Os Adventistas no Século XX: Esperança Adiada

Segunda Vinda de Jesus

Os adventistas do sétimo dia, ao lado de milhões de outros cristãos passaram o século 20 aguardando a bendita esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; (Tito 2:13).

Quase todas as profecias bíblicas que indicam seu aparecimento se cumpriram: Guerras, Terremotos, Epidemias, Fomes (Mateus 24). O que faltou para ELE finalmente voltar?

Há 4000 anos atrás, Deus disse a Abraão que somente depois de 400 anos seus descendentes teriam a posse da terra prometida:

(Gênesis 15:13-14) – Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.

A promessa não se cumpriu imediatamente. E uma boa razão foi dada. Deus não iria tirar a terra de Canaã das mãos de seus moradores originais (os amorreus)  sem lhes dar um tempo de misericórdia:

(Gênesis 15:16) – E a [sua] quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.

Os descendentes de Abraão entraram no Egito sabendo que um dia sairiam de lá. E a promessa se cumpriu com milagres incríveis:  10 pragas caíram, o mar se abriu e o pão dos anjos desceu do Céu [Maná], tudo com o objetivo de cumprir a promessa feita a Abraão.

Se Deus cumpriu a promessa que fez a Abraão, não cumprirá uma promessa feita na pessoa de Seu Filho?

Disse Jesus: Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. (Mateus 24:30).

Se a esperança foi adiada [e foi adiada aos olhos humanos, porque a obra de Deus não conhece adiamento ou tardança] é porque algumas profecias ainda não se cumpriram.

A Bíblia descreve que Jesus voltará em um tempo em que os Estados Unidos são a nação mais forte do mundo (1). Um tempo em que a Igreja Romana tem de volta todo o poder na Terra (2). Ela contará com o apoio das Igrejas protestantes tradicionais (3). Um tempo em que o espiritismo culto não é mais mal visto (4). O Fim também virá num tempo em que a pregação do evangelho é possível e não pode mais ser detida (5).

Neste tempo, os Estados Unidos, por influência destes 3 poderes, terão sua Constituição de Liberdade Religiosa anulada. Com o fim da liberdade na América, todas as nações do mundo se renderão rapidamente ao novo modelo socio-político. Então, as perseguições retornarão sobre o povo de Deus como na Idade Média.

O século 20 não possibilitou que essas coisas ocorressem. Vamos ver ponto por ponto.

1- Até 1991 a União Soviética era um empecilho para que os Estados Unidos estendessem sua influência em todo o mundo. Apenas com o fim do comunismo os EUA se tornaram a única super-potência.

2- A Igreja Católica tinha perdido seu poder político em 1798 com a Invasão de Napoleão Bonaparte. Tentou se recuperar, mas depois recebeu outro golpe com a revolução de Giuseppe Garibaldi que arrebatou as terras da igreja em prol da fundação da nação italiana. A Igreja Romana só  se tornou um Estado em 1929 com a promulgação do Tratado de Latrão. O pontificado de João Paulo II (1978-2005) restaurou o prestígio dos papas em todo o mundo. Este foi um processo que durou todo o século 20 e ainda não se concluiu.

4- De acordo com reportagem da Revista TIME de 08 de dezembro de 1930, os grupos que os protestantes tinham mais antipatia eram:

1) Ateus 2) Islâmicos 3) Budistas 4) Mormons 5) Espíritas 6) Católicos Romanos 7) Judeus 8) Gregos Ortodoxos 9) Ciência Cristã 10) Unitarianos 11) Adventistas do sétimo dia 12) Universalistas 13) Pentecostais 14) Exército da Salvação 15) Protestante Episcopal 16) Discípulos de Cristo 17) Luteranos 18) Amigos 19) Batistas 20) Congregacionais 21) Presbiterianos 22) Metodistas.

Durante parte do século 20, os protestantes americanos ainda odiavam mais a Igreja Católica, do que judeus e adventistas. E ainda possuíam receios até entre eles mesmos (perceba que batistas, presbiterianos, metodistas estão no final da lista). Os protestantes consideravam o papa de Roma o anticristo bíblico.

Como os protestantes tinham tão grande antipatia por católicos (mais do que por judeus e adventistas do sétimo dia) era impossível qualquer união ecumênica satisfatória. Nada que pudesse cumprir a profecia de apoio entre católicos e protestantes. Afinal, os judeus negavam o messias, mas na mentalidade protestante, o Papa era O ANTICRISTO. Atualmente as igrejas protestantes estão unidas. Luteranos e Ortodoxos gregos se aproximaram do catolicismo. Faltam apenas alguns acordos ecumênicos para completar a União.

4- O Espiritismo era extremamente mal visto pelo protestantismo [a Bíblia proíbe qualquer contato com os mortos]. Durante o século 20,  a influência de filmes, (Ex: Ghost – do outro lado da vida) novelas (Ex: A Viagem), livros de ficção (Harry Potter) que tem temática espírita amenizou em parte o poder das igrejas de convencer a população dos malefícios do espiritismo. Parte do culto pentecostal se tornou parecido com o culto espírita. Apenas igrejas fundamentalistas [que crêem literalmente na Bíblia] ainda criticam o espiritismo. Embora a Igreja Romana e as igrejas protestantes defendam a Ressurreição, em contraste com a Reencarnação do espiritismo, a crença errônea de ambos na vida após a morte (um periodo antes da ressurreição e antes da reencarnação) aproxima muito ambas as crenças. Os não religiosos já não conseguem ver qualquer diferença. O processo de união, embora esteja avançado, também não está concluído.

5- Durante a maior parte do século 20, o comunismo, o socialismo, ou o islamismo proíbiam a propagação do evangelho. Com o fim da URSS dezenas de nações se abriram a missionários (Rússia, Mongólia, Cuba etc). A Internet e as grandes redes de rádio e tv passaram a chegar aos países mulçumanos, onde a pregação é proibida. Porém, ainda faltam que certas nações se abram ao evangelho (Irã, Arábia Saudita, Coréia do Norte etc.)

Apenas quando estes 5 itens estiverem plenamente cumpridos é que Jesus poderá retornar. Neste tempo, o Judaísmo Ortodoxo e os Adventistas do 7° dia, deverão ser as religiões mais mal vistas pelos Americanos e depois pelo resto do mundo. Então os Estados Unidos, por influência destes 3 poderes, terão sua Constituição de Liberdade Religiosa anulada. Com o fim da liberdade na América, todas as nações do mundo se renderão rapidamente ao novo modelo socio-político. As perseguições retornarão sobre o povo de Deus como na Idade Média.

Então, semelhante ao que houve no Egito, Jesus fará o possível para cumprir sua promessa: 7 pragas caírão e as nações verão o Filho da Humanidade vindo nas nuvens do Céu com poder e muita glória.

A esperança foi adiada, mas permanece viva em nossos corações. Ora Vem Senhor Jesus!

_______________________

Referências bíblicas dos 5 pontos debatidos:

1- Apocalipse 13:11;

2- Apocalipse 13:8 e Apocalipse 17:1-5;

3- Apocalipse 13:14;

4- Apocalipse 16:13;

5- Mateus 24:14.

Para saber mais leia o livrinho CRISE E VITÓRIA.

ou A Profecia das Nações Parte 1, 2 e 3.

Esse post foi publicado em Artigos Adventistas e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Os Adventistas no Século XX: Esperança Adiada

  1. Pingback: Os Adventistas no Século XX: A Culpa Não Reconhecida « Adventismo em Foco

  2. lenormy disse:

    Olá!sou desbravadora da Igreja Adventista do Setimo Dia.
    Adorei esse site,muito bom mesmo,que Deus nosso Senhor abençoe a pessoa que criou esse site e que através desse meio de comunicação faça muitas pessoas conhecerem a verdade e entregem suas vidas a Cristo,pois disse-lhe Jesus:eu sou a ressurreição e a vida.quem crê em mim,ainda que morra,viverá;e todo o que vive e crê em mim não morrerá.(joão11;25)
    Eu sou o caminho,e a verdade,e a vida,ninguém vem ao Pai senão por mim(joão14;6)

  3. Francisco disse:

    meu amado, como vc coloca que a igreja adventista junto com os judaístas como as religiões mais mal vistas?? vc coloca uma enquete linda sobre a vinda do Filho de Deus, mas coloca igreja pentecostais como espíritas, eu sou pastor de uma denominação pentecostal e luto dia após dia contra práticas de espíritismo td o que segue deuterômio no cap. 18
    meu querido lutamos contra a idolatria católica e como pentecostais fazemos somente aquilo que Jesus fez, curar enfermos, espulsar demonios e etc. a palavra de Deus não muda. acho que antes de vc falar de nós busque nos conhecer. sou um admirador do adventismo. portanto busco conhecer suas práticas existem coisas que vcs colocam que estão totalmente fora da palavra. como batismo no Espírito Santo, e outras coisas. mas amém creio que quando vc chegar ao céu vc não irá encontrar uma plaquinha dizendo este lado do céu pertece ao Judeu e esse pertence aos Adventistas que são fanáticos em Helem Wayte. vc vai ter que ser meu visinho e vai se surpreender com issu. Paz seja convosco.

  4. Alexandro disse:

    Olá Francisco, placa de igreja não salva ninguem, mas os salvos guardam o santo sábado do Senhor quando o mandamento lhe chega aos ouvidos. Veja no Blog o exemplo dos batistas do 7° dia e da congregação cristã do 7° dia.
    Sobre o pentecostalismo, nós adventistas não cremos que o dom de línguas presente neste meio, seja o mesmo da Bíblia. E nem que sejam verdadeiros a maioria desses milagres que são relatados. A Biblia fala que Jesus rejeitará quem quebra a lei e faz milagres:

    (Mateus 7:22) – Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
    (Mateus 7:23) – E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade [Iniquidade está como ”anomias” em grego – sem norma, sem lei, contra a lei de Deus como por exemplo o sábado].

Deixe um comentário