Como seria o Adventismo sem Ellen White?

Alguns críticos da igreja adventista ensinam que a igreja adventista nem existiria sem Ellen White. Será?

A profetisa Ellen White foi importante pra impulsionar a obra. Seus Livros criaram uma rede de leitores. Mas Não veio dela a guarda do sábado. Veio da Bíblia. Não veio dela a alimentação pura. Veio de levítico 11. Não veio dela a alma mortal. Thomas Hobbes em O leviatã chegou a essa conclusão 200 anos antes. Há um desconhecimento da história do cristianismo (como a existência de antigos cristãos sabatistas como os batistas do sétimo dia) e da própria história do adventismo onde muitas ideias vieram de Joseph Bates e outros. A doutrina mais original do adventismo: dos Estados Unidos como Agente dos últimos dias já estava pronta em 1850 por Joseph Bates, James White e Andrews.

Miguel era apenas um dos nomes de Deus? Calvino e até o comentário bíblico de Matthew Henry disseram o mesmo. Por que insultam apenas Ellen White? Por ser mulher? Por que o movimento adventista é maior que o número de calvinistas em muitas partes do mundo? Enquanto os livros de Calvino e Lutero são poucos acessíveis, os livros de Ellen White são doados aos milhões? Seria ciúme dos protestantes?

Creio que o Adventismo existiria sem Ellen White. Seria uma igreja pequena como as demais igrejas sabatistas. Não haveria os colégios e restaurantes adventistas. E talvez a doutrina dos últimos dias não fosse tão bem estruturada. Mas a igreja estaria ali. Como mais uma entre tantas. Mas com Ellen White o movimento explodiu em números. Porque o dom de profecia está com essa Igreja que promete impactar as nações.

Esse post foi publicado em Artigos Adventistas, Ellen G. White. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário