Saul e a Aparição Falsa do Profeta Samuel

Uma leitora de nosso blog nos escreveu:

Eu tenho tanta, mas tanta dúvida na Biblia, por exemplo,porque saul foi consultar uma adivinha e samuel apareceu pra ela, 1 samuel cap 28-ver 3 a 19, na minha opinião isto é pura necromancia, se Samuel estava morto por que ele disse a Saul :

– Por que é que você foi me incomodar? Por que me fez voltar? A minha duvida é: onde Samuel estava? de onde ele subiu? onde estavam ele e o espírito dele? Pois se quando o homem morre segundo o adventismo ele está dormindo, mas onde ele estava?

samuel e satanas

RESPOSTA:

Cara Josy, Saul estava em rebelião contra Deus quando consultou os mortos. Ele conhecia a ordem de Deus:

(Deuteronômio 18:10-12) – Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.

A Bíblia declara que SAUL MORREU pois descumpriu esta ordem:

(I Crônicas 10:13-14) – Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar. E não buscou ao SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

Preste atenção no Texto Bíblico, pois não foi Samuel quem veio conversar com Saul. Samuel está morto e Jesus ensinou que a ressurreição somente ocorre no ÚLTIMO DIA. (ver João 6:39-40) Saul entendeu, na sua percepção, que fosse o Profeta Samuel:

(I Samuel 28:13) – E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.
(I Samuel 28:14) – E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.

Cara amiga, foi LÚCIFER quem apareceu a Saul. Saul foi enganado. Ele apenas “entendeu” que era Samuel.

Quando os adventistas dizem que a pessoa “está dormindo” usam uma linguagem de parábola para explicar que ela realmente morreu, não está em lugar nenhum e apenas será ressuscitado na segunda vinda.

(João 6:40) –  Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
(João 6:44) –  Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

Fique a vontade para perguntar, se tiver outras dúvidas. Abraços em Cristo.

Esse post foi publicado em Imortalidade da Alma e Temas Relacionados, Perguntas Respondidas e marcado , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Saul e a Aparição Falsa do Profeta Samuel

  1. josy disse:

    Obrigada por responder sobre este episódio da Bíblia.

  2. marcelo disse:

    gostaria que os senhores me informassem algun site adventista, que tivesse sermões para poder impremir que falasse sobre as profecias.

  3. rafael valverde disse:

    NOSSA OTIMA EXPLICAÇÃO AMÉM JESUS

  4. Wesly Freitas Moraes disse:

    Muito Obrigado, acabaram de provar , na Palavra de Deus, mais uma verdade na qual estava procurando a resposta. Amém!

  5. Edson Rodrigo disse:

    Querido irmão mais ainda na resposta que enviou a irmã sobre necromancia tenho duvidas, porque a palvra refere em Samuel 28:15 (Samuel disse a saul:) a palavra não refere a um espirito e ela esta em negrito só para lembrar da pergunta da irmã:
    Uma leitora de nosso blog nos escreveu:
    Eu tenho tanta, mas tanta dúvida na Biblia, por exemplo,porque saul foi consultar uma adivinha e samuel apareceu pra ela, 1 samuel cap 28-ver 3 a 19, na minha opinião isto é pura necromancia, se Samuel estava morto por que ele disse a Saul :

    – Por que é que você foi me incomodar? Por que me fez voltar? A minha duvida é: onde Samuel estava? de onde ele subiu? onde estavam ele e o espírito dele? Pois se quando o homem morre segundo o adventismo ele está dormindo, mas onde ele estava?

    RESPOSTA:

    Cara Josy, Saul estava em rebelião contra Deus quando consultou os mortos. Ele conhecia a ordem de Deus:

    (Deuteronômio 18:10-12) – Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.

    A Bíblia declara que SAUL MORREU pois descumpriu esta ordem:

    (I Crônicas 10:13-14) – Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar. E não buscou ao SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

    Preste atenção no Texto Bíblico, pois não foi Samuel quem veio conversar com Saul. Samuel está morto e Jesus ensinou que a ressurreição somente ocorre no ÚLTIMO DIA. (ver João 6:39-40) Saul entendeu, na sua percepção, que fosse o Profeta Samuel:

    (I Samuel 28:13) – E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.
    (I Samuel 28:14) – E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.

    Cara amiga, foi LÚCIFER quem apareceu a Saul. Saul foi enganado. Ele apenas “entendeu” que era Samuel.

    Quando os adventistas dizem que a pessoa “está dormindo” usam uma linguagem de parábola para explicar que ela realmente morreu, não está em lugar nenhum e apenas será ressuscitado na segunda vinda.

    (João 6:40) – Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
    (João 6:44) – Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

    Fique a vontade para perguntar, se tiver outras dúvidas. Abraços em Cristo.

    Arquivado em: Imortalidade da Alma e

  6. jotabe007 disse:

    Caro marcelo, pode imprimir sermões no site
    http://www.jesusvoltara.com.br/download1.htm

    Deus o abençoes!!

  7. Me deparei com esse mesmo texto alguns dias, li sua explicação e creio no que está escrito pois sou Adventista, porém quando se depara com alguém que não crê na Palavra do Senhor ou que acredita na ressurreição dos mortos, como por exemplo um espirita, essa passagem é um tanto complicado para explicar, além de que, o que foi dito a Saul pelo suposto espirito de Samuel, se cumpriu, seus filhos morreram e Davi foi feito rei em seu lugar. Se puderem me dar uma explicação mas detalhadas e com textos bíblicos que combatam as teses espiritas, para me ajudar no entendimento da Palavra do Senhor. Desde já agradeço.

    Obs: Só pra reforçar SOU ADVENTISTA.

    A Paz do Senhor aos irmãos.

  8. Gabriel disse:

    Boa noite, realmente este é um tema difícil de se abordar, ainda mais por todos nós desconhecermos os mistérios de Deus.

    Mas uma colocação sobre aonde estão os mortos eu tiro a resposta do próprio senhor Jesus, pois creio que toda a palavra que saiu de sua boca é verdadeira, e suas parábolas não eram estórias com uma lição de moral no fim, nem poderia ele é Deus e não é homem para que minta ou as invente, em lucas 16:22-23 indica que existe 2 lugares distintos um junto ao seios de Abraão (ainda não é o céu, como gostamos de dizer) e outro no tormento (este não daria pra dizer se já é o inferno), não vou colar o texto aqui só para incentivar a leitura na bíblia. Claro que só isso gera um novo tópico se continuar falando.

  9. como surgiu a escola sabatina, e por quem ela foi criada

  10. Quero ter o preser de faser um comentario sobre esta passagem biblica.veja alguns pontos que não batem com realidade. 1)-quem apareceu ao rei saul. veja 1 samuel 28:6 o senhor nao respondeu, veja 1 crônicas 10:13-14 diz que saul morreu por causa da sua transgressão. (IE) NÃO buscou o senhor, prova se o senhor não falou nem por sonho nem por revelação não foi samuel que falou.2)-samuel ser comtra sua própria doutrina depois de morto quando não fez isso em vida.veja 1 samuel 15:23 samuel prega contra feitiçaria, veja também lucas16:27-31.1samuel 3:4. DEUTERONÕMIO 18:22. DEUS não entregou saul nas mãos dos filisteu ele se suicidou-se 1 samuel 31:4. Outra não morreram todos os filho de saul ficaram vivos ibosete 2 samuel 2:8-10. Armoni e mefibosete 2 samuel 21:8. Outra saul não merreu no dia seguinte segundo grandes estudiosos diz que demorou cerca de 18 dias.Deus nos abençoe.

  11. BEM MEU NOME É JORGE E SOU MEMBRO DA IGREJA BATISTA E GOSTARIA DE SABER QUEM ERA AQUELE PRÍNCIPE DE LUCAS 18.18
    MEU EMAIL É jorgemenezes2008@yahoo.com.br

Deixe um comentário