) Existe algum mandamento para se guardar Sábado no NT?
    c) Existe algum mandamento para não se comer carne suína ou pescados no NT?
    c) Minha salvação é comprometida em não guardar o Sábado e comer carne de porco?
    e) Podemos ser circuncidados por obediência a Lei do AT?

    Um grande abraço!

  8. IASD disse:

    Jesus Considerou todos os ALIMENTOS puros. Carne de cobra, gato, cachorro, barata, porco não é alimento conforme a lei de Deus. Nem nenhum inseto, exceto o gafanhoto devorador de verde, nem golfinho e nem tubarão.

  9. jrmanaus disse:

    Olá Carlos,
    Vc tem razão, a alimentação estava envolvida na questão, é verdade, mas o ponto central a ser ensinado ali era: a “fonte” das más ações praticadas pelo ser humano se acha no “interior”, e não no “exterior”. Não há proveito apenas quando o exterior é purificado, como faziam os fariseus. Jesus utilizou deste artificio (a alimentação) para um fim especifico, tanto que os discípulos pediram que Ele explicasse a PARÁBOLA (v.17)

    ->Jesus usou a alimentação (mar.7:19), mas a finalidade era mostrar a hipocrisia dos fariseus
    ->Jesus usou o fermento (mat.13:33), mas a finalidade era mostrar o reino de Deus
    ->Jesus usou o pão e o vinho (mat.26:26-30), mas a finalidade era mostrar seu sacrifício no calvário

    Percebi que o irmão citou o Concilio de Atos, permita-me fazer algumas observações

    Muitos dos judaizantes estavam propagando ser necessário a todo aquele que se convertesse, a prática da circuncisão bem como praticar as leis de Moisés (versos 1 e 5). Paulo enfrentara problemas semelhantes na Galácia (Gal.2:21 e 5:6). A controvérsia entre Judeus e Gentios era antiga por isso muitos dos judaizantes ensinavam serem necessárias, as ordenanças. O povo gentio tinha um costume diferente dos judeus e em Atos 15:20 foi colocada então, recomendações para os gentios convertidos: Eles deveriam se abster da idolatria, das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue.

    Será que para os gentios basta aceitar Jesus como salvador e praticar esses “4 mandamentos”?? Mas se fosse assim, os gentios estariam autorizados a roubar e mentir, etc..visto que tais pontos não foram citados dentre as proibições….Perceba que neste Concílio, o objetivo era apenas focar nos pontos controversos. Se o sábado semanal tivesse sido anulado, deveria ter sido mencionado, então o verso 20 ficaria assim: “..Se abstenham da contaminação dos ídolos, das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue e dos sábados”

    Percebi que vc entrou no tema Lei. Em meu próximo comentário entrarei nessa questão

    Um abraço

  10. IASD, Na China se come de tudo! Alimentos que foram criados por Deus; Se a população da China se limitasse a comer somente carne “pura” passariam fome! O texto citado de Mc 7 prova que Deus se importa com o meu coração e não com meu estômago como pensam os fariseus. A propósito João Batista se alimentava de gafanhotos!

    Jrmanaus, o texto do concílio de Jerusalém diz exatamente quais os mandamentos da Lei deveriam ser seguidos pelos cristãos gentios/ se guardar o sábado fosse mandamento para gentios, estaria escrito ali, ou em qualquer um dos 27 livros do Novo Testamento, vc não acha?

    Para se formular alguma doutrina é necessário fundamentos Bíblicos, PRINCIPALMENTE do Novo Testamento!

    Gostaria que se detivesse nestas questões simples antes de continuarmos:
    a) Cristão/Judeu ou cristão/gentio? em qual destas classes você se considera?
    b) Existe algum mandamento para se guardar Sábado no NT?
    c) Existe algum mandamento para não se comer carne suína ou pescados no NT?
    c) Minha salvação é comprometida em não guardar o Sábado e comer carne de porco?
    e) Podemos ser circuncidados por obediência a Lei do AT?

    Um grande abraço!

  11. jrmanaus disse:

    Olá amigo Carlos,

    Em relação a Marcos 7 creio que nossos posicionamentos estão claros e definidos, em relação ao ponto central do texto:

    Seu posicionamento: Que Cristo purificou todos os alimentos (até mesmo os considerados imundos) e que o fato de comermos qualquer coisa, não implica na salvação

    Meu posionamento: Que Cristo está ensinando que a fonte das más ações praticadas pelo ser humano se acha no “interior”, e não no “exterior”. Que não há proveito apenas quando o exterior é purificado, como faziam os hipócritas e arrogantes fariseus.

    Creio que podemos seguir em frente e entrarmos na questão das leis.

  12. jrmanaus disse:

    Amigo Carlos, Inicialmente gostaria de expor nosso posicionamento em relação às leis. No próximo comentário, postarei as respostas as suas questões e nelas adicionareis mais informações sobre o tema em questão

    Os adventistas crêem que a salvação é pela graça (Ef.2:8-9), e não pela lei. Mas crêem também que por estar debaixo da graça, por terem sido justificados, devem viver uma vida de obediência a Deus e entendem que guardar os mandamentos, entram nesse processo (1º Jo.2:4, 1º Jo.5:2-3)

    Ao lermos a bíblia, observamos que Deus instituiu diversas leis (civis, religiosas, de saúde, de sacrifício, etc…).

    • 10 mandamentos -> Escritos por Deus / Tábuas de pedra / guardado dentro da arca (Deut.10:4-5)
    • Demais leis -> Escritas por Moises / em um livro / guardadas ao lado da arca (Deut.31:24-26)

    Mas muitas dessas leis, não estão em uso, a própria bíblia nos mostra:

    “Aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças” (Ef.2:15)

    Entendemos que todas as ordenanças, que tinham o caráter cerimonial, foram anuladas na cruz por Cristo. E o que seriam essas ordenanças? Todo aquele ritual do santuário e sua infinidade de sacrifícios. Afinal, quando um cordeiro era imolado e seu sangue era derramado, aquilo representava o sacrifício de Cristo, era sombra das coisas futuras. Mas ao vir Cristo, essas leis não tinham mais necessidade, tanto que o véu do templo que separava o compartimento santo, do santíssimo, se rasgou (Mat.27:51). O tipo encontrou o antítipo.

    “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas, não vim para destruir vim para cumprir” (Mat.5:17).

    A palavra cumprir, do grego PRELOO, significa plenitude. Ou seja, Jesus veio plenificar a antiga aliança, trazer seu entendimento, veio substituir todas as ordenanças da lei de Moises, pelo seu próprio sacrifício. Mas não faz sentido achar que na cruz, Cristo anulou os 10 mandamentos. Veja o porquê:

    A bíblia nos mostra que pecado é a transgressão da lei: “Aquele que pratica o pecado, também transgride a lei, porque pecado é a transgressão da lei” (1º Jo.3:4)

    Os 10 mandamentos, não podem justificar ninguém, eles não foram feitos para isso. Porém, a lei de Deus, nesse caso, possui as funções de um espelho, que nos mostra a mancha do pecado e nos aponta para Cristo, nosso salvador, veja:

    “visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Rom.3:20)

    “Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás” (Rom.7:7)

    Entendemos que a graça é o caminho que conduz vc a vida eterna e os 10 mandamentos são como placas que o orientam a não desviar desse caminho

    Levamos a mensagem ao mundo sobre o advento de Cristo e cremos que a obediência é fundamental no processo de salvação. Não que as obras o salvem , mas ela é fruto de um coração salvo em Cristo. Por mais impopular que seja a mensagem aos olhos do mundo, entendemos que ela deva ser pregada, pois entendemos que a maioria dos salvos estão fora da igreja adventista

    “A igreja Universal (referindo-se a todas as denominações cristãs), se compõe de todos os que verdadeiramente crêem em Cristo…A igreja é a comunidade de crentes que confessam a Jesus como Senhor e Salvador” (Manual da igreja, pag 13, 2005)

    Um abraço

  13. Meu posicionamento em MC 7: Que Cristo purificou todos os alimentos (até mesmo os considerados imundos no AT) e que o fato de comermos qualquer coisa, não implica em pecado. (só para deixar claro minha posição)___________________________________________

    Sobre a Lei e o NT
    πληρῶσαι = {PLEROSAI} infinitivo aoristo de PLEROO (em Mt 5:17 BGT) e não PRELOO como o irmão citou…

    Interessante que Paulo usa o termo πληροῦται = {PLEROUTAI} indicativo presente passivo de PLEROO : “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Gal 5:14 ARA)
    tradução: Toda a Lei é plenamente (passivo) cumprida em um só mandamento: Amarás o teu próximo como a ti mesmo

    A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o AMOR com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo TEM CUMPRIDO a lei. 9 Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, E, SE HÁ QUALQUER OUTRO MANDAMENTO, TUDO nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Rom 13:8-10 ARA)

    Tiago a chama de Lei Régia: (Lei do Reino: NVI; Lei Real: ARC)
    Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; (Jam 2:8 ARA)

    Jesus resume em amar a Deus sob todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo:
    “Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” {A Torá (Pentateuco) e o restante dos livros do Antigo Testamento}. (Mt 22:40 ARA)

    Paulo repreende os Gálatas ao retornarem para qualquer tipo de mandamento que não seja este, a saber, AMAR.
    “mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos RUDIMENTOS POBRES E FRACOS, aos quais, de novo, quereis ainda ESCRAVISAR-VOS? Guardais DIAS, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós tenha eu TRABALHADO EM VÃO para convosco. (Gl 4:9-11 ARA)

    Resumindo ensino do NT: Não existe outro mandamento! Quem ama, guarda a PLENITUDE (PLEROO) da LEI… (MT 22:40; Rm 13:8-10; Gl 5:14)

    Se amo o próximo não adultero, nem mato, ou cobiço, ou roubo…
    Se amo a Deus não idolatro, não blasfemo, não uso o nome do Amado de maneira leviana, nem deixo de Adorá-lo em qualquer temo e lugar…

    Porque eu, mediante a própria lei, MORRI para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim;
    (Gl 2:19-20 ARA)

    Abraços em Cristo…

  14. jrmanaus disse:

    Irmao Carlos, seguem suas respostas. Os questionamentos sobre sábado, incluindo Col.2:16-17, irei inserir no próximo comentário pois as respostas ficaram um pouco extensas. Como foram vários questionamentos e comentários que vc fez, dividirei as respostas em 3 parte, segue abaixo a 1º parte:

    RESPOSTAS – PARTE 1

    1. “A propósito João Batista se alimentava de gafanhotos”

    R: Irmão Carlos, de acordo com Leviticos 11:22, o gafanhoto não é alimento imundo, João Batista estava de acordo com os princípios alimentares da bíblia
    ……………………………………………………………………………………………………………………

    2. Jrmanaus, o texto do concílio de Jerusalém diz exatamente quais os mandamentos da Lei deveriam ser seguidos pelos cristãos gentios/ se guardar o sábado fosse mandamento para gentios, estaria escrito ali, ou em qualquer um dos 27 livros do Novo Testamento, vc não acha?

    R: Irmão, as orientações do Concilio eram para os gentios cristãos NÃO fazerem (se absterem, não praticarem), se o sábado semanal não estivesse mais valendo deveria ter sido mencionado dentre as proibições colocadas aos gentios. Se fosse o caso, o verso 20 ficaria assim:

    “que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados, das relações sexuais ilícitas e dos sábados”

    Perceba que neste Concílio, o objetivo era apenas focar nos pontos controversos, tanto que os princípios de não mentir e não roubar, não foram citados no verso, mas são princípios validos ainda hoje
    ……………………………………………………………………………………………………………………

    3. Cristão/Judeu ou cristão/gentio? em qual destas classes você se considera?

    R: Cristão, salvo pela Graça de Deus (Ef.2:8), por meio da cruz de Cristo, mas vivendo uma vida de obediência (Mat.7:21, 1º Jo.2:4, 1º Jo.5:2-3, Rom.7:12, Apoc.14:12), como prova de um coração transformado.
    ……………………………………………………………………………………………………………………

    4. Existe algum mandamento para não se comer carne suína ou pescados no NT?

    R: Entendemos que a bíblia é uma só, o Novo Testamento não precisa repetir tudo o que o Antigo Testamento falava. O mesmo Deus de Gêneses é o mesmo do Apocalipse. A bíblia mostra que Deus não muda (Mal.3:6) e que Jesus também não muda (Heb.13:8).

    Na cruz, Cristo veio salvar o pecador e não purificar alimentos imundos. Antes de o povo judeu surgir, já havia a noção de alimentos puros e imundos: Gênesis 7:2 “De todo animal limpo levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea”. Entendo assim, que a orientação alimentar é para o homem (judeu ou não)
    Se o entendimento do irmão é de que, por estarmos debaixo da graça, podemos comer qualquer coisa, eu respeito, mas meu posicionamento é: meu corpo é templo do Espírito Santo e tudo o que eu fizer (incluindo minha alimentação) será para a glória de Deus (1º Cor.6:19 e 1º Cor.10:31)

    Comer alimentos que Deus chamou de “imundos”, não parece ser algo que traga Glória a Deus, até porque, como Deus não muda (Mal.3:6), certamente o que Deus considerava imundo nos tempos de Moises, também considera imundo hoje
    ……………………………………………………………………………………………………………………

    5. Podemos ser circuncidados por obediência a Lei do AT?

    R: Creio que meu comentário anterior, sobre a lei, explica claramente nosso posicionamento. Mas acrescentaria mais alguns detalhes: Ao lermos a carta de Paulo aos Gálatas observamos claramente que Paulo ali tenta mostrar ao povo da galácia a importância da cruz de Cristo. O povo ainda estava executando as ordenanças da lei que tinham sido abolidas (efésios 2:15) Por isso Paulo enfatizava: “Por obras da lei ninguém será justificado.” Corretíssimo.

    A Lei Cerimonial não se compunha somente do dogma da circuncisão, mas de uma infinidade de cerimônias; porém, o problema na ordem do dia é ela. O foco principal discorrido entre Paulo e os demais, é a circuncisão comentada na epístola. (Gálatas 5:6 e 6:15). Podemos resumir que a carta aos Gálatas trata da justificação pela Fé e não pela lei. A circuncisão agora, é a do coração

  15. IASD disse:

    Porque eu, mediante a própria lei, MORRI para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim;

    Se Cristo vive em você vc quebra a lei como Cristo quebrava a lei? Cristo quebrava a lei e tinha relações homossexuais, era ladrão, assassino e fazia compras nos sábados? Morrer para a lei significa OBEDECÊ-LA. Paulo confirma isso aqui:

    (Romanos 3:31) – Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

  16. IASD disse:

    Escrevemos esse artigo para te responder melhor:

    O que significa morrer para a lei, nas cartas de Paulo?

  17. jrmanaus disse:

    Irmão Carlos,
    Você comentou “Quem ama, guarda a PLENITUDE da lei”. Que bom que estamos nos entendendo em alguns pontos. Nós adventistas temos esse posicionamento, também. Não basta mudar o exterior (como faziam os legalistas) ou buscar justificação por obras da lei. Se não fizerem por amor, de nada adiantaria…

    Só reforço que, quando Cristo nos fala dos princípios de amor a Deus e ao próximo, eles já existiam desde o antigo testamento:

    Deuteronômio 6:5 “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”

    Levítico 19:18 “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR”

    Quando Cristo diz “novo” mandamento em João 13:34 ele refere-se a algo renovado. vindo de algo anterior (2º Jo.5), Cristo quer mostrar que o “apego” a lei de alguns, pervertiam o evangelho. Agora a lei é gravada no coração e não na letra

    As demais respostas (referentes ao sábado), mandarei nessa semana ainda, é que precisava tecer esse comentário, pois gostei muito do seu post

    Um abraço

  18. Respostas só que mais Diretas!
    3. Cristão/Judeu ou cristão/gentio? em qual destas classes você se considera?
    R: Cristão/Gentio: Você não é judeu, não descende de judeu e não nasceu em Israel! Logo é gentio. (Paulo era Apóstolo dos gentios)

    4. Existe algum mandamento para não se comer carne suína ou pescados no NT?
    R: NENHUM dos 27 livros dos NT ordena guardar o Sábado ou restringe carne suína!

    5. Podemos nos circuncidar?
    R: Não, isso seria um retrocesso aos rudimentos judaicos do AT e negar a graça de Jesus Cristo.
    Concordo, o tema central da epístola aos Gálatas é a salvação/justificação unicamente pela fé, sem o “auxilio” de obra alguma da Lei, apesar de tratar de outros temas secundários sobre os judaizantes e seus costumes..
    ________________________________________
    Ponto fundamental é a clara diferença entre o AT e o NT!
    4 (ainda) R: Entendemos que a bíblia é uma só, o Novo Testamento não precisa repetir tudo o que o Antigo Testamento falava…. Deus não muda.
    Concordo, Deus é perfeito e qualquer mudança nEle indicaria o contrário!

    a) O Ponto é: Temos uma Bíblia dividida em 2 Testamentos, ou 2 Alianças! (certo!?)
    A primeira, o AT, trata de várias questões, Criação, Queda, Promessa de Salvação através do Messias que esmagaria a serpente… Mas trata também da Eleição de um povo, escolhido por Deus para ser sacerdócio real e nação santa = Israel, o Povo de Deus no AT!

    b) No AT, Deus Elegeu Israel, a descendência de Abraão. Somente estes estavam dentro do Pacto, da Aliança de Deus com os homens. Todas as outras nações estavam alheios a Revelação, as Promessas, ao Culto, consequentemente alheios de Deus tmb. (certo?!)

    c) O NT trada da chegada do Messias, do Reino de Deus, e da Nova Aliança (indica que a outra é velha) feita no sangue do Cristo. (certo?!)

    d) Agora, no NT, todas as nações são chamadas para fazerem parte da Nova Aliança em Cristo. Jesus veio á princípio para os Judeus, mas após sua rejeição por parte destes, Ele ordena os Apóstolos a seguirem por todas as nações pregando o Evangelho, ensinando e batizando em nome do Pai do Filho e Do E.S. (certo?!)

    e) O NT foi escrito em quase sua totalidade aos Gentios, foi escrito em Grego, a língua dos gentios! (Lucas o médico amado, era gentio e escreve para gentios) Paulo era apóstolo dos gentios, escreve para Romanos, Corintios, Gálatas, Éfesos, Colossos, Filipenses, Tessalonicensses, TODOS GENTIOS! João escreve Apocalipse ás 7 igrejas gentílicas.

    f) Existem muitas ordenanças do AT que não poderiam e nem podem ser cumpridas pelos gentios (outras nações) Ex: sacrifícios de animais, adoração dentro Templo de Jerusalém (não existe mais), sacerdócio, levirato, participação na páscoa…etc (creto?!) (Lv 22:10…)

    g) Outras nações nunca foram ordenadas á guardar o sábado, ou deixar de comer qualquer alimento, ou circuncidar-se (Deus não ordenou isto aos Egípcios, Persas, Babilônicos…etc, eles estavam fora da Aliança, não eram povo de Deus) somente os Israelitas naturais além dos escravos e estrangeiros quando circuncidados estavam obrigados a isso (certo?!)

    h) Por que nós, cristãos/gentios (de outras nações) deveríamos guardar mandamentos exclusivos dos Israelitas, sendo que nem no AT ordena isso aos gentios!?

    i) E por que guardar então somente alguns mandamentos (não comer carne de porco, guardar o sábado) e não TODOS, sendo que o NT a Nova Aliança, não toca nesses assuntos?! Se fosse assim deveríamos guardar TODA a Lei, já que o NT não trata disso!

  19. jrmanaus disse:

    RESPOSTAS – PARTE 2

    Apóstolo Paulo: Ninguém, pois, vos julgue por causa de COMIDA e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou SÁBADOS, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. (Col 2:16-17 ARA)

    R: Desde já peço desculpas ao irmão, pois o texto está um pouco extenso, todavia, é a única maneira de expor a vc o nosso posicionamento. Peço ao irmão que leia com carinho e atenção todo o comentario. Esse texto de Colossenses, eu comentei alguns meses atrás aqui no blog, mas comentarei novamente. Creio que responderás as outras perguntas, relativas ao sábado. Obrigado

    Ao lermos a bíblia, observamos que os dia de festa, ou lua nova, ou sábados, encontram-se em diferentes passagens no antigo testamento (Nm 28-29; 1Cr 23:29-31; 2Cr 2:4; 8:12, 13; Ne 10:33; Ez 45:13-17; 46:1-15; Os 2:11), Muitos comentaristas bíblicos concluem que o texto de Col.2:16-17, refere-se a abolição do sábado semanal

    A palavra sábado do hebraico “Shabbat” e significa descanso ou repouso. A bíblia é clara a fazer menção a dois tipos de sábados, a saber, o sábado do 7º dia (eterno) e os sábados cerimoniais, que consistiam de ordenanças (abolidos na cruz)

    Onde encontrar na bíblia os sábados anuais (cerimoniais)? Veja alguns exemplos de sábados cerimoniais ( anuais). O primeiro está registrado em Levíticos 16:29-31 Lá diz o seguinte:

    “No sétimo Mês aos dez dias do mês… nenhuma obra fareis… porque é SÁBADO de descanso solene”

    Perguntamos; quantas vezes por ano acontecia o dia 10 do 7° mês? Apenas uma vez é claro! Ou seja, naquela data específica, havia o sábado da expiação, o mesmo princípios valia para os outros sábados cerimoniais. Uma analogia pode nos ajudar…Quando é o feriado da independência no Brasil? no dia 7 do 9° mês (7 de setembro)…e quantas vezes por ano celebramos a independência? apenas uma é claro! Essas datas seguem o mesmo princípios de nossos aniversários, ou seja, uma data fixa em um dia móvel.

    Leiamos ainda um outro texto, com cuidado, levíticos 23:24. Nesse ponto, as traduções de Matos Soares e Figueiredo são mais claras, e seguem melhor o original. Leiamos a versão de Matos Soares:

    “O sétimo mês, o primeiro dia do mês será para vós um SÁBADO e uma recordação…” (v.24).

    Refere-se à festa anual das trombetas, no dia 1º do 7° mês, embora Almeida tenha traduzido usando a palavra descanso, no original hebraico está “shabbath”, e a expressão correta é reproduzida por grande número de traduções.

    No capitulo 23 de Leviticos essas e outras datas anuais solenes são mostradas. Em algumas delas, a terminologia shabbath ou shabbathon é empregada. Em outros casos, é empregado o termo hebraico HAG

    Podemos concluir que Colossenses 2:16-17, Paulo está indo contra a observância de cerimoniais judaicos que foram anulados na cruz e não dos sábados semanais:

    Dias de festas: Pascoa, Paes asmos, Pentecostes
    Lua nova: Solenidades mensais
    Sábados: Trombetas, expiação, anos sabaticos

    Não faria sentido Paulo dizer ao povo de Colosso que o sábado semanal foi anulado, se ele mesmo o guardava por sua própria convicção, leia Atos 18:4 à luz de Atos 17:2

    “Paulo segundo seu costume” (Atos 17:2), Como o irmão deve saber, as palavras gregas usadas nesse texto mostram claramente que Paulo não guardava o sábado para agradar judeus, mas guardava por sua própria convicção, de si mesmo

    As informações a seguir foram extraídas do Léxico Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil. CD ROM Bíblia Online. Versão 3.0):

    “Segundo” – grego “kata”. Significados: 1) abaixo de, por toda parte; 2) de acordo com, com respeito a, ao longo de.

    “Seu” – grego “autos”. Significados: 1) ele próprio, ela mesma, eles mesmos, de si mesmo. 2) ele, ela, isto; 3) o mesmo.

    “Costume” – grego “etho”. Significados: 1) estar acostumado, habituado; 2) aquilo que é hábito; 3) uso, costume.

    CONCLUSÃO

    A bíblia é clara:

    Sábado semanal

    Instituido na criação (Gen.2:1-3)
    Escrito pelo dedo de Deus (Êx.31:18)
    Escrito em tábuas de pedra (Ex.31:18)
    Guardado dentro da arca da aliança (Deut.10:4-5)
    Aponta para Deus como Criador (evento passado), (Gen.2:1-3)
    Faz parte dos 10 mandamentos e nada foi acrescentado a eles (Deut.5:22)
    É Eterno

    Sábados cerimoniais

    Instituido para o povo de Israel (Lev.16:29 e 23:31)
    Escrito por Moises (Deut.31:24-26)
    Escrito em um livro (Deut.31:24-26)
    Guardados fora da arca (Deut.31:24-26)
    Apontava para o sacrifício de Cristo (evento futuro), (Col.2:16-17)
    Faz parte das leis cerimoniais, escritas no livro da Lei (Deut.31:24-26)
    Vigorou até a cruz

  20. “Muitos comentaristas bíblicos concluem que o texto de Col.2:16-17, refere-se a abolição do sábado semanal”

    Interessante citar isso! pq nenhuma interpretação que você abordou é confirmada pelos comentaristas e teólogos sérios ao longo dos 2 séculos da História da Igreja!

  21. Muitos comentaristas bíblicos… foi o que vc disse!

    Nenhum comentarista bíblico (sério) teve este entendimento sobre o sábado ou sobre questões de restrição alimentar ao longo de 2mil anos de história da Igreja…

  22. jrmanaus disse:

    O meu comentário não se resume a “muitos comentaristas biblicos” Leia com atenção tudo que foi escrito

  23. Li todos os seus post`s, o que comento é que nenhum teólogo anterior e sério confirma estas interpretações…

    Alguns parecem se esquecer de toda a História da Igreja e passa somente a considerar os fatos que lhes interessam.

    Muitos descartam as batalhas teológicas travadas pelos Pais da Igreja contra as heresias antigas. Os Concílios e suas discussões fundamentais sobre questões basilares da fé Cristã.

    Agostinho de Hipona, provavelmente o maior teólogo depois do Apóstolo Paulo. Os Pré-Reformadores, John Russ, John Wicliff e sua tradução para a língua do povo. Lutero e sua batalha contra o papado corrupto, e a favor da doutrina bíblica da justificação pela fé somente! Calvino e sua Teologia Sistemática, alargando o caminho da Reforma e influenciando toda a Europa de sua época. John Knox e a Reforma na Escócia!
    Os Avivalistas: Jonathan Edwards, John Wesley, George Withefield.
    Além de outros teólogos mais recentes: Gerardus Voz, Gerard Van Groningen, Louis Berkhof, Simon Kistemaker e por que não John Stott (falecido recentemente).

    Como poderia pensar em começar algum tipo de teologia ignorando completamente o que aqueles que vieram antes de mim disseram sobre qualquer assunto da bíblia. Seria no mínimo tolice, e orgulho diabólico! Seria pior do que tentar reinventar a roda, seria desconstruí-la afirmando melhorias.

    Sinceramente acho falta de entendimento tentar achar que Deus deixou todos estes homens, todas estas testemunhas sem o conhecimento bíblico verdadeiro e só concedeu a alguns nos tempos modernos!

    Ignorar o testemunho dos santos que viveram na antiguidade faz de mim um débil-mental-teológico!

    Interpretações “novas”, revelações inéditas em livros, profecias, visões e qualquer outra coisa sempre foi e sempre será a base para as seitas e heresias se iniciarem. Pois entenderam que Deus havia revelado algo inédito. Alguma doutrina que Deus deixou guardado e escondido de seus santos por milênios e que agora foi “revelado” a um homem ou mulher em especial!

    Tenho e sempre terei receio por quem ignora o passado teológico como se nada tivesse para acrescentar em sua suposta teologia atual!

    “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes”.
    Isaac Newton.

    O que afirmo é isso: nenhum teólogo sério teve este entendimento sobre o sábado e carne de porco em mais de 2mil anos de História da Igreja!

  24. jrmanaus disse:

    A bíblia é clara ao mostrar 2 tipos de sábados:

    SÁBADOS CERIMONIAIS (celebrados anualmente, escrito por Moises, anulados na cruz):

    -> Sábado das trombetas (dia 1º do mês 7): “O sétimo mês, o primeiro dia do mês será para vós um SÁBADO e uma recordação…” (Leviticos 23:.24).

    -> Sábado da expiação (dia 10 do mês 7): “No sétimo Mês aos dez dias do mês… nenhuma obra fareis… porque é SÁBADO de descanso solene” (Leviticos 16:29-31)

    -> Sábado anual de descanso da Terra: “Fala aos filhos de Israel e dize-lhes, Quando entrardes na Terra que vos dou, então a terra guardará um SÁBADO ao Senhor. Seis anos semearás o teu campo e seis anos podarás a tua vinha, porém no sétimo ano, haverá SÁBADO de descanso solene”(Leviticos 25:2-4)

    SÁBADO SEMANAL (escrito pelo dedo de Deus, eterno)

    -> “E havendo Deus terminado no SÉTIMO DIA a sua obra que fizera, abençoou Deus o dia sétimo e o santificou” (Gen:1-3)

    -> “…Mas o sétimo dia é SÁBADO do Senhor Teu Deus” (Êx.20:8-11)

    -> “…E todos os SÁBADOS discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus quanto gregos” (Atos 18:4)

    Leia com atenção tudo que foi escrito

  25. Querido, estas interpretações não tem embasamento no NT…
    Nenhum teólogo em 2mil ANOS de estudo bíblico na existência da Igreja de Jesus Cristo entendeu assim….

  26. jrmanaus disse:

    Irmão Carlos, a BÍBLIA mostra claramente, que havia solenidades anuais dadas ao povo de Israel que eram chamadas de SÁBADOS…

    Em nossa sociedade, por exemplo, há algumas datas anuais solenes, como o dia da independencia, a proclamação da republica, etc…

    dia 7 do mês 9 -> Independência
    dia 1º do mês 5 -> Dia do trabalho
    dia 15 do mês 11 -> Proclamação da república

    Da mesma maneira, havia algumas solenidades ANUAIS judaicas que eram chamadas de SÁBADOS, veja:

    dia 1º do mês 7 -> (Trombetas) “O sétimo mês, o primeiro dia do mês será para vós um SÁBADO e uma recordação…” (Levitico.23:.24).

    dia 10 do mês 7-> (expição) “No sétimo Mês aos dez dias do mês… nenhuma obra fareis… porque é SÁBADO de descanso solene” (Levitico 16:29-31)

    A bíblia ainda complementa, referente ao shabat da expiação: “Isto vos será por estatútuo perpétuo, para fazer expiação UMA VEZ AO ANO, pelos filhos de Israel” (Lev.16:34)

    Leia novamente o comentário de Col.2:16-17

    Um abraço

  27. Lição 1 – APOCALIPSE A RESPOSTA – Parte 2 de 3 – Pr. Luís Gonçalves – YouTube
    Aos 7min e 50 seg deste video, o Pr. Luís Gonçalves (da igreja adventista) mostra a sua belíssima Bíblia de Estudo de Genebra,editada pela igreja presbiteriana.(http://www.editoraculturacrista.com.br/produtos.asp?codigo=306).
    Por que um pastor adventista esta usando uma bíblia cheia de notas com explicações feitas por teólogos presbiterianos?

  28. Lição 1 – APOCALIPSE A RESPOSTA – Parte 2 de 3 – Pr. Luís Gonçalves – YouTube
    Neste video acima o Pr. Luís Gonçalves (Adventista) aparece com uma bíblia de estudo de Genebra, ( http://www.editoraculturacrista.com.br/produtos.asp?codigo=306 ) editada pela Igreja Presbiteriana do Brasil.Por que um pastor adventista precisa de uma bíblia com notas produzidas por teólogos presbiterianos(calvinistas)?

  29. E sobre a nova aliança, a bíblia, au definí-la, não exclue os 10 mandamentos, pelo contrário, os reafirma, pois na Nova Aliança, Deus as Reescreve em nossos corações. Tal definição vemos em Hebreus 8:8 a 10, que parafraseia Jeremias 31:33:
    “Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;” Hebreus 8: 10 e Jeremias 31:33

Deixe um comentário