Filosofia Adventista avançada: O Sopro dos mortos é guardado no céu ou na mente de Deus?

Resumo para não Adventistas: os adventistas entendem através dos ensinamentos bíblicos que o homem não tem uma alma mas foi feito no jardim do Éden alma vivente. O que significa isso? Significa que o corpo material se uniu ao sopro de Deus que o Filho de Deus, no caso Jesus, assoprou nas narinas de Adão. Este sopro divino (ruach, pneuma) é traduzido como espírito no sentido estrito ou num sentido amplo Pneuma Hagios ou Espírito Santo (a terceira pessoa da divindade).

A alma vivente é consciente, ou seja o ser humano vivo na Terra. O corpo sem o sopro divino não é consciente e vai para o túmulo e o sopro (Pneuma/espírito) divino em si não é um ser humano consciente. (Não confundir com a terceira pessoa da divindade que é consciente).

Início da filosofia:

O sopro dado por Jesus (Pneuma /Ruach) é a liga divina que deixa o ser humano “especial”. O ser humano aparentemente não funciona apenas com o computador cerebral. Senão não seria necessário o sopro de Deus nas narinas de Adão. O cérebro faria tudo sozinho e tudo estaria bem.

Questões filosóficas:

1– Creio que o cérebro tem a capacidade de “fazer tudo sozinho” ou seja, manter o ser humano vivo e inteligente pois é uma máquina até hoje não totalmente desvendada pela ciência humana. Mas sem o espírito (Pneuma) talvez não teríamos consciência de Deus ou ligação com ele através de orações? Talvez seríamos mais “animais” no sentido de ignorar coisas e ensinos espirituais ou rejeitá-los muito mais facilmente? É o nosso Pneuma alertado pelo Espírito Santo, a terceira pessoa da divindade que nos mantém alertas, interessados e abertos às coisas de Deus?

Mapa: O poderoso e grande Pneuma Hagios, Espírito Santo, a terceira pessoa da divindade, cedido por Jesus através de sua “boca e respiração”. (Não devemos supor que a divindade tenha boca e respiração como os humanos e dependente de oxigênio e trabalho de pulmões para a vida) entra em contato com o nosso muito pequeno Pneuma cedido por Ele mesmo (Deus) e nos torna consciente DEle.

Na morte, “o espírito (Pneuma) volta para Deus que o deu” como diz a Bíblia. Agora está o mistério para nós mas não para os anjos:

Questão 2- O pneuma dos seres humanos falecidos volta ao Grande Espírito de Deus o Pai, através do trabalho de Jesus e do Espírito Santo, sendo guardado em sua mente? (Preservado até o dia da ressurreição na segunda vinda) Ou

Questão 3- O Pneuma dos seres humanos falecidos não volta para Deus através do trabalho apenas da divindade (Pai, Filho e Pneuma Hagios). Deus se utiliza do trabalho dos anjos. Por ocasião da morte o anjo responsável faz Download do Pneuma em um recipiente de material alienígena (feito em parte de Cristal? Ouro? Material não conhecido pela humanidade?) E leva na bolsa esse Pneuma cuidadosamente até uma “sala de arquivos” ou “sala de espíritos” onde é arquivado até a ressurreição dos mortos quando Jesus automaticamente fará Upload do material recolhido nos corpos ressurrectos e imortais. Note que o material recolhido não é a pessoa consciente e viva mas apenas material que guarda as “informações” do ser humano falecido como memória integral.

Observações: filosofia não é doutrina e serve apenas para pensar num sentido humano e falho de “como funciona” as coisas celestes. É perigosa pois pode facilmente criar uma falsa extensão da doutrina oficial como os católicos fizeram por exemplo com a tradição dos pais da igreja e os escritos filosóficos, tornando esses escritos falhos em dogma.

Deixe a filosofia ser apenas o que é: filosofia humana e falha e não crie dogmas em cima dela ou diga por exemplo que é divina. Ela não é divina.

Questão 4: O mistério dos espíritos dos animais

A bíblia diz sobre este mistério:

Eclesiastes 3:19-21

Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra? Almeida.

Quem pode afirmar que o alento, o espírito humano, sobe às alturas e que o fôlego do animal desce à terra? King james

Como podemos ver o espírito animal não sobe. A questão filosofica é: Ele não é preservado por Deus para futura ressurreição ou seja, é deletado?

Observação: se você teve um animal querido não fique triste. Mesmo deletado Deus pode restituir o mesmo animal à você após a ressurreição dos humanos! Da mesma maneira que recuperamos arquivos nos nossos computadores, Deus pode fazer o mesmo pois é Todo Poderoso. E não há nada que já existiu que Ele não se lembre ou conheça.

Provavelmente o espírito dos animais é deletado pois a maioria deles não são domésticos ou seja são tratados como uma coisa só (insetos, pássaros, mamíferos soltos em florestas, peixes “pescados” ou selvagens etc, gado morto para alimentação etc. Mas eventualmente se o salvo ou santo fizer um pedido (no Reino) para a ressurreição de animal de estimação pode ser acolhido. No entanto não conhecemos a Lei de Deus a esse respeito. Se a lei for negativa o pedido nem poderá ser feito. Será informado pelos anjos que não pode ser feito.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s